Em 19 de agosto de 2010…

imagem: recorte da notícia de 2010
… Alguns dubladores confirmavam uma redublagem de 4 episódios da primeira fase de Dragon Ball, referentes ao arco Torneio Budokai de Artes Marciais (episódios 25 a 28), pelo estúdio CBS — o mesmo de Naruto e Bleach –, com direção de Cassius Romero, e retorno do elenco da Álamo. Curiosamente, a notícia surgiu na data em que se comemoravam os 14 anos da estreia da série em nosso país.

Contudo, esses episódios nunca viram a luz do dia. Especulava-se que sairiam nos DVDs lançados pela PlayArte, mas a empresa parou de lançá-los logo antes de chegar justamente nestes episódios, e a tal dublagem virou mídia perdida.

O animê passou por uma saga de dublagens por aqui: uma feita pela Gota Mágica na década de 1990, cobrindo os primeiros 60 episódios — essa saiu no SBT. Em 2002, esse pedaço todo foi redublado pela Álamo (até o episódio 60), com a DPN pegando o resto (#61-#153) — essa foi exibida na Globo. Quando a série saiu no Cartoon Network, a Álamo redublou os episódios que haviam sido dublados pela DPN — essa é a versão que se encontra hoje no Globoplay, com uma qualidade de áudio bastante questionável, diga-se de passagem, e que levantou suspeita de fãs para o uso de “gravações alternativas” ao invés das matrizes.

Também tivemos 4 versões de abertura: uma da Gota Mágica (com Rubinho Ribeiro), uma da Álamo (com Anísio Mello Júnior), uma da DPN (cantor desconhecido) e por fim uma recente, disponível no Globoplay (com a voz de Ricardo Júnior).

Vale lembrar que a série exibida no Brasil contém cortes, mas não exatamente por conta dos distribuidores nacionais: o animê veio para cá, tanto na época do SBT (com distribuição da Alien International) quanto na Globo (distribuído pela Cloverway), com os cortes realizados pela versão mexicana, que tirava várias das cenas mais “erotizadas” ou atenuava em alguns diálogos.

Se um dia veremos esse trecho redublado? Provavelmente não, mas só o tempo dirá.

Confira outras postagens da série JBox TBT clicando aqui.


Matéria original: Dragon Ball Ganha Nova Redublagem (AT), por Fábio Soares

Agradecimentos a Wood Pedroso e José Victor pela lembrança em nosso Instagram.