Há alguns dias, o Cartoon Brew soltou uma notícia exclusiva sobre a redução de empregados no setor da Netflix voltado à produção de filmes animados — o serviço está dispensando trabalhadores como parte de uma “reestruturação da divisão”. As demissões ocorreram no dia 1º de novembro.

Segundo a reportagem, pelo menos um terço dos empregados foi demitido, o que seriam mais de 50 pessoas — incluindo cargos mais altos, como executivos, gerentes de produção e outros postos de negócios. Nenhum artista teria sido dispensado.

A Netflix está diminuindo o número de produções para focar no lançamento anual de dois filmes originais que sejam grandes apostas do serviço — entre 2022 e 2023, foram lançados 4 a 5 filmes originais. Embora as produções “da casa” estejam diminuindo, há alguns filmes em andamento com a Skydance Animation.

Um insider consultado pela CB se mantém ainda otimista: “apesar das demissões, ainda é um estúdio buscando dois filmes originais por ano, que outro estúdio faz isso atualmente?”.

A Netflix tem lançado alguns filmes animados que chamaram a atenção do público: Pinóquio por Guillermo del Toro venceu o Oscar na categoria Animação neste ano, na qual é raridade a Disney não levar o prêmio. Nimona e A Fuga das Galinhas: A Ameaça dos Nuggets foram títulos quentes do serviço.

Para 2024, já há 7 filmes animados encaminhados, incluindo Ultraman: A Ascensão, uma parceria da Tsuburaya com a Netflix Animation. Apesar da produção de animês aparentemente não ser afetada pela reestruturação, pode ser que alguns originais inspirados em séries japonesas, como o citado Ultraman, sejam afetados.


Fonte: Cartoon Brew