Jogo novo, problemas antigos. Com o anúncio da 9ª geração de Pokémon, foi iniciada também uma campanha por fãs para pedir uma localização em português do game – apesar da Pokémon Company dublar praticamente tudo da série ao menos em português brasileiro, os jogos principais da franquia seguem sem localização.

Em um fio, eles explicam como se juntar à campanha:

  • Acessar este site;
  • Na lateral direita inferior da página, mudar o idioma para English-US;
  • Colocar seu email em “Your Email Address”;
  • Colocar nome e sobrenome em “Name” and “Last Name”, respectivamente;
  • No campo “Subject”, escrever “Pokémon Scarlet and Pokémon Violet”;
  • Na pergunta “What kind of video game question do you have?“, escolher “Handheld Game Feedback” ou “Console Game Feedback” ;
  • No campo “Description”, escrever:
    • I’m very excited about the new Pokémon game, Pokémon Scarlet and Pokémon Violet, and I’m here to ask The Pokémon Company consider to localize the game to Brazilian Portuguese. This would be so important to the Pokémon fans here in Brazil. Thanks for your time.
  • Clicar em “Submit” e esperar um email confirmando a abertura do chamado.

A campanha teve, acidentalmente, adesão de Juliette, vencedora do Big Brother Brasil 21. A influencer, chamada pelos fãs de “Ju”, se revoltou ao saber que os jogos não têm tradução no nosso idioma – embora, até hoje, nem ao menos dublagem necessitem (ela menciona “movimentação de boca” em sua fala) – mas pode ser que a nova geração mude isso –, chamando a falta de localização de “safadeza”:

Pokémon Scarlet & Violet está programado para o final do ano, provavelmente chegando perto do Natal. Os inicias são (em inglês): Sprigatito (gatinho/a de planta), Fuecoco (jacaré de fogo) e Quaxly (pato/a de água).

O trailer tem textos em português:


Fonte: Daniel Reen


Os primeiros jogos de Pokémon foram Red e Green (no Japão), lançados em 1996 para Game Boy. O lançamento internacional, no entanto, foi das versões Red e Blue, em 1998, levemente modificadas (posteriormente seria lançada a versão Yellow).

A franquia faz, desde então, enorme sucesso mundial, tendo também animês, mangás, diversos tipos de produtos licenciados além, de claro, vários outros games. Cada vez que um jogo com novos Pokémons é lançado, considera-se ser uma “nova geração”. Atualmente, estamos na oitava geração da série.

Em toda estreia de jogo da série principal, uma animação para TV é produzida se passando no novo continente. Mas, com as facilidades das redes sociais, a Pokémon Company vem diversificando o conteúdo por outros meios, oferecendo uma série de opções pelo YouTube.

A série animada principal conta a história de Ash Ketchum (Satoshi, no original em japonês), um aspirante a treinador de Pokémon. Ao lado de Pikachu, seu primeiro Pokémon, Ash inicia a jornada para se tornar um mestre, desbravando regiões, conhecendo novos amigos e enfrentando os planos malignos da Equipe Rocket – uma corporação que sequestra Pokémon poderosos, mas que frequentemente é representada por um trio de vilões atrapalhados.

Na virada de 1999 para o ano 2000 foi febre ao ser exibido no Brasil pela TV Record e Cartoon Network, rendendo álbuns de figurinhas, roupas, CDs, tazos, brinquedos diversos, revistas oficiais e uma infinidade de produtos relacionados. Posteriormente, também teve temporadas exibidas na Rede Globo e RedeTV!, além de ter algumas fases disponíveis na Netflix e Prime Video.