A Funimation anunciou ontem (16) a exibição de Fate/Grand Order Final Singularity – Grand Temple of Time: Solomon no serviço brasileiro. O filme saiu no Japão em 30 de julho de 2021.

A Crunchyroll também deve adicionar o filme mas ainda não confirmou as regiões.

A direção de Toshifumi Akai, de Fate/Grand Order: Babylonia (trama que Solomon continua), com roteiro de Kinoko Nasu (FGO: Moonlight/Lostroom). A produção é do estúdio CloverWorks. A série FGO: First Order está disponível na Crunchyroll e na Funimation, assim como várias outras de Fate.

O longa se passa em 2017, quando a organização Chaldean busca evitar a extinção da humanidade. Segundo cálculos, isso ocorreria em 2019. Diversos “reinos que não podem ser observados”, intitulados “singularidades”, surgem em diferentes eras históricas. Ritsuka Fujimaru trabalha para Chaldea para dar um fim a essas Singularidades.

Fate/Grand Order é originalmente um jogo mobile baseado em Fate/stay night, agora pertencente à Lasengle. O game não está oficialmente disponível no Brasil.


Fonte: Funimation


Sobre Fate

Fate/Stay night é uma franquia criada pela desenvolvedora Type-Moon em 2004 e lançada originalmente como um jogo para PCs, com história de Kinoko Nase e ilustrações de Takashi Takeuchi. Antes, em idos de 2000/2001, a dupla já tinha experimentado o sucesso com a visual novel Tsukihime – cujo animê foi exibido no Brasil no extinto Animax, com o título de Lenda Lunar Tsukihime. Esse trabalho impulsionou o sucesso do lançamento de Fate/Stay Night e possui até algumas conexões com ele.

A história das tramas de Fate se passa na cidade japonesa Fuyuki, onde de tempos em tempos acontece secretamente uma grande guerra entre magos e seus Servos (espíritos de heróis do passado) pela posse de um Santo Graal, capaz de conceder qualquer desejo a quem possuir. No game, o jogador pode escolher três rotas chamadas de Destiny, Unlimited Blade Works e Heaven’s Feel. Cada uma coloca o protagonista da história, Shirou, em situações diferentes – bem como os personagens ao seu redor.

A trama ganhou diversas adaptações em outras mídias sendo que várias delas estão disponíveis no Brasil. Via Animax, foi apresentada a primeira adaptação de animê, intitulada simplesmente de Fate/Stay night, com 24 episódios produzidos pelo estúdio DEEN.

Este animê teve uma continuação (na verdade um prequel, mostrando os eventos da guerra sagrada anterior a da primeira série) chamado Fate/Zero, com duas temporadas que somam 25 episódios, disponíveis na Funimation, Netflix e Crunchyroll, com legendas em nosso idioma.

O mangá baseado em Fate/Stay night (explorando mais ricamente a história), seriado nas páginas da Shonen Ace, foi lançado no Brasil via Panini entre 2015 e 2017 com 20 volumes. A light novel Fate/Zero foi lançado no Brasil em 6 volumes pela NewPOP.

Em 2010 foi lançado um filme que pode-se dizer que é uma sequência da primeira série, adaptando a segunda rota do jogo. Esse filme acabou sendo melhor explorado com a série Fate/Stay night: Unlimited Blade Works,  produzida entre 2014 e 2015, totalizando duas temporadas e um OVA. Tudo isso soma 26 episódios, também disponíveis na Netflix e Funimation com legendas.

Por “fim”, Fate/Stay night Heaven’s Feel adapta a terceira rota do jogo original e foi lançado no formato de uma trilogia de filmes a partir de 2017 e concluída este ano. O filme Heaven’s Feel III foi exibido nos cinemas brasileiros em 2021.

Fate/Aprocrypha se passa em uma linha do tempo alternativa de Fate/Stay night e apresenta em 25 episódios a 3ª guerra entre a facção vermelha e a facção negra pela posse do Santo Graal.  Também disponível na Netflix com legendas.

Fate/Grand Order: First Order é um filme de 2016 que adapta um jogo de RPG mobile da franquia (disponível na Netflix , Funimation e Crunchyroll). Nessa subfranquia, ainda há os longas Wandering: Agateram e Solomon.

Finalmente, Fate/EXTRA Last Encore adapta em duas partes (13 episódios no total) um RPG lançado para PSP que se passa no mesmo universo de Fate/Stay Night, porém narrando eventos até década de 1970. Está lá na Netflix com legendas.

Se pensa que acabou, saiba que existem ainda mais mangás, light novels e games nessa verdadeira máquina de fazer dinheiro da Type-Moon. A Crunchyroll ainda traz as séries Fate/kaleid line PRISMA ILLYA e Fate/Grand Order Absolute Demonic Front: Babylonia – esta última também está na Funimation.