Tenchi Muyo! Ryo-Ohki (Fase 1)

Onde assistir atualmente: Funimation
Anteriormente: foi exibido pela Band como parte da “temporada” Tenchi no Espaço e Rede 21 | Na dublagem, foi chamado de Tenchi Muyo! OVA


01 – Ryoko ressuscitada. 

Título original: 魎呼復活

Estreia no Japão: 25 de setembro de 1992
Resumo:
De férias na pacata casa de seu avô, o jovem Tenchi alimenta uma curiosidade desde a infância: saber o que existe por trás do portão trancado de uma caverna ali perto. Procurando pelas chaves do portão, ele acaba enfrentando seu avô, que conta sobre o antepassado da família, o samurai Yosho, que trancara ali um demônio vindo do espaço, sendo vigiado por anos pelo selo de uma espada. Tenchi consegue as chaves e acaba retirando a velha espada de dentro de um pequeno templo. Cortando o selo de uma pedra, uma passagem se abre e ele acaba tendo contato com um forte brilho que revela o demônio. Assustado, ele corre pra fugir e tenta trancar tudo novamente e vai embora com o que sobrou da espada. De volta às aulas, o rapaz tem um conflito com o colega Amagasaki e sobe para o terraço da escola, onde acaba adormecendo. Acordando já no início da noite, ele é surpreendido por uma figura feminina que se apresenta como Ryoko, que quer se vingar após 700 anos presa na caverna. Ryoko ataca Tenchi, que entra na escola para tentar se proteger e observa um pequeno vazamento de gás. Confundindo Ryoko, ele consegue sair dali junto com a sua maleta e faz com que a demônio provoque uma explosão. O alarme acionado faz com que Tenchi se lembre da joia que está no pulso de Ryoko, e em um novo confronto a espada que estava em sua maleta passa a protegê-lo como se tivesse vida própria. Após atingir a mão da demônio, a joia explode, mas logo Ryoko regenera a parte do seu corpo cortada. Enquanto sua escola pega fogo, Tenchi volta para casa e acaba sendo surpreendido com sua adversária descansando em sua própria cama.
Elenco de dubladores: Luiz Sérgio Vieira (Tenchi), Pietro Mário (Katsuhito Masaki), Jorge Lucas (Amagasaki), Sheila Dorfman (Ryoko), Flávia Fontenelle (Sasami narrando o preview)


02 – Aí vem Aeka. 

Título original: 阿重霞が出た!

Estreia no Japão: 25 de outubro de 1992
Resumo:
Procurando pelo paradeiro de Yosho, a Princesa Aeka do planeta Jurai chega à Terra acompanhada pelos seus guardas Azaka e Kamidake. A dupla, no entanto, detecta apenas a presença de Ryoko, que está para ter os seus crimes espaciais prescritos, mas que pode ser uma pista para encontrar o samurai. Ryoko pede a Tenchi pelas joias da espada para que possa controlar Ryo-Ohki contra a ameaça que se aproxima. Aeka chega atacando com sua nave, enquanto Ryoko consegue transferir uma das três joias de volta ao seu pulso, fugindo junto de Tenchi a bordo de Ryo-Ohki em um conflito aéreo que acaba com os dois capturados pela nave de Jurai. Aeka interroga Ryoko sem sucesso, mas descobre que a espada possui o mesmo nome do garoto que está com ela. Tenchi tenta se libertar das raízes que o prendem e acaba conhecendo Sasami, a irmã mais nova de Aeka, que o liberta em troca de um favor. O rapaz se dirige então ao quarto onde a princesa está dormindo para lhe tirar o enfeite de cabelo, mas foca mesmo em reaver a sua espada, o que acaba acordando a moça. Aeka ordena uma perseguição a Tenchi, que na confusão acaba libertando Ryoko através da espada que, segundo a princesa, só poderia ser ativada por aquele que possui sangue real. Ryoko consegue retornar à Ryo-Ohki e acaba levando todos junto da nave de Jurai até a Terra. Com sua nave destruída, Aeka e Sasami são obrigadas a se hospedar junto a Ryoko na casa do pai de Tenchi, agora mais próxima ao templo Masaki.
Elenco de dubladores: Ricardo Vooght (Azaka), Malta Júnior (Kamidake), Fernanda Baronne (Aeka), Sheila Dorfman (Ryoko), Luiz Sérgio Vieira (Tenchi), Mário Cardoso (Nobuyuki Masaki), Flávia Fontenelle (Sasami), Alexandre Moreno (Yosho) | Vozes não identificadas: bolinha robô, jornalista


03 – Olá, Ryo-Ohki! 

