Como noticiamos em abril, o álbum compilatório The Reverb 2022 Omega Tribe foi lançado nesta quarta (15) no Japão, trazendo versões remix dos sucessos da banda Omega Tribe na voz do vocalista nipo-brasileiro Carlos Toshiki – mais precisamente na época das formações 1986 Omega Tribe e Carlos Toshiki & Omega Tribe. Sob supervisão do arranjador Hiroshi Shinkawa, a seleção especial também está disponível no Brasil pelo Spotify. Ao todo são 16 faixas remasterizadas e com novos arranjos.

O álbum está dividido em duas edições. A primeira é da gravadora VAP, que inclui 9 músicas de 1986 Omega Tribe: Counter Light, Cosmic Love*, Stay Girl Stay Pure*, Lady Free, Super Chance*, Kimi wa 1000%*, Brilhant Summer, Crystal Night* e Kimi wa 1000% 2nd Line*.

*Nota: versões remix lançadas originalmente em 24 de fevereiro de 2021, no álbum comemorativo de 35 anos da banda 1986 Omega Tribe chamado To Your Summertime Smile. Estranhamente, o single “Kimi wa 1000%” está intitulado aqui como “Kimi ha 1000%”. O mesmo aconteceu recentemente nos álbuns antigos disponíveis na plataforma.

Ouça a edição da VAP:

E a segunda edição é da gravadora Warner Music Japan, que inclui 7 músicas de Carlos Toshiki & Omega Tribe: Bad Girl, Down Town Mistery, Shitsuren Suru Tame no 500 no Manual*, Aquamarine no Mama de Ite, Kairyu No Naka No Shimajima, Be Yourself, além de uma faixa bônus: versão especial de Aquamarine no Mama de Ite, que é intitulada como Aquamarine no Mama de Ite 2022.

*Nota: Também tinha sido incluído em 2021, no álbum To Your Summertime Smile.

Ouça a edição da Warner Music Japan:

Em tempo, os três primeiros álbuns de estúdio de Carlos Toshiki & Omega Tribe foram lançados em 1988 e 1989 pela VAP, enquanto o quarto e último foi lançado pela Warner, em 1990.

E hoje também foi adicionado o álbum compilatório 1986 Omega Tribe DJ Special, lançado originalmente no Japão em 21 de junho de 1987 e narrado pelo DJ havaiano Ron Wiley, da estação de rádio local KIKI. O modelo foi inspirado em Kamasami Kong DJ Special, o álbum compilatório que reuniu canções dos dois primeiros álbuns da banda S. Kiyotaka & Omega Tribe. A única novidade do disco especial, até então, era o lançamento do single promocional “Brillant Summer”, sendo a primeira vez que incluiu backing vocals e músicos de estúdio americanos.

Ouça o álbum 1986 Omega Tribe DJ Special:

Ainda este mês, também será lançado no Japão o livro 1986 Omega Tribe/Carlos Toshiki & Omega Tribe Crystal Sound Secret, sequência do livro Kiyotaka Sugiyama & Omega Tribe 35th Year of Truth – lançado em agosto de 2018. A nova publicação terá um grande número de depoimentos e fotografias.


Relembrando sucessos do city pop

Em abril deste ano, o canal oficial da VAP no YouTube atingiu a marca de 100 mil inscritos. Com isso foi lançado um singelo projeto chamado Tokyo Turntable, apresentando alguns clássicos do city pop lançados pela gravadora nos anos 80 e 90 com ilustrações em estilo animê.

Os lançamentos acontecem quinzenalmente nos fins de semana e atualmente estão disponíveis cinco vídeos com as seguintes faixas: “Tasogare My Love” de Junko Ohashi, “Transit in Summer” de S. Kiyotaka & Omega Tribe, “Totsuzen Kimi to Deaitai” de GAO, “Simple Love” de Junko Ohashi e “Super Chance” de 1986 Omega Tribe.

Em tempo, a VAP anunciou o lançamento do novo álbum Shadow, com seleção de musicas remasterizadas da cantora Momoko Kikuchi, que fez sucesso na música japonesa dos anos 80. O compositor Tetsuji Hayashi, nome bastante influente na música pop japonesa da época, está envolvido no projeto que incluirá duas novas músicas a partir de 27 de julho.


Fonte: Spotify (1), (2) e (3)


Uma voz do Brasil na música japonesa dos anos 80

Imagem: Foto do grupo Omega Tribe com Carlos Toshiki.

O quarteto da formação Carlos Toshiki & Omega Tribe (1988~1991) | Foto: Divulgação/VAP

Nascido no dia 7 de abril de 1964 em Londrina, Paraná, Carlos Toshiki havia tentado entrar no mundo da música, mas sem sucesso. Sua sorte mudou quando o produtor musical Koichi Fujita (1947~2009), da gravadora VAP, ouviu uma fita demo do nipo-brasileiro. Na ocasião, Fujita estava à procura de um substituto para Kiyotaka Sugiyama, então vocalista da banda de city pop S. Kiyotaka & Omega Tribe, que já estava com os dias contados.

Com a chegada de Toshiki, o grupo musical mudou de nome para 1986 Omega Tribe. A estreia oficial da nova formação aconteceu em 1º de maio de 1986 com o single “Kimi wa 1000%”.

Em 1988, com a saída do guitarrista Mitsuya Kurokawa (1951~2020), Toshiki e mais o guitarrista Shinji Takashima e o tecladista Toshitsugu Nishihara (ambos vindos da formação liderada por Sugiyama) resolveram mudar o nome da banda para Carlos Toshiki & Omega Tribe. A então nova formação contou com a chegada de um quarto integrante, o backing vocal norte-americano Joey McCoy.

Carlos Toshiki & Omega Tribe chegou ao fim em 1991, após uma turnê de despedida.