A Tsuburaya continua com suas homenagens à trilogia TDG (Tiga, Dyna e Gaia), que deve se estender até o final do próximo ano. Ultraman Decker é a serie da vez e está homenageando os 25 anos de Ultraman Dyna, que foi uma continuação direta de Ultraman Tiga e que quase teve a chance de passar no Brasil.

A nova série está no ar há duas semanas e trouxe uma novidade para os fãs do mundo todo. Agora cada episódio, que tem a disponibilidade de duas semanas na plataforma, conta não só com legendas em inglês, mas também em outros idiomas, incluindo português brasileiro.

Por outro lado, Decker tem a difícil missão de manter a preferência dos fãs de tokusatsu neste ano, uma vez que Donbrothers está tendo a proeza de se destacar pelo seu enredo mais elaborado (méritos ao roteirista Toshiki Inoue). Isso sem contar com o vindouro Kamen Rider Black Sun, que tem tudo para ser o trunfo da Toei e se tornar a grande série tokusatsu de 2022.

imagem: foto promocional de ultraman decker, com mais detalhes na legenda.

O diretor principal Masayoshi Takesue (à esq.) e o elenco de Ultraman Decker | Divulgação/Tsuburaya

O primeiro episódio de Ultraman Decker se passa nove anos depois do final de Ultraman Trigger: New Generation Tiga — sete anos depois do filme Ultraman Trigger: Episode Z. Boa parte da TPU está em uma missão espacial quando a raça alienígena Sphere ataca várias partes da Terra, incluindo (obviamente) o Japão.

Diante desta nova ameaça aparece o jovem Kanata Asumi, que se apresenta com o seguinte bordão: “Eu olho para o amanhã! Para o além!”. Nota-se que ele é um personagem bastante confiante, até mais do que Kengo Manaka/Ultraman Trigger (ou de qualquer outro guerreiro Ultra). E ouso dizer que o jovem é mais bramido que Shin Asuka, o hospedeiro de Ultraman Dyna (pois é, ele grita bastante e, para o conceito do novo personagem, isso é bem convincente e tenta não ser chato como alguns personagens mais recentes de tokusatsu).

Ele ganha o carisma do público não apenas por essas qualidades, mas também por sua coragem/bravura diante do primeiro ataque da Sphere. Um mérito para se tornar o hospedeiro de Ultraman Decker, graças à sua determinação e vontade de defender a Terra.

Por isso que o primeiro episódio de Decker tem um clichê básico que lembra a estreia de Ultraman Max, quando o jovem Kaito Kouma se arriscou e foi escolhido para ser o hospedeiro do herói-título da série de 2005, se tornando em seguida em um oficial da equipe de anti-monstros da trama.

imagem: kaiji de ultraman decker, mais detalhes na legenda.

No segundo episódio, Decker enfrenta Deathdrago, kaiju que apareceu pela primeira vez no episódio 5 de Ultraman Trigger: New Generation Tiga | Divulgação/Tsuburaya

Já no segundo episódio, Ultraman Decker dá um salto de um ano, mostrando a Terra ainda coberta por uma barreira formada pela Sphere, que deixou a comunicação bastante limitada, dentro e fora do planeta. Em resposta ao ataque dos invasores, Kanata resolve entrar para o treinamento para novos integrantes da GUTS-Select.

A trama começa a se desenvolver mesmo a partir de então, mostrando a união entre Kanata, o frio Soma Ryumon e a graciosa Ichika Kirino. Os dois últimos também têm motivações diferentes para entrar para a GUTS-Select e são essas diferenças que ajudam a formar um elo entre o trio, que certamente será provado no futuro próximo.

Em compensação temos Taiji Murahoshi, o novo capitão da GUTS-Select, que é aparentemente mais calmo que seu antecessor. Seu braço direito é a vice-capitã Sawa Kaizaki, que é antiga colega de Murahoshi e será uma espécie de “irmã mais velha” para o novo trio de jovens oficiais.

Murahoshi é interpretado por Masaya Kikawada, um rosto conhecido da série tokusatsu de Sailor Moon (2003), dos filmes reboot Kamen Rider: The First (2005) e Kamen Rider: The Next (2007) — onde viveu como Takeshi Hongo, o alter ego do primeiro Kamen Rider –, além de uma participação nos episódios 6 e 7 de Ultraman X (2015) e principalmente como Master Red em Ryusoulger (2019).

imagem: foto promocional de sae miyazawa.

De idol para vice-capitã da GUTS Select! A atriz e cantora Sae Miyazawa esta de volta à franquia Ultraman, desta vez como a experiente Sawa Kaizaki | Divulgação/Tsuburaya

Já Kaizaki é interpretada pela atriz Sae Miyazawa, que também é uma cantora que foi integrante do AKB48. Assim como outras idols do grupo musical, ela esteve em Ultraman Saga, filme de 2012 que foi lançado no Brasil pela extinta Focus Filmes e que atualmente é licenciado pela Elite Filmes.

O elenco também conta com outro nome importante para franquia, que é o ator Yu Konagi, que foi o Ran, protagonista do filme Ultraman Zero: A Vingança de Belial (2010) e hospedeiro do filho de Ultraseven. Ele ainda vai aparecer em Decker como o cientista Yuichiro Asakage.

A série também se destaca pelo time experiente de diretores e roteiristas das séries Ultra, a volta do cantor Hironobu Kageyama no tema de encerramento (como nos velhos tempos de Dyna) e até mesmo a aparição dos monstros de capsula – WindomMiclas e Agira – do clássico Ultra Seven, que são invocados por cards.

Curiosamente, os personagens serviram de inspiração para o conceito de Pokémon. O trio de monstros surge claramente como referência aos 55 anos do gigante vermelho – indicando também a possibilidade de uma reprise da série de 1967 pelo canal oficial da Tsuburaya no YouTube.

Pelo menos até o momento, Ultraman Decker pode não ter transmitido o mesmo impacto que Ultraman Trigger, mas tem tudo para ser uma boa série com referências e situações parecidas com Ultraman Dyna.

E agora — ao contrário da série anterior, que não contou com a volta de Hiroshi Nagano, o astro principal de Ultraman Tiga –, é mais fácil de termos a volta de Takeshi Tsuruno reprisando o papel de Asuka/Dyna. Tudo pode acontecer para termos mais uma homenagem apoteótica. Vamos ficar de olho.


Novos episódios de Ultraman Decker todas as sextas, a partir das 21h30 (de Brasília), pelo canal oficial da Tsuburaya no YouTube.


O texto presente nesta coluna é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a opinião do site JBox.