Em 7 de abril de 1972 ia ao ar o primeiro episódio de Ultraman Ace, a quinta série Ultra. E para celebrar os 50 anos do herói-título, o canal da Tsuburaya está preparando a exibição do clássico com lançamentos semanais. O primeiro episódio estreia nesta quinta (7), a partir das 7h da manhã (horário de Brasília).

O link do já está disponível para ativar o lembrete, para quando o lançamento estiver prestes a começar. Possivelmente o vídeo terá legendas em inglês, com tradução automática para português nas configurações do YouTube.

Episódio 1 – Shine! The Five Ultra Brothers (輝け ウルトラ五兄弟 Kagayake Urutora Go Kyoudai)

Exibido no Japão em: 7 de abril de 1972
Dirigido por: Masanori Kakehi e Kazuho Mitsuta
Escrito por: Shinichi Ichikawa
Audiência: 28.8%

Ultraman Ace e seus irmãos Ultra no primeiro episódio da série de 1972 | Foto: Divulgação/Tsuburaya

Ultraman Ace foi exibido originalmente pelo canal japonês TBS entre 7 de abril de 1972 e 30 de março de 1973, totalizando 52 episódios. O herói conta com dois hospedeiros: os oficiais Seiji Hokuto e Yuko Minami, ambos oficiais da organização anti-monstros TAC (Terrible Monster Attacking Crew). Esta última foi a primeira mulher na história da franquia a se transformar em um Ultraman, mas ficou na série até o episódio 28.

A trama também marcou a inclusão de um vilão principal fixo: Yapool. Além disso, firmou o conceito da Irmandade Ultra – formada até então por Zoffy, Ultraman, Ultraseven, Ultraman Jack e Ultraman Ace. No episódio 27, o Pai de Ultra aparece pela primeira vez na franquia.

Ultraman Ace é a série Ultra mais antiga a permanecer inédita na TV brasileira. Entretanto, o dublador Orlando Viggiani (Júpiter em Cybercop, Ryu em Street Fighter II V e Marty McFly na dublagem original da trilogia De Volta para o Futuro) emprestou sua voz para Seiji Hokuto/Ace nos filmes Ultraman Mebius & Ultraman Brothers – Yapool Ataca! (2006), Superior Ultraman 8 Brothers – A Grande Batalha Decisiva (2008), Ultraman – Mega Batalha na Galáxia Ultra (2009), Ultraman Zero: A Vingança de Belial (2010) e Ultraman Saga (2012).

ATUALIZAÇÃO:

Logo após o lançamento do vídeo, a Tsuburaya confirmou em sua página oficial que os próximos episódios de Ultraman Ace serão lançados semanalmente às sextas-feiras, a partir das 7h da manhã (de Brasília). O vídeo está sem legendas e as mesmas poderão ser adicionadas em breve.

A Tsuburaya ainda frisou na ocasião que os episódios de Ultraman serão removidos no final deste mês. O episódio final estreia neste domingo, a partir das 7h da manhã (de Brasília).

Atualizado pela última vez em 7 de abril de 2022, às 13h54.

Fonte: Tsuburaya


Ultra Channel

Foto: Divulgação/Tsuburaya

Confira a programação do canal da Tsuburaya (pelo horário de Brasília):

Segundas

Quintas

Sextas

Domingos

*Episódios disponíveis por duas semanas.

Ultraman

Foto: Divulgação/Tsuburaya

Ultraman foi criado em 1966 pela equipe de Eiji Tsuburaya, um dos nomes mais importantes do cinema de efeitos especiais no Japão. A série rendeu 39 episódios e seu sucesso ajudou não só a ditar o estilo dos programas de heróis orientais, mas a também criar uma das franquias mais longevas e rentáveis do gênero.

Na história da série original, Ultraman é um ser vindo da Nebulosa M78, que acaba chegando à Terra enquanto estava à caça de um monstro. Durante sua missão, ele acaba sem querer tirando a vida de Hayata, um membro da Patrulha Científica (ou SIA), que combate ameaças alienígenas. Pra remediar a situação, Ultraman revive Hayata como seu hospedeiro, passando a defender nosso planeta enfrentando monstros que causam destruição.

Ultraman foi exibido no Brasil entre o fim dos anos 1960 e meados dos anos 1980 pela TV BandeirantesTV Tupi, TV Record e TVS/SBT, retornando com uma nova dublagem nos anos 1990 pela Rede Manchete, reprisada na CNT e Cine House. Essa versão redublada, distribuída pela Sato Company, chegou a ser lançada também em uma coleção de fitas VHS. Outras exibições posteriores e lançamentos em DVD levantaram suspeitas de ilegalidade.

Após Ultraman, seguiu-se uma franquia de séries que dura até hoje (com algumas pausas). Pela televisão, o Brasil acompanhou Ultra SevenO Regresso de Ultraman Ultraman Tiga. Via streaming, a Netflix chegou a exibir Ultraseven X, enquanto a Crunchyroll exibiu Ultraman MaxUltraman LeoUltraman 80Ultraman GaiaUltraman NexusUltraman MebiusUltraman XUltraman Orb Ultraman Geed. Além das séries, vários filmes foram lançados no mercado de home-video e serviços on-demand.