Em 15 de janeiro de 2010…

imagem: recorte da notícia de 2010
… a editora JBC lançava o primeiro volume de uma edição especial de Golgo 13, sob o selo JBC Graphic Novel. Foram prometidos — e publicados — 3 volumes, e, depois disso, nada mais da série veio para o Brasil.

O primeiro volume chegou com certo atraso: foi inicialmente prometido para novembro de 2009, mas só saiu em janeiro, com capa cartonada e orelha, numa edição de R$19,90 — um preço mais alto e um formato mais caprichado que o padrão do mercado na época.

Dentre as 6 aventuras publicadas (duas por volume), há uma envolvendo o atentado contra o Papa João Paulo II e outra relacionada à morte da princesa Diana (ambos são eventos reais, mas reimaginados por Takao Saito).

Marina Shoji, atual superintendente e sócia da editora JBC, já contou em entrevista que seu pai, Masakazu Shoji, o fundador da editora, sempre foi um grande fã da série e esse foi um dos motivos para querer publicar a obra no Brasil.

Confira as histórias publicadas pela editora:

  • Volume 1: “Um minuto depois da meia-noite” | “Zdrowas Maryjo”;
  • Volume 2: “Tiro Orbital” | “Rosa Inglesa”;
  • Volume 3: “Acidental” | “Headhunter”.
imagem: capas nacionais de Golgo 13

Capas das edições nacionais. | Divulgação/JBC

Golgo 13 é um dos mais longevos mangás em publicação: sua estreia ocorreu em 1968 na Big Comic, da editora Shogakukan, e de lá para cá foram 203 volumes publicados (com uma única paralisação, em 2020 devido à ainda em curso pandemia de COVID-19).

É considerado o quadrinho com o maior número de volumes do mundo, embora Dokaben, de Shinji Mizushima, tenha tecnicamente mais volumes (só que Dokaben é dividido em partes, então a numeração não é contínua ao longo dos volumes) e segue em publicação mesmo após a morte do autor, Takao Saito, em 2021.

Como a trama é composta de histórias fechadas, o formato escolhido pela editora não presume qualquer continuidade da série — se por um lado isso indica pouca inclinação da JBC em trazer mais Golgo 13, por outro também demonstra que a obra deve estar disponível para outras editoras trazerem eventuais compilações.

Curiosamente, esse não foi o primeiro lançamento oficial de algo da obra em nosso país.  Um filme animado, lançado no Japão em 1983, chegou por aqui em VHS pela Flashstar nos anos 1990, com o título de Golgo 13: O Profissional.

E você, lembra desse lançamento? Gostaria de mais Golgo 13 por aqui? Até à próxima viagem no tempo!

Confira outras postagens do Arquivo JBox clicando aqui.

Confira outras postagens da série JBox TBT clicando aqui.


Matéria original: JBC lança Golgo 13 na próxima semana (AT), por Fábio Soares

Fonte adicional: Editora JBC