Um dos co-autores de Doreamon, conhecido como Fujiko Fujio A (seu nome real era Motoo Abiko), morreu nesta manhã (07, mas no horário do Japão), em sua casa, em Kawasaki (Tóquio), aos 88 anos.

A polícia respondeu a um chamado por volta das 8h40 (horário local – 20h40 do dia 6 no BRT), de que uma pessoa havia colapsado na casa do autor, e Fujiko já estava morto quando os policiais chegaram ao local. Uma investigação está em curso, mas um exame rápido não detectou ferimentos ou lesões suspeitos.

Fujiko Fujio A trabalhou junto com Fujiko F. Fujio (Hiroshi Fujimoto) sob o pseudônimo Fujiko Fujio, com o qual escreveram o mangá Doraemon, seriado de 1970 a 1996. Em 1987, eles se separaram – foi quando cada um adotou os pseudônimos citados anteriormente. Fujimoto faleceu em 1996.

Além de Doraemon, Abiko também criou Kaibutsu-kun, Ninja Hattori-kun, Obake no Q-taro, entre outros.

Deixamos aqui nossos sentimentos.


Fonte: ANN


Sobre Doraemon

Criado em 1970 pela dupla Fujiko Fujio na forma de mangá, Doraemon gira em torno de um gatinho robô enviado do futuro para ajudar o garoto Nobita, que sofre os problemas de sua idade na escola, de bullying a notas baixas. Doraemon é capaz de retirar inúmeros tipos de objetos de dentro de um compartimento em sua barriga, o que usará para resolver os problemas de seu companheiro humano.

Com base nos quadrinhos, a primeira série animada surgiu no Japão em 1973. Ganhou um reboot em 1979, que teve alguns episódios exibidos no Brasil nos anos 1990 pela extinta Rede Manchete – e que durou até 2005 (com 1787 episódios!).

No mesmo ano de 2005 estreou a série que está no ar até hoje na TV japonesa, passando a marca dos 680 episódios. Um pacote de capítulos produzidos em 2007 chegou por aqui em 2014 na Netflix, com distribuição da Sato Company (que já não trabalha mais com a série). Em janeiro de 2019, foi exibido pela Band como parte do Verão Animado.

Stand by Me Doraemon e Stand By Me Doraemon 2, filmes especiais do personagem em computação gráfica, chegaram ao Brasil na véspera do Natal de 2021 pela Netflix. Diversos outros filmes estão na HBO Max.