A distribuidora americana Discoteck Media anunciou neste sábado (30), durante painel no evento Otakon, o lançamento da série Gavan (ou Space Cop, no Brasil) em Blu-ray nos EUA. O material terá áudio original em japonês e legendas em inglês e cada episódio estará com qualidade em alta definição (HD).

Como extra, a box terá um encontro entre Kenji Ohba, astro que interpretou o herói-título e o diretor de ação Osamu Kaneda. O lançamento está marcado para outubro deste ano. Assista ao teaser:

Em março deste ano, a Toei prometeu novidades para celebrar os 40 anos de Gavan (saiba mais aqui).

Gavan não é a primeira produção de tokusatsu lançada pela Discotek Media. Em 2019, a distribuidora lançou as séries Message from Space: Galactic Wars (1978; derivado do filme Mensagem do Espaço) e Jaspion (1985; distribuído pela mesma empresa para a Crunchyroll nos EUA e Canadá). No início deste ano foi a vez de Cutie Honey: The Live ganhar lançamento pelo selo da Discoteck Media.

A mesma distribuidora também lançou animês clássicos como Combattler V (1976) e Voltes V (1977).


Fonte: Tokusatsu Network


“Gavan vencerá!”

Gavan e sua moto Cyberian | Foto: Divulgação/Toei

Filho de uma mãe terráquea e de um pai oriundo do planeta Bird, o Policial do Espaço Gavan é designado para lutar contra o sindicado do crime Makku. Na Terra, Gavan assume um disfarce como Retsu Ichijoji. Ao seu lado está Mimi, que é apaixonada pelo herói e é filha do comandante da Polícia da União Galática. Para enfrentar os mutantes da Makku, Gavan veste seu traje de combate e conta com a ajuda da nave-mãe Dolgiran, que se transforma no dragão mecânico Dolu.

Uchuu Keiji Gavan fez um sucesso quase imediato no Japão e foi a salvação financeira da Toei Company, após o desgaste do henshin boom dos anos 1970. Foi a primeira série da trilogia dos Policiais do Espaço (dando origem à franquia Metal Hero) e contou com grandes nomes como o astro Kenji Ohba (que já esteve no Brasil numa edição da CCXP), roteiros do saudoso Shozo Uehara, trilha sonora produzida por Chumei Watanabe e grande parte das canções interpretadas por Akira Kushida (que participou de vários eventos de cultura pop no Brasil).

Totalizando 44 episódios exibidos originalmente nas noites de sexta da TV Asahi, Gavan passou no Brasil ao longo do distante ano de 1991 pelas emissoras Globo e Gazeta como Space Cop (sim, o nome foi uma sugestão comercial da Toei), junto com Shaider e Bicrossers.

Todos os episódios ficaram disponíveis no canal Toei Tokusatsu — porém só os dois primeiros estão liberados para o Brasil atualmente, legendados em inglês e português.

Gavan teve um retorno grandioso em 2012 no cinema com o filme Gokaiger vs. Gavan, crossover com o Super Sentai do ano anterior, além do primeiro filme do herói onde estava o seu sucessor, Gavan Type-G, que também lidera o Space Squad na série de filmes de mesmo nome.