O mundo da dublagem deu adeus na manhã deste sábado (9) a mais um dos grandes nomes de sua história. Morreu, aos 83 anos, a atriz Isaura Gomes, dubladora veterana de São Paulo. Há cerca de um mês ela estava internada na UTI, porém a causa da morte não foi revelada.
Nascida em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, Isaura Gomes dedicou mais de 60 anos de sua carreira à dublagem. Entre seus trabalhos mais notáveis estão a voz original do Cascão no primeiro filme animado da Turma da Mônica (o personagem foi assumido em seguida por Paulo Cavalcante), Jane em Os Jetsons, Leela em Futurama e a Luiza Alves na série Punky, a Levada da Breca.
Recentemente, ela assumiu a Dona Clotilde para a dublagem dos episódios inéditos de Chaves, exibidos pelo Multishow. Também foi a narradora no game League of Legends.
Em animês, atuou como a vilã Zirconia em Sailor Moon SuperS, Ogen em Basilisk, Álvida na 1ª dublagem de One Piece (para o Cartoon Network e SBT), Morgana em Rei Arthur e a Bruxa da Terra Abandonada no filme do Ghibli O Castelo Animado (versão para o cinema e DVD). Ainda em produções japonesas, fez algumas participações na série tokusatsu Kamen Rider Black RX, como a Medusa dos 100 Olhos no episódio 41 e foi a Mãe Biônica de Os Seis Biônicos — animação produzida pelo estúdio japonês TMS para a americana Universal.
Isaura trabalhou ativamente até a pandemia do novo coronavírus, quando precisou se afastar da dublagem. No ano passado, o também dublador Wendel Bezerra realizou uma homenagem em seu canal no YouTube:
Deixamos aqui os nossos sentimentos.
Fonte: Estado de Minas
Grande voz. RIP
Excelente dubladora. Que descanse em paz.
VÁ EM PAZ, VELHA GUERREIRA!
Excelente dubladora.
Ela realmente foi incrível.
E eu sei que ela esta em um lugar melhor.
GRANDE GUERREIRA!
EXEMPLO MAIOR AINDA!
Isaura Gomes é uma veterana da dublagem, um exemplo de mulher e mesmo que o fogo de sua vida tenha se apagado, assim como uma estrela, ela possui um brilho eterno que NUNCA, JAMAIS vai se extinguir.
OBRIGADO por tudo Isaura Gomes. https://media3.giphy.com/media/CpoZsKS27cK40/giphy.gif
Bem legal da parte do Wendel e pessoal ter feito a homenagem quando ela estava viva. Porque muitas vezes só lembram de homenagear quando a pessoa já não está mais aqui. Muito triste, grande profissional. Voz marcante.
Tirou as palavras da minha boca, o legado dela vai sempre Brilhar! <3
Sonhava em conhecer ela :( mas agora ela encontrará grandes colegas e continuará alegrando todos! Ela é mais que uma lenda, grande Isaura <3