Ontem (05), a Editora Panini anunciou que vai lançar no Brasil a clássica edição em mangá do Batman, de autoria de Jiro Kuwata. Batmangá conta com 3 volumes, e deve ter o primeiro deles lançado em setembro.

O formato será o de 14,8 x 21 cm, em capa cartão com orelhas. Serão 360 páginas na primeira edição, ao preço inicial de R$ 59,90.

Entre 1966 e 1967, Jiro Kuwata — talvez mais conhecido por ter ilustrado O Oitavo Homem — fez um mangá promocional para a série Batman e Robin, quando ela ia ao ar no Japão, nas páginas da Shonen King e Shonen Gahou (ambas da editora Shonen Gahosha).

Parte dos 53 capítulos foram posteriormente compilados em 3 volumes pela editora Hirakata Eiken (ao que parece, virou parte da Shogakukan), sem compilar tudo — 5 volumes estariam planejados. O quadrinho veio aos holofotes do lado de cá a partir de 2008, quando o livro Bat-Manga!: The Secret History of Batman in Japan (2008) trouxe partes do mangá.

Entre 2014 e 2016, a DC publicou toda a série em 3 volumes nos EUA sob o nome Batmanga — essa versão saiu no Japão pela Shogakukan e é a que teremos pela Panini. Essa é a mais antiga “versão mangá” de um herói americano que encontramos registro e esteve em nossa lista de heróis americanos que viraram mangá.

Kuwata infelizmente faleceu em 2020.


Fonte: BBM