Indicado a quatro categorias no Oscar 2022, Drive My Car conseguiu uma vitória e ganhou o prêmio de Melhor Filme Internacional, sendo o 5º filme japonês a ganhar na categoria.

Antes dele, Rashomon (1950), Portal do Inferno (1953), O Samurai Dominante I: Musashi Miyamoto (1954) e A Partida (2008) tecnicamente levaram na premiação. “Tecnicamente” porque os 3 primeiros ganharam um prêmio especial de reconhecimento, pois a categoria ainda não existia na época.

O longa também está concorrendo em Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção e Melhor Filme, mas não levou em nenhum.

A trama conta a história de Yusuke Kafuku, um ator e diretor de teatro que sente a perda de sua esposa. Durante a produção da peça Tio Vânia em Hiroshima, ele conhece Misaki, uma jovem tímida que trabalha como sua motorista. Entre idas e vindas, algo a mais surge.

O filme é uma adaptação de um conto homônimo de Haruki Murakami, da coletânea Onna no inai otokotachi (2014, “Os Homens Sem Mulheres”). Ele está em exibição nos cinemas nacionais – antes, esteve na programação do Festival do Rio no fim de 2021. O longa chega ao streaming, via MUBI, em 1º de abril.

Hidetoshi Nishijima, o ator que vive Kafuku no longa, está escalado para ser Kotaro Minami, o Kamen Rider Black no reboot Kamen Rider Black Sun.

▶ Leia nossa resenha clicando aqui.


Fonte: Oscar via TNT