A Fundação Japão em São Paulo divulgou que Rosa de Versalhes (Versailles no Bara) ganhará uma exposição no Museu da Imigração Japonesa em São Paulo capital de painéis e objetos, mostrando também sua influência na moda, no comportamento e na cultura contemporânea , de 15 a 23 de outubro, no 8º andar do prédio localizado na Rua São Joaquim, 381.

Além disso, nos dias 16 de outubro (domingo) e 19 de outubro (quarta), às 15h, a japanóloga Cristiane A. Sato fará uma palestra, intitulada “Berubara Boom”, no mesmo local. Já no dia 23 de outubro haverá um desfile de moda gothic & lolita no 9º andar do prédio.

O evento comemora os 50 anos da série.

imagem: panfleto do evento de rosa com as informaçoes acima.

Reprodução.

Publicado originalmente entre 1972 e 1973 nas páginas da revista feminina Margaret, Rosa de Versalhes (Versailles no Bara) rendeu originalmente 10 volumes encadernados, sendo o trabalho mais famoso da autora Riyoko Ikeda — a editora JBC publicou a série por aqui em formato BIG (2 em 1).

Em 1974 ainda saiu uma compilação de histórias curtas em mais dois volumes, chamado Versailles no Bara Gaiden. Em 2013, 40 anos após o final original, novas histórias foram contadas em Versailles no Bara: Episode-hen, trazendo mais 4 volumes.

Inspirada em personagens reais que rondam a biografia da arquiduquesa da Áustria Maria Antonieta, Rosa de Versailhes é ambientada na França do século XVIII, acompanhando a história de Oscar, uma moça criada com treinamento militar como se fosse um garoto. Conflitos amorosos e a iminência da Revolução Francesa constroem o enredo que vendeu milhões de cópias pelo mundo.

Em 1979, o mangá virou um anime de 40 episódios, com um traço muito familiar para os brasileiros. O falecido Shingo Araki e Michi Himeno, os mesmos responsáveis pelo visual da TV d’Os Cavaleiros do Zodíaco, foram os responsáveis por embelezar Oscar e companhia na animação que se tornou um verdadeiro clássico. Com o título internacional de Lady Oscar, o anime foi sucesso na Europa nos anos 1980, sendo exibido em países como Itália e França.

No Brasil, o animê teve alguns episódios lançados em videocassete nos anos 1990 pela Europa Filmes.

Um filme comemorativo foi recentemente anunciado.


Fonte: FJSP, Abrademi


O JBox possui parcerias comerciais com Amazon, podendo ganhar um valor em cima das compras realizadas a partir dos links do site. Contudo, o JBox não tem responsabilidade sobre possíveis erros presentes em recursos integrados ao site mas produzidos por terceiros.