Aparentemente na quarta-feira (30), a NewPOP publicou um comunicado para se retratar a respeito de um erro ocorrido no volume #4 de Uma Vida Imortal (Fumetsu no Anata E), mangá escrito e ilustrado por Yoshitoki Oima. Imagens que circularam na internet nos últimos dias dão conta de uma sobreposição do número “4” no número “3”, causando desconforto nos leitores que adquiriram a edição.

Imagem: Foto da lombada com o 4 em cima do 3.

Reprodução: ShilluNoKi.

Na nota, a editora pediu desculpas pelo deslize e assumiu se tratar de “algo que acabou passando por todos os processos e até mesmo pelo licenciante”, além de classificar o problema como injustificável e alegar que já está tomando providências para que erros dessa natureza não tornem a ocorrer.

Apesar disso, a NewPOP anunciou que não fará o recall do material (troca dos volumes por edições corrigidas) pois, segundo a editora, as tiragens da empresa são normalmente grandes e uma nova reimpressão acabaria afetando outros títulos de seu catálogo.

A editora considerou ainda a produção de um adesivo para que os leitores pudessem colar — como uma espécie de etiqueta — sobre o lugar onde fica a numeração do volume, mas logo a possibilidade foi descartada “pois iríamos trocar a sombra do 3 por um contorno de adesivo, trocando um incômodo por outro”.

Vale destacar que o erro se deu na etapa editorial, não na gráfica (como, por exemplo, problemas de uniformidade de corte, ou de transparência de papel, comuns em nosso mercado) portanto não se restringe a apenas uma remessa “x” da tiragem total do volume, mas se extende à todos os exemplares impressos, dessa forma um recall exigiria mais esforços por parte da editora.

A NewPOP garante, por fim, que o erro será corrigido numa futura reimpressão (para a qual não há previsão) e acrescenta que pelo fato de o número 4 estar “legível e em destaque”, manter da forma como está “parece ser a única alternativa viável no momento”.


Confira a nota na íntegra:

Resposta ao erro de Uma Vida Imortal #4

No volume 4 de Uma Voz Imortal, houve um erro na lombada, onde o número 4 apareceu sobreposto ao 3. A NewPOP pede desculpas por essa falha, foi algo que acabou passando por todos os processos e até mesmo pelo licenciante. Contudo, o erro não é justificável e já tomamos providências internas para que isso não ocorra novamente.

Faremos a correção em uma possível futura reimpressão, mas como nossas tiragens são grandes, pois prevemos um longo período de vendas, não há previsão de quando ou se ocorrerá. Outras considerações também levadas à mesa foi a falta de papel, no presente momento não teríamos como reimprimir a tiragem imediatamente e não é possível cancelar as impressões das séries já em pré-venda, o que significa que o volume demoraria para voltar a estar disponível à venda de novo, prejudicando, inclusive, a publicação da obra, atualmente bimestral.

Consideramos também algumas outras possibilidades para corrigir o problema, como a produção de um adesivo, mas julgamos essa opção pouco funcional, pois iríamos trocar a sombra do 3 por um contorno de adesivo, trocando um incômodo por outro. Dessa forma, como o número 4 está legível e em destaque, ficar como está parece ser a única alternativa viável no momento.


Fonte: NewPOP