Uma série live-action de Speed Racer está em produção pela AppleTV, com direção de J. J. Abrams (Star Wars: O Despertar da Força). Ao que parece, o projeto está em desenvolvimento há algum tempo, com roteiros por Ron Fitzgerald e Hiram Martinez.

Essa seria a segunda adaptação em live-action da obra — em 2008 saiu um filme dirigido pelas irmãs Lana Wachowski e Lilly Wachowski (Matrix), disponível na HBO Max.

Speed Racer (Mach GoGoGo) é um mangá de Tatsuo Yoshida seriado originalmente na Shonen Book, da Shueisha, de 1966 a 1968, rendendo dois volumes encadernados. Narra a trajetória de um piloto de corridas que enfrenta competições absurdas, lidando com obstáculos mortais em seu carro especial, Mach 5, desenvolvido pelo pai.

A obra inspirou uma animação de 52 episódios pelo estúdio Tatsunoko Productions, exibida no Japão de 1967 a 1968 – a série teria vindo para cá pela Rede Globo ainda em 1969, onde chegou a ser chamada de Capitão Meteoro. Nos anos 1970 estreou na TV Tupi com o nome original, onde acabou ficando mais conhecida.

Depois disso, teve passagem em diversos canais ao longo das décadas, ganhando também uma nova dublagem nos anos 1990.

Em 1997, a Tatsunoko lançou um outro animê no Japão, Shin MachGoGoGo, também conhecido como Speed Racer X, com 34 episódios. Esse veio para cá em 2003, pelo Cartoon Network, sob o nome As Novas Aventuras de Speed Racer – não confunda com uma animação americana, The New Adventures of Speed Racer (1993), de 13 episódios. Em 1997, foi lançado também o mangá Mach GoGoGo!, por Toshio Tanigami, com 2 volumes.

A editora Conrad lançou o mangá original por aqui em uma versão “especial” de volume único em 2002, com histórias “selecionadas” (ou seja, com tudo picotado). A editora NewPOP relançou a obra, desta vez na íntegra, em 2009. Um quadrinho americano inspirado na série foi lançado pela editora Wildstorm nos EUA em 1999, chegando por aqui em 2000 pela editora Abril.


Fonte: Variety