Imagem: Atores em poster promocional da peça de Nausicaa.

Nausicaä: Peça de kabuki ganha novas apresentações em julho no Japão

A peça foi exibida pela primeira vez ao decorrer de dezembro de 2019. O teatro kabuki é uma das formas clássicas do teatro japonês, sendo interpretado apenas por homens.

Foi divulgado na conta oficial no Twitter da companhia de teatro kabuki da Shochiku que a peça kabuki que adapta Nausicaä do Vale do Vento ganhará novas apresentações no Japão em julho, entre os dias 4 e 29. A apresentação chamada Kaze no Tani no Nausicaä Ue no Maki: Shiroki Majo no Senki (Nausicaä do Vale do Vento Primeiro Volume: Crônicas de Batalha da Bruxa Branca) acontecerá no teatro Kabukiza, em Tóquio.

A apresentação, assim como a de dezembro de 2019, é dirigida por G2 junto de Onoe Kikunosuke V. Onoe Kikunosuke V também atuará na peça como a Princesa Kushana, apesar de ter interpretado Nausicaä na série anterior de performances. Outros nomes do elenco são:

  • Nakamura Yonekichi V como Nausicaä;
  • Nakamura Kinnosuke como Charuka;
  • Bando Yajuro como Yupa;
  • Nakamura Matagoro II como Pastor do Clã de Mani.

O kabuki é uma das formas tradicionais do teatro japonês que é apresentada apenas por homens. As peças kabukis são conhecidas por contarem com um grande drama, além de dança e terem como marca registrada as roupas e as maquiagens extravagantes utilizadas, além dos onnagatas, atores que interpretam mulheres que se tornaram parte essencial da história das produções.


Nausicaä do Vale do Vento é originalmente um mangá de Hayao Miyazaki que foi publicado na revista Animage, da Tokuma Shoten, antes de ganhar uma adaptação para filme em 1984. O filme foi uma produção do estúdio Topcraft, que era formado por boa parte do que viria a se tornar o Studio Ghibli.

O mangá começou a ser lançado anteriormente no Brasil pela editora Conrad, que acabou cancelando o projeto. Atualmente, Nausicaä está nas mãos da JBC, que tem planos para relançar o mangá ainda neste semestre.

Imagem: capa do mangá Nausicaä pela JBC
Capa de Nausicaä | Divulgação/JBC

A trama se passa em um cenário pós-guerra, onde os humanos e o ecossistema foram dilacerados. Nausicaä é a princesa do Vale dos Ventos, um dos pequenos vales onde vivem os sobreviventes. Ela tem o poder de “sentir a floresta” e parte em uma jornada para um lugar onde uma vegetação que exala gases venenosos surgiu, um ambiente onde apenas insetos gigantes e seres conhecidos como Ohmu sobrevivem.

O filme animado de Nausicaä foi lançado nos cinemas japoneses em 1984, com direção do próprio Hayao Miyazaki. É considerado um dos “embriões” do Studio Ghibli e acabou sendo incorporado à filmografia do estúdio posteriormente, tanto que foi lançado por aqui em DVD e Blu-ray em 2014 como parte da Coleção Studio Ghibli da Versátil Home Video. A partir de 2020, também integrou o catálogo de filmes do estúdio lançados pela plataforma de streaming da Netflix.


Fonte: Anime News Network

Publicidade
close