A listagem do primeiro volume de Gunsmith Dave, o primeiro spin-off de Golgo 13, revelou que a franquia Golgo 13 já possui 300 milhões de cópias em circulação — o volume sai no Japão em 30 de setembro.

Golgo 13 é seriado desde 1968 na Big Comic, da Shogakukan, com 203 volumes publicados Em 2020, ele foi paralisado pela primeira vez desde o início da publicação, devido à pandemia, retornando algumas semanas depois. A trama é composta de histórias fechadas de um assassino de aluguel, calmo e calculista, cuja origem ninguém sabe.

A obra foi criada por Takao Saito, que faleceu em setembro de 2021, aos 84 anos. A publicação segue em colaboração com o estúdio do mangaká, Saito Production, seguindo desejos expressos por Takao em vida. Ele é considerado o quadrinho com o maior número de volumes do mundo, embora Dokaben tenha tecnicamente mais volumes (só que Dokaben é dividido em partes, então a numeração não é contínua ao longo dos volumes).

No Brasil, a Editora JBC chegou a selecionar algumas dessas histórias em 2010, lançando três volumes sob o selo Graphic Novel — mas nunca saiu disso. Um filme animado, lançado no Japão em 1983, chegou por aqui em VHS pela Flashstar nos anos 1990, com o título de Golgo 13: O Profissional.

A obra rendeu também dois filmes live-action nos anos 1970, uma animação especial para vídeo em 1998 e uma série animada em 2008 — esses são todos inéditos no Brasil.


Fonte: ANN