O mundo da dublagem deu adeus na manhã deste sábado (9) a mais um dos grandes nomes de sua história. Morreu, aos 83 anos, a atriz Isaura Gomes, dubladora veterana de São Paulo. Há cerca de um mês ela estava internada na UTI, porém a causa da morte não foi revelada.

Nascida em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, Isaura Gomes dedicou mais de 60 anos de sua carreira à dublagem. Entre seus trabalhos mais notáveis estão a voz original do Cascão no primeiro filme animado da Turma da Mônica (o personagem foi assumido em seguida por Paulo Cavalcante), Jane em Os Jetsons, Leela em Futurama e a Luiza Alves na série Punky, a Levada da Breca.

Recentemente, ela assumiu a Dona Clotilde para a dublagem dos episódios inéditos de Chaves, exibidos pelo Multishow. Também foi a narradora no game League of Legends.

Em animês, atuou como a vilã Zirconia em Sailor Moon SuperS, Ogen em Basilisk, Álvida na 1ª dublagem de One Piece (para o Cartoon Network e SBT), Morgana em Rei Arthur e a Bruxa da Terra Abandonada no filme do Ghibli O Castelo Animado (versão para o cinema e DVD). Ainda em produções japonesas, fez algumas participações na série tokusatsu Kamen Rider Black RX, como a Medusa dos 100 Olhos no episódio 41 e foi a Mãe Biônica de Os Seis Biônicos — animação produzida pelo estúdio japonês TMS para a americana Universal.

Isaura trabalhou ativamente até a pandemia do novo coronavírus, quando precisou se afastar da dublagem. No ano passado, o também dublador Wendel Bezerra realizou uma homenagem em seu canal no YouTube:

Deixamos aqui os nossos sentimentos.


Fonte: Estado de Minas