Pouco mais de um ano após encerrar o serviço de mangás da Crunchyroll, a Sony anunciou ontem (06) durante a CES 2025 que um novo serviço está a caminho, e deve chegar ainda este ano.
O serviço de mangá será um complemento premium, e reutilizará o nome Crunchyroll Manga (o aplicativo de celular anterior também se chamava assim). Inicialmente, será apenas um app para Android e iOS, mas posteriormente terá suporte para navegadores (o trajeto oposto do serviço anterior). Não está claro se haverá preço extra; a versão antiga era também exclusiva para assinaturas pagas (só havia uma modalidade de assinatura).
Há planos de lançar o app em outros idiomas além de inglês, mas é preciso ter cautela, pois a Crunchyroll também chegou a prometer anteriormente que o Crunchyroll Manga teria suporte a outros idiomas e isso nunca ocorreu.
“Parceria” Sony-Kadokawa
No final de 2024, foi confirmado que a Sony adquiriria 10% das ações da Kadokawa, um dos maiores conglomerados japoneses no ramo de entretenimento, atuando nos setores de mangás, livros, animês e jogos. No comunicado oficial, o COO da Sony, Hiroki Totoki, disse que a “aliança de negócios” tinha como objetivo trabalhar na estratégia global de “media mix” da Kadokawa, o que incluiria também livros.
Agora, parece que a Crunchyroll faz parte dessa estratégia não apenas como distribuidora de animês, mas de mangás e possivelmente de novels. Vale pontuar que, nos EUA, a Kadokawa é uma das donas da editora Yen Press, mas a Crunchyroll permitiria um alcance mais global, similar ao da Manga Plus para a Shueisha.
Desativar o Crunchyroll Manga foi um erro?
A recente reportagem da Bloomberg detalhando tensões internas e externas da Crunchyroll cita, entre outras coisas, que parte dos funcionários ou prestadores de serviço sente que a nova gerência não entende bem o público. A Bloomberg parece se referir ao antigo serviço no trecho “Espectadores podiam maratonar mangás entre temporadas em vez de pausar a assinatura mensal ou comprar colecionáveis de seus personagens favoritos”.
Apesar do streaming divulgar pouco o serviço de mangás, havia alguns títulos grandes, como Attack on Titan, além de muitas opções de séries de nicho. Claro, pela ausência de tradução para outros idiomas, a Crunchyroll Mangas também nunca conseguiu se destacar muito, ao menos fora dos EUA. Contudo, a reportagem parece indicar que este modelo de negócios era mais acertado do que as escolhas feitas após a compra pela Sony.
Portanto, é um pouco difícil saber se o retorno do serviço é em função de conversas com a Kadokawa, um reposicionamento que a Crunchyroll já vinha planejando ou as duas coisas juntas.
Fonte: Crunchyroll
Siga e acompanhe as notícias do JBox também pelo Google News e em nosso grupo no Telegram.
A Sony tem a faca é o queijo na mão para oferecer a maior plataforma de animes com tudo centralizado nela, eles podem muito bem expandir a vendas de colecionáveis para além dos EUA nos seus maiores mercados via parceria ou expansão para os fans comprarem colecionáveis de seus animes favoritos, disponibilizar os mangas de grande parte do seu catálogo, além das novels também nesse novo app de mangas deles ( de fato cumprir a promessa, e disponibilizar em outros idiomas além do inglês ).
Quero mais que a crunchyroll vá a falência
Não, obrigado, muito caro!
agora todo mundo odeia a crunchyroll, derrama um pouco de licor, aí.
Calma, pequeno gafanhoto.
Bom… Na última postagem sobre os problemas da Crunchyroll comentei que agregar a parte de mangás no lugar de games era bem melhor, agora com a Sony mais próxima da kadokawa facilita mais coisas na parte mangás e light novels, fora que a kadokawa recentemente tbm investiu em uma empresa para traduzir mangás com I.A assim como a Crunchyroll investiu para traduzir animes, agora é esperar para que eles sigam em frente com a estratégia de mangás pq a Crunchyroll tem tudo para fazer o próprio webtoon deles
Eu quando vi a CES 2025. A Sony levou seus produtos de mercado e mostrando Crunchyroll ela parece que vai investir sério mesmo na plataforma. ela colocou a CR na mesma linha de outras marcas que a Sony atua no mercado.
O ruim é que parece que ela vai seguir dublando o novo e os bons clássicos vão ser ignorados.
Rapais Isso É uma Chance Baixa sua 1°ser pertecente ao Sony entāo VC tem Argumentos ??😏
Clássicos são para um pequeno grupo nicho do nicho
Típico de quem gosta de assistir em 720p com legenda horrível
Odeiam porque?
Torço para que a CR seja controlada por quem gosta de animê, isto sim. Apesar dos pesares, CR ainda é a minha plataforma preferida para animês.
Interessante.
Já dá pra perceber que você é leigo quando fala que a legenda da crunchyroll é melhor tem que ser burro pra acreditar nisso, e "assistir em 720p?" Kkkkkkk tá achando que estamos em 2003?
A ignorância é sua por não saber que a legenda é copiada dos streaming oficiais pelos sites piratas. Quando o anime é exclusivo de streaming que não tem nacional as legendas são bisonhas, vindas do Google tradutor sem revisão, e a qualidade visual cai para 720p, se não, 480p.
Só as fansubs tem legendas e qualidade de imagem equiparável com o das obras que vão pro streaming, mas elas publicam com algum atraso em relação aos sites piratas, e pelo atraso, as fansubs são menos populares, consequentemente mais difíceis de achar.