A Nintendo divulgou a data de encerramento dos serviços online do – incluindo as eShop – dos Nintendo 3DS (e 2DS) e WiiU: eles terminam em 27 de março por aqui (e 28 no Japão).

Lembrando que partir de 30 de agosto de 2022, já não será mais possível adicionar créditos às lojas dos consoles, mas será possível comprar com crédito existente e baixar os softwares comprados. A compras via cartão de crédito foram encerrradas em maio.

Mesmo após a loja online se encerrar, ainda será possível baixar novamente softwares já adquiridos. Esse serviço será desativado posteriormente, em data ainda não informada.

O Nintendo 3DS foi lançado em 2011, substituindo o Nintendo DS, o console mais vendido da empresa. Já o WiiU saiu em 2012, substituindo o Wii, que então era o hardware de mesa mais vendido da Nintendo. Os consoles acabaram marcando a saída da Nintendo no Brasil – o retorno veio apenas em 2020, com o Nintendo Switch.

O sistema da eShop foi um dos principais problemas com a saída da empresa no país, até hoje o 3DS não aceita diversos cartões de crédito internacionais de bancos brasileiros, devido à forma como são processados os pagamentos aqui (a Nintendo nunca se importou em atualizar depois de uma mudança no sistema nacional de processar compras).

Hoje, é possível unificar os créditos do Switch com a conta da Nintendo, podendo então utilizar dinheiro colocado no console atual para comprar por outros consoles.

O fim das lojas repete o processo feito com o Wii: em 2017, foi anunciado o fim da Wii Shop, os pontos não podiam mais ser comprados a partir de 27 de março de 2018 e em janeiro de 2019, a Nintendo encerrou a Wii Shop. Contudo, era possível transferir dados do console para o WiiU.


Fonte: ANN