Morreu no dia 8 deste mês o dublador japonês (seiyu) Toshiya Ueda, aos 88 anos. A informação foi divulgada há poucos dias por sua agência, a 81 Produce. A causa da morte não foi divulgada.

Ueda nasceu em Sapporo, Hokkaido, no dia 24 de fevereiro de 1933. Ao longo de sua carreira, o veterano passou por várias produções de animê como Gatchaman, Lupin III Part 2, Zeta Gundam, Princess Sarah, Sailor Moon, One Piece, e tantos outros. Seus grandes papéis foram como Tomio “Grandpa Tommy” Tamura em Prince Mackaroo e Vilk em The Promised Neverland.

No gênero tokusatsu, Ueda foi a voz original do Deus Titan em Flashman. Também esteve em outras duas séries Super Sentai, como um espelho d’água no episódio 50 de Maskman e o monstro OO Oopa no episódio 18 de Carranger.

Ueda também fazia narração para programas nas emissoras NHK e TBS, além de atuar na dublagem japonesa de filmes estrangeiros, onde se destacou como Itzhak Stern em A Lista de Schindler. Ele também foi a voz oficial do também falecido ator americano Dana Elcar, mais conhecido como Peter Thornton na série original de MacGyver.

Deixamos aqui nossos sentimentos.


Fonte: Anime News Network