Durante esta edição do evento norte-americano Anime Expo, que acontece neste fim de semana em Los Angeles, a distribuidora SHOUT! Factory anunciou dois lançamentos em vídeo de tokusatsu nos EUA, ainda na noite deste sábado (2).

O primeiro da lista é Chikyuu Sentai Fiveman, a série Super Sentai de 1990, que finalmente terá sua coleção completa em DVD – com todos os 48 episódios – a partir de 6 de setembro. O material já está em pré-venda no site da SHOUT! Factory e com desconto.

Fiveman já tinha sido anunciado pela distribuidora em março de 2019, mas ficou na geladeira nos últimos anos, aparentemente por causa do embargo da Hasbro, atual dona de Power Rangers e detentora dos direitos da franquia Super Sentai no Ocidente (incluindo até mesmo as séries que não sofreram adaptação). Mas agora será a 13ª série Super Sentai a ganhar lançamento oficial na terra do Tio Sam e a segunda da coleção que não foi adaptada diretamente para alguma temporada de Power Rangers (a primeira foi Jetman, de 1991).

Em novembro de 2018, Fiveman ganhou uma adaptação para os quadrinhos da Boom! Studios, onde foi revelada a origem de sua contraparte gringa chamada Power Rangers Supersonic (saiba mais aqui).

Assista ao trailer oficial:

E o segundo e último lançamento é o clássico Kamen Rider Kuuga (2000) em Blu-ray – com todos os 49 episódios da série reunidos em qualidade HD a partir de 20 de setembro. Para quem adquirir na pré-venda pelo site oficial da SHOUT! Factory (também com desconto) vai ganhar um pôster exclusivo de 18″ x 24″ (enquanto durarem os estoques).

Em novembro de 2021, durante uma live transmitida pelo canal Resistência Tokusatsu, o tradutor Gustavo Iracema (a.k.a. Gustavaum) havia confirmado que Kuuga estaria com qualidade em alta resolução (relembre aqui). Outras séries Kamen Rider foram anunciadas em janeiro deste ano. Em tempo, o mangá de Kamen Rider Kuuga está sendo publicado no Brasil pela Editora JBC (leia aqui a resenha sobre o primeiro volume).

Assista ao trailer oficial:


Fonte: SHOUT! Factory (1) e (2)


Power Rangers

Foto: Divulgação/Hasbro

Power Rangers é uma adaptação norte-americana da franquia Super Sentai, conhecida pelo público brasileiro através das séries Changeman (1985), Flashman (1986), Goggle Five (1982) e Maskman (1987). Criada pelo empresário Haim Saban, a série foi ao ar pela primeira vez nos EUA em 28 de agosto de 1993 com o título Mighty Morphin Power Rangers e logo se tornou uma febre mundial. A primeira temporada apresenta os adolescentes Jason, Zack, Billy, Trini e Kimberly, que foram escolhidos por Zordon para lutar contra Rita Repulsa e seus capangas. Mais tarde aparece Tommy, o Ranger Verde, como vilão e posteriormente aliado do quinteto, mantendo destaque e admiração dos fãs até os dias de hoje.

A série sofreu mudanças de elenco, surgiram novos inimigos na trama, visuais diferentes para cada temporada e com o tempo foi se consolidando como uma franquia de super-heróis na TV americana. A marca Power Rangers foi inicialmente administrada pela antiga Saban Entertainment, depois foi transferida para a Disney em 2002, foi readquirida por Haim Saban em 2010 e finalmente vendida para a Hasbro (a mesma produtora de Transformers) em 2018. Os heróis multicoloridos não ficaram restritos à TV e atualmente mantêm expansão no cinema, no RPG e principalmente nos quadrinhos da editora BOOM! Studios.

No Brasil, Power Rangers estreou em 17 de outubro de 1994 no canal pago Fox e mais tarde em 2 de janeiro de 1995 como atração do extinto programa infantil TV Colosso, na Rede Globo, onde garantiu sucesso. Várias temporadas foram exibidas na Band, na Nickelodeon, nos extintos canais Fox Kids, Jetix e Loading e atualmente na TV Cultura e no canal pago Cartoon Network.


Kamen Rider Kuuga

Foto: Divulgação/Toei/Ishimori Pro

Kamen Rider Kuuga foi a segunda obra póstuma do mangaká Shotaro Ishinomori (1938~1998) – sendo Moero! Robocon a primeira, exibida pela TV Asahi entre 31 de janeiro de 1999 e 23 de janeiro de 2000, substituindo as séries Metal Hero na faixa dominical das 8h da manhã.

Devido ao sucesso de Moero! Robocon, que atingiu 10% de audiência, a Toei se motivou a formar um novo “boom” de Kamen Rider. Curiosamente, Kuuga seria contado como o 15º Rider, considerando naquele momento que Black e Black RX eram vistos como um só.

Joe Odagiri como Yusuke Godai | Foto: Divulgação/Toei

Yusuke Godai é um jovem de 25 anos que havia viajado pelo mundo. Sempre positivo e fazendo o sinal com o polegar para cima (usado pelos romanos para aprovações), carrega o desejo de completar a meta de 2000 habilidades e principalmente de proteger o sorriso das pessoas. Um dia ele consegue um estranho cinto originado de uma antiga civilização e se transforma em Kuuga para lutar contra a tribo Grongi. Seus aliados são o policial Kaoru Ichijou, sua grande amiga Sakurako Sawatari, além da própria polícia que classificou as criaturas como “entidades desconhecidas”.

A série teve 49 episódios e foi ao ar nas manhãs de domingo da TV Asahi, de 30 de janeiro de 2000 a 21 de janeiro de 2001.

Kamen Rider Kuuga quase foi exibido no Brasil em meados na década de 2000. Devido ao retorno d’Os Cavaleiros do Zodíaco na TV brasileira em 2003, pelo canal pago Cartoon Network, a Imagine Action Dá Licença, antiga distribuidora do sr. Luiz Angelotti, apostou no título. As emissoras cogitadas, segundo informações publicadas na revista Anime Kids (de setembro de 2002), seriam a Globo e o extinto canal pago Fox Kids. Infelizmente as negociações não engrenaram e o título ficou preso na gaveta. O sr. Angelotti falou a respeito em entrevista para o canal JBox TV.

Curiosamente, Kuuga estreou nos EUA em 1º de maio de 2020 pela plataforma de streaming TokuSHOUTsu.

No Brasil e em vários outros países, o canal Toei Tokusatsu World Official no YouTube disponibiliza os dois primeiros episódios de Kamen Rider Kuuga, como parte da comemoração aos 50 anos da franquia.

Desde novembro de 2021, a Editora JBC publica o mangá de Kamen Rider Kuuga em formato big (compilando dois volumes originais em um só). Atualmente esta versão é publicada no Japão desde 2015 pela revista HERO’S (a mesma de ULTRAMAN). Leia a resenha sobre o primeiro volume aqui.