A Toei não esqueceu de Gavan (como parecia) e promete novidades para este ano. O canal Toei Tokusatsu World Official, no YouTube, publicou na aba de comunidades uma mensagem de comemoração aos 40 anos da série, que foi ao ar pela primeira vez na noite de 5 de março de 1982, pela TV Asahi. A mensagem diz que a produtora está planejando comemorações “com os fãs de todo o mundo“.

Imagem: Print de mensagem do aniversário de Gavan, transcrição ao longo do post.

Foto: Reprodução/Toei Tokusatsu

40º ANIVERSÁRIO DE GAVAN

Hoje, 5 de março de 1982, é o 40º aniversário do POLICIAL DO ESPAÇO GAVAN (também conhecido como SPACE COP GAVAN) desde a primeira transmissão de TV no Japão.
Agradecemos profundamente por todos os fãs de GAVAN!!

Este ano, estamos planejando as comemorações do 40º aniversário de Gavan com os fãs de todo o mundo.
Por favor, aguarde as atualizações! Jouchaku!


“Gavan vencerá!”

Gavan e sua moto Cyberian | Foto: Divulgação/Toei

Filho de uma mãe terráquea e de um pai oriundo do planeta Bird, o Policial do Espaço Gavan é designado para lutar contra o sindicado do crime Makku. Na Terra, Gavan assume um disfarce como Retsu Ichijoji. Ao seu lado está Mimi, que é apaixonada pelo herói e é filha do comandante da Polícia da União Galática. Para enfrentar os mutantes da Makku, Gavan veste seu traje de combate e conta com a ajuda da nave-mãe Dolgiran, que se transforma no dragão mecânico Dolu.

Uchuu Keiji Gavan fez um sucesso quase imediato no Japão e foi a salvação financeira da Toei Company, após o desgaste do henshin boom dos anos 1970. Foi a primeira série da trilogia dos Policiais do Espaço (dando origem à franquia Metal Hero) e contou com grandes nomes como o astro Kenji Ohba (que já esteve no Brasil numa edição da CCXP), roteiros do saudoso Shozo Uehara, trilha sonora produzida por Chumei Watanabe e grande parte das canções interpretadas por Akira Kushida (que participou de vários eventos de cultura pop no Brasil).

Totalizando 44 episódios exibidos originalmente nas noites de sexta da TV Asahi, Gavan passou no Brasil ao longo do distante ano de 1991 pelas emissoras Globo e Gazeta como Space Cop (sim, o nome foi uma sugestão comercial da Toei), junto com Shaider e Bicrossers.

Atualmente, todos os episódios estão disponíveis no canal Toei Tokusatsu (os dois primeiros estão legendados em inglês e português).

Gavan teve um retorno grandioso em 2012 no cinema com o filme Gokaiger vs. Gavan, crossover com o Super Sentai do ano anterior, além do primeiro filme do herói onde estava o seu sucessor, Gavan Type-G, que também lidera o Space Squad na série de filmes de mesmo nome.

A edição de hoje da Coluna do Daileon é dedicada ao aniversário de Gavan, contando sobre a criação da série.


Fonte: Toei Tokusatsu World Official


Toei Tokusatsu

A saudosa Machiko Soga em 5 Nen 3 Kumi Mahougumi | Foto: Divulgação/Toei

No ar desde 5 de abril de 2020, o canal Toei Tokusatsu World Official, que já conta com mais de 300 mil inscritos, segue atualizando sua programação – sempre com dois episódios semanais de cada série. Eventualmente, o canal lança episódios de outros títulos que estavam na “lista parcial”, aguardando a vez de entrarem na programação regular.

Cada um deles tiveram seus dois primeiros episódios lançados no dia da inauguração do canal e com legendas em inglês (você pode alterar para a tradução automática em português nas configurações do YouTube). Ou seja, as estreias semanais seguem a partir do episódio 3 em diante.

Confira a programação (pelo horário de Brasília):

Domingos

  • 12h – 5 Nen 3 Kumi Mahougumi (1976~77)

Segundas

  • 12h – Dear Robottie (Ganbare!! Robocon, 1974~77)

Terças

  • 12h – Kamitaman (1985~86)

Quartas

  • 12h – Blue SWAT (1994~95)

Quintas

  • 12h – Akumaizer 3 (1975~76)