Mauricio de Sousa foi homenageado pela prefeitura da cidade de Toyota em um evento no dia 29 de março, na escola Alegria de Saber, que fica na cidade japonesa. Além de Mauricio (por meio de vídeo) e do prefeito Toshihiko Ota, também estavam presentes Ricardo Okino, diretor da MSP no Japão, e os personagens Mônica e Cebolinha (pessoas fantasiadas, obviamente).

Imagem: Cebolinha, Monica segurando certificado, prefeito de Toyota e Ricardo em foto.

Divulgação: MSP.

A MSP fechou uma parceria com a cidade de Toyota para contribuir na integração e adaptação de brasileiros e outros estrangeiros à cultura japonesa, por meio de cartilhas educativas, distribuídas gratuitamente em escolas, empresas e na sede da prefeitura.

A empresa de Mauricio atua em Toyota desde 2019, nascida da necessidade de apoiar brasileiros e outros estrangeiros, e melhorar a convivência multicultural. Agora, os personagens da Turminha integram o Toyota Friends, que terá mais materiais em prol do intercâmbio cultura entre Brasil e Japão, incluindo revistas, livros, eventos com os personagen, e mais.

A Turma da Mônica conta atualmente com um bloco no Kids Station TV, canal que exibe também o clássico desenho animado da Mônica (dublado em japonês).

 

Conexão Mônica: Brasil-Japão

Embora o Japão já conhecesse o Horácio desde os anos 1980 (o personagem saiu no jornal Morango, da Hello Kitty), o investimento pesado da marca no Japão começou em 2019 com a abertura da Mauricio de Sousa Productions – Japan. A empresa passou então a vender diversos produtos, de alimentos a utensílios, estampados com Mônica e companhia.

Também partiu do braço japonês de Mauricio a distribuição de cartilhas educativas em escolas japonesas, onde os personagens ensinam filhos de brasileiros a se integrarem ao ambiente de ensino local. E daí veio a ideia do governo japonês em repetir o projeto com mais famílias de imigrantes que não sejam necessariamente brasileiras.

Do lado de cá, a conexão se deu ainda nos anos 1980 com a proximidade de Mauricio com Osamu Tezuka (conhecido como o “Deus do Mangá”), desenvolvendo uma amizade que culminaria anos depois com um crossover de personagens dos dois autores em Turma da Mônica Jovem.

Recentemente, a popular comediante japonesa Naomi Watanabe contracenou com as crianças do Bairro do Limoeiro para a série Mônica Toy.

No Brasil, a JBC já publicou um livro especial estrelado pela turminha chamado Turma da Mônica: Lendas Japonesas e deve trazer em breve uma edição especial de A Noite da Princesa, uma versão oficial de A Princesa e o Cavaleiro (obra de Tezuka) feita por Mauricio de Sousa.


Fonte: Release de imprensa