A série documental Professional: Shigoto no Ryuugi (Profissão: Estilos de Trabalho, em tradução livre), da NHK, trazendo diversos profissionais de alto nível em suas respectivas áreas, terá um episódio sobre a idol virtual Hatsune Miku, analisando seu impacto no cenário musical do Japão.

Episódios anteriores focaram em nomes como Hideaki Anno, criador de Evangelion, a dupla de comediantes Sandwichman, a professora doutora Nahoko Shindo, líder da equipe de Gripe e Doenças Respiratórias do Departamento de Doenças Epidêmicas e Pandêmicas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Além de Miku, a primeira estrela virtual na série, Kenmochi Hideki e Wataru Sasaki, da Crypton Media Future, e DECO*27, produtor de músicas pelo programa Vocaloid, estarão no episódio.

Hatsune Miku deriva do programa Vocaloid, um software de síntese de voz por meio do qual é possível compor vocais e letras para melodias. Além dela, há uma infinidade de outros personagens da marca. Em 2020, Lucas Silveira, do Fresno, lançou um álbum feito com o programa.


Fonte: OtakuUSAMagazine