Título original: こんにちは! 魎皇鬼ちゃん

Estreia no Japão: 25 de novembro de 1992
Resumo:
Aeka sonha com lembranças da infância, quando estava prometida a se casar com o irmão mais velho Yosho e ele precisou partir após o ataque de Ryoko. Ao ver a figura de Yosho se transformando em Tenchi, a princesa acorda assustada. Ryoko encontra um ovo no lago e faz uma brincadeira o apresentando a todos como se fosse o seu filho com Tenchi, o que acaba irritando Aeka. De dentro do ovo renasce Ryo-Ohki, vindo da reprodução da nave após a sua explosão. Aeka caminha triste pela floresta nos arredores, aceitando a interação do pequeno Ryo-Ohki após insistência do bichinho. Ela acaba observando o treinamento de Tenchi com seu avô e se machuca ao ser descoberta. Katsuhito vai embora sozinho sem dar nenhuma resposta sobre o seu possível conhecimento com o passado da princesa, ordenando que Tenchi a carregue nas costas. A dupla acaba enfrentando uma chuva e se abriga em uma cabana, onde o rapaz improvisa uma fogueira para aquecê-la, e logo os dois se aproximam ao conversar sobre as suas possíveis ligações de sangue. Quando o tempo abre novamente, Tenchi leva Aeka até a árvore sagrada, que é reconhecida pela princesa como sendo a nave de Yosho que acabou criando raízes na Terra. Dela, Aeka consegue extrair a memória que mostra o conflito com Ryoko, fazendo com que ela acredite que o irmão está vivo. A espada é devolvida a Tenchi, o que acaba ofendendo Ryoko que acaba saindo de cena.
Elenco de dubladores: Fernanda Baronne (Aeka), Alexandre Moreno (Yosho), Sheila Dorfman (Ryoko), Flávia Fontenelle (Sasami), Luiz Sérgio Vieira (Tenchi), Christiane Monteiro (Ryo-Ohki), Pietro Mário (Katsuhito)


04 – Mihoshi cai na terra das estrelas. 

Título original: 星降る里に美星降る

Estreia no Japão: 10 de dezembro de 1992
Resumo:
Kagato, o criminoso mais procurado da galáxia, é identificado pela Polícia Galáctica rumo ao sistema solar. Após ordens de investigação do delegado, a missão de encontrá-lo acaba sendo encaminhada para a estabanada Mihoshi, principal responsável pelo setor , que decide por conta própria que irá capturá-lo. Enquanto isso, Tenchi, as garotas e seu pai chegam a uma pousada de fontes termais para um tradicional descanso da família. Enquanto está no banho de termas com seu filho, Nobuyuki resolve espiar as meninas e acaba sendo surpreendido por Ryoko nua e totalmente sem pudores. A pirata do espaço acaba arrastando Tenchi para o seu lado e causa um embaraço com Aeka que, irritada, inicia uma briga. Durante a batalha, Ryoko acaba criando um monstro para atacar a adversário, mas o mesmo se volta contra ela e a todos, causando destruição por onde passa. Tenchi tenta enfrentá-lo com sua espada, que em um primeiro momento não funciona, mas brevemente é acionada quando ele se lembra dos treinamentos. A força de atração gerada pelo monstro atrai a nave de Mihoshi, fazendo com que a moça caia no planeta e se junte ao grupo de Tenchi. Depois de se fazer de difícil, Ryoko entrega à Mihoshi a sua pulseira da Polícia Galáctica, onde o rastreador identifica a presença de Ryo-Ohki. À noite, Sasami tem um sonho estranho e ao acordar vê uma nave chegando à Terra.
Elenco de dubladores: Érika Menezes (Mihoshi), Sergio Stern (comandante), Nilton Martins (delegado Minami Kuramitsu), Jorge Destez (Capitão Nobeyama), Flávia Fontenelle (Sasami), Fernanda Baronne (Aeka), Mário Cardoso (Nobuyuki Masaki), Mônica Rossi (hoteleira Okami), Luiz Sérgio Vieira (Tenchi), Sheila Dorfman (Ryoko), Mauro Ramos (robô Yukinojo e Kagato) | Vozes não identificadas: Polícia 1 Rocha Branca, Polícia 2


05 – Kagato ataca. 

Título original: 神我人襲来!

Estreia no Japão: 25 de fevereiro de 1993
Resumo:
Tenchi está colhendo cenouras quando Ryo-Ohki se mostra bastante irritada com a neve que cai. Na fonte termal, Ryoko descansa e convida Aeka para dividir uma bebida, ao passo que conta sobre como acompanhou o crescimento de Tenchi desde criança, quando o menino passava pela caverna onde ela estava aprisionada. Mihoshi se junta às garotas e em seguida Sasami aparece sentindo um cheiro estranho. Kagato surge de repente no local e ataca Ryoko diretamente, solicitando uma conversa particular com Aeka e Sasami. O inimigo nota que Tenchi está com a espada que deveria ser de propriedade do rei e o passa a ter como alvo, mas Ryoko se joga para salvá-lo, tendo seu corpo dominado em seguida. Questionando se Tenchi é o dono apropriado daquela espada, Kagato quase recupera o objeto, mas é interceptado por Katsuhito, que assume a luta. Depois de usar Ryoko como escudo e entender que Tenchi é o príncipe sucessor, Kagato recua esperando enfrentá-lo novamente. Em conversa com Aeka, o avô de Tenchi revela então ser Yosho, o irmão e prometido da princesa Jurai. Há muitos anos ele decidiu permanecer na Terra, considerando o planeta que era também o de sua mãe como o seu verdadeiro lar, não voltando para Jurai por conta de muitos que não concordavam com sua união na família real. Katsuhito diz a Tenchi que ele deve encontrar o seu poder que ainda não foi despertado e o rapaz decide ir atrás de Kagato para salvar Ryoko. Ryo-Ohki se transforma em nave e absorve o que sobrou do veículo de Jurai para levar o grupo ao espaço, onde se inicia o conflito contra Kagato. No entanto, nenhum dos tripulantes entende como Ryo-Ohki funciona, forçando Tenchi a tomar a iniciativa de assumir os controles da parte ainda funcional da nave de Jurai. Durante o confronto de energias disparadas, uma explosão faz com que a parte de Jurai fique destroçada, causando fortes emoções em Ryoko, que consegue se libertar e se transportar para fora, onde na busca por Tenchi acaba apenas encontrando um pano ensanguentado.
Elenco de dubladores: Luiz Sérgio Vieira (Tenchi), Christiane Monteiro (Ryo-Ohki), Sheila Dorfman (Ryoko), Fernanda Baronne (Aeka), mãe do Tenshi, Pietro Mário (Katsuhito), Érika Menezes (Mihoshi), Flávia Fontenelle (Sasami), Mauro Ramos (Kagato)


06 – Precisamos do Tenchi! 

Título original: 天地必要

Estreia no Japão: 25 de março de 1993
Resumo:
Ryoko surge dentro de Ryo-Ohki disposta a desafiar Kagato, revelando à Aeka o pano com o sangue de Tenchi. Enquanto isso, Sasami vai até a árvore de Jurai onde seu corpo se funde em meio a uma oração. As garotas chegam ao território da nave Souja de Kagato e enfrentam obstáculos, mas Mihoshi fica para trás e acaba caindo em uma outra dimensão do mesmo lugar. Ao chegar à sala de Kagato, Aeka toma a iniciativa de ataque, mas o campo de força do adversário anula qualquer poder e logo em seguida Ryoko é transformada em pedra. O inimigo ergue o corpo de Aeka e pede pelo segredo da nave Tsunami. Mihoshi enfrenta cobras gigantescas de forma descontrolada e acaba libertando sem querer o corpo de Washu, a maior gênio científico do universo que ali estava presa. Washu consegue recuperar Ryoko e revela ser a sua mãe, tendo a gerado a partir de seu óvulo, e também explica que aquele é o mundo invertido onde só conseguirão escapar após a derrota de Kagato. Desacordada, Aeka vê a imagem de Yosho, que pergunta sobre Tsunami, mas logo percebe que aquela é uma ilusão criada pelo inimigo. A própria Tsunami cria uma imagem para conversar com Tenchi, explicando que ela é a nave e que Sasami é sua dona. Ela afirma que o rapaz terá que ir sozinho para a batalha e indica que sente a chave de Ryo-Ohki dentro de Souja. Com o corpo ainda no outro lado, Ryoko volta à luta, mas não é capaz de liberar toda a sua força, fazendo com que Washu traga Aeka para o mundo invertido com a intenção de dar mais liberdade à pirata espacial. No entanto, logo em seguida Kagato passa a absorver o poder de Ryoko, e ameaça a Terra com um disparo que é repelido pelas asas do Falcão da Luz, revelando então a forma da mais poderosa nave de Jurai, Tsunami. Tenchi interfere para salvar Ryoko e enfrentar o inimigo, mas ainda não é capaz de comandar a espada com sucesso. Lembrando das palavras de Tsunami sobre confiar em si próprio e não depender da espada, Tenchi enfim cria a coragem necessária para manifestar seu poder junto às asas do Falcão da Luz para desenvolver uma metamorfose e derrotar Kagato.
Elenco de dubladores: Sheila Dorfman (Ryoko), Fernanda Baronne (Aeka), Érika Menezes (Mihoshi), Flávia Fontenelle (Sasami), Mauro Ramos (Kagato), Flávia Saddy (Washu), Alexandre Moreno (Yosho), Christiane Louise (Tsunami), Luiz Sérgio Vieira (Tenchi), Ricardo Vooght (Azaka), Malta Júnior (Kamidake), Christiane Monteiro (Ryo-Ohki)


07.1 – A noite antes das festas. (Parte 1)

Título original: お祭り前日の夜!

Estreia no Japão: 25 de setembro de 1993
Resumo:
De manhã cedo, Ryoko importuna Tenchi, que pede por privacidade. Sozinho, ele tenta tirar o anel de sua mão e acaba se transformando em guerreiro, deixando em seguida uma semente cair. Aeka se levanta e encotnra com o rapaz, que lhe entrega a semente que seria para germinar Ryu-Oh. A princesa vai então até Washu, pedindo que crie uma unidade para que possa plantar a semente. Entediada vagando pela casa, Ryoko vê Mihoshi e depois Sasami lendo, se interessando pelo que descobre ser um livro sobre como conquistar o seu amor. Procurando Washu e Aeka para o café, Tenchi acaba entrando numa enrascada, virando cobaia para os exames da cientista. Ele é salvo sem querer por Mihoshi, que acaba parando ali perdida. Imitando o que viu no livro, Ryoko começa a se comportar como uma jovem tímida que está conhecendo Tenchi pela primeira vez. Aeka acaba fazendo a mesma coisa e as duas passam a entrar numa disputa pela atenção e coração de Tenchi. Só que Washu, que também arranjou um livro, soma-se à “batalha” se considerando perfeita para o rapaz. Adiante, Ryoko conversa com Katsuhito pedindo a aprovação para constituir uma família com seu neto e se frustra ao ver o velho logo em seguida oferecê-lo à Mihoshi. Aeka entrega uma carta a Ryo-Ohki para que ela a leve até Tenchi, forjando ser uma pretendente que o espera após o horário da escola. Mais tarde, quando vai à despensa procurar legumes para Sasami, Tenchi se depara junto de Washu com dezenas de criaturas semelhantes à Ryo-Ohki, que acabam liberados, cada um com uma cenoura. Anoitece e Aeka acaba esperando sozinha pelo Tenchi que nunca veio.
Elenco de dubladores: Ricardo Vooght (Azaka), Malta Júnior (Kamidake), Luiz Sérgio Vieira (Tenchi), Sheila Dorfman (Ryoko), Fernanda Baronne (Aeka), Flávia Saddy (Washu), Christiane Monteiro (Ryo-Ohki), Érika Menezes (Mihoshi), Flávia Fontenelle (Sasami), Pietro Mário (Katsuhito)
Trívia:

  • Este episódio é parte de um especial de mais de 40 minutos que foi lançado de forma independente no Japão. Na versão brasileira, o especial foi dividido em duas partes e é por isso que ele está dividido neste guia.
  • Apesar de ser lançado originalmente como um especial, ele é considerado como parte da 1ª fase dos OVAs de Tenchi Muyo!

07.2 – A noite antes das festas. (Parte 2)

Título original: お祭り前日の夜!

Estreia no Japão: 25 de setembro de 1993
Resumo:
Aeka está chateada por Tenchi não ter aparecido no encontro e aceita unir forças com Ryoko para afastar Washu e Mihoshi do caminho das duas pelo coração do rapaz. Ryoko pede a Katsuhito para usar o telefone e liga na outra casa para passar um trote em Mihoshi, fingindo ser o seu superior da Polícia Galáctica que a está recrutando de volta ao serviço. Aeka se encarrega de pedir a Washu que arrume a nave da policial e a cientista logo consegue localizá-la e atrai-la para a Terra – porém acompanhada pelo monstro que Ryoko havia criado. O ser é facilmente eliminado por Washu e pouco depois Mihoshi se despede emocionada de Sasami e Tenchi, que afirma que ela poderá voltar sempre que quiser. À noite do mesmo dia, Ryoko trai Aeka e a amarra para que não tenha chance de ir até Tenchi. No espaço, Mihoshi é acionada pelo seu capitão, que está feliz em ver que ela ainda está viva, desejando a entrega de um relatório verbal e o retorno da oficial agora para o escritório central. Entretanto, a policial decide que quer voltar a patrulhar o sistema solar, tendo as palavras de Tenchi como um aval para permanecer ali. Ryoko tenta invadir o quarto de Tenchi, mas ao abrir a porta e tentar atravessar acaba indo parar no lago, graças ao campo de força de Aeka. A princesa aparece para discutir com a pirata espacial e as duas acabam partindo para a luta corporal. Nesse momento, Sasami acorda de um pesadelo e vai até o quarto de Tenchi, onde também se encontra Washu, para dormir com eles. Sem prever o atrito da aterrissagem, Mihoshi retorna à Terra causando uma explosão. No dia seguinte, todos acordam na dimensão criada por Washu e Aeka vê enfim a semente de Ryu-Oh germinar.
Elenco de dubladores