A coluna Painel de Letras publicada hoje (26) na Folha de SP revelou o retorno de duas séries bem populares da JBC para as lojas virtuais e livrarias especializadas. Os mangás de Fairy Tail, de Hiro Mashima, e Akira, de Katsuhiro Otomo, ganharão reimpressão a partir dos próximos meses, segundo o jornalista Walter Porto — a informação foi confirmada pelo JBox.

A JBC, vale lembrar, fará na sexta-feira (27) uma live cujo tema será justamente o das reimpressões. De acordo com a editora da Vila Mariana, esta faz parte de uma série de práticas habituais do grupo Companhia das Letras, que anunciou a compra da empresa referência em mangás no Brasil em março desse ano.

Imagem: Foto de Akira no ISBN.

Novo registro para ‘Akira’ na Câmara Brasileira do Livro. | Reprodução.

Na terça-feira (24), já havia sido registrado um novo número ISBN para Akira, o que se faz necessário para o lançamento de um livro ou sua recolocação no mercado.

Ainda segundo Walter Porto, a JBC prepara uma série de novas reimpressões e lançamentos para os próximos meses, num número que deve chegar a 40 títulos até o começo do segundo semestre.


Fonte: Folha de SP.


Fairy Tail é uma história criada por Hiro Mashima (Rave Master!) em 2006 como mangá, nas páginas da revista japonesa Shonen Magazine. Narra as aventuras do órfão Natsu, um garoto que domina técnicas de fogo, acompanhado por Lucy, Happy e outros feiticeiros, que traçam seus objetivos assumindo os trabalhos mediados pela guilda Fairy Tail. A obra principal foi encerrada em 2018, reunindo 63 volumes encadernados – todos lançados no Brasil pela Editora JBC em formato físico e digital.

O mangá virou uma série animada em 2009 pelo estúdio A-1 Pictures, reunindo 175 episódios. Em 2014 veio a 2ª temporada, somando mais 102 episódios. A 3ª e última temporada estreou em 2018, com mais 51 episódios. No Brasil, a primeira fase chegou a ser sondada para um lançamento em DVD via Focus Filmes, que acabou desistindo do projeto. Em 2021, a finada Loading chegou a exibir os primeiros episódios dublados. A 2ª e 3ª temporadas estão disponíveis oficialmente com legendas em português pela Crunchyroll.

Além do título principal, a JBC também publicou por aqui os spin-offs Fairy Tail Zero, Fairy Tail: Ice TrailFairy Tail Gaiden e Fairy Tail: Blue Mistral.


Criado em 1982 por Katsuhiro Otomo, AKIRA surgiu como mangá nas páginas da revista Young Magazine, sendo finalizado em 1990. Em 1988, em meio à produção das histórias em quadrinhos, o longa-metragem animado foi lançado nos cinemas japoneses, impactando para sempre a indústria e impressionando por sua qualidade técnica.

A história apresenta uma Tóquio pós-apocalíptica, consequência de 30 anos que se sucederam de uma III Guerra Mundial. Nesse cenário cyberpunk as gangues de adolescentes são muito comuns e uma delas é composta pelos amigos Kaneda e Tetsuo. Em uma noite de farra comum, Tetsuo sofre um acidente ao se assustar com uma criança de feições envelhecidas. É o ponto onde tudo muda na vida do rapaz, que desperta poderes psíquicos e se torna cobaia de estudos do governo. Como primeira reação, Kaneda tentará resgatar a qualquer custo o seu amigo, mas a barreiras e mistérios envolvidos são bem maiores do que se imagina.

AKIRA foi lançado em cinemas do Brasil pela Sato Company no começo dos anos 1990, aliado ao lançamento do mangá em edição americana (com páginas espelhadas e colorizadas) pela Editora Globo. A Editora JBC publicou a obra em formato original, com 6 volumes (o último chegando às lojas em dezembro de 2019).

O filme animado também pode ser visto via streaming pela Netflix, Amazon Prime Video Telecine Play e alugado digitalmente pelo NOW e YouTube Filmes. Em DVD e Blu-ray, foi lançado por aqui pela Focus Filmes. Um novo animê foi anunciado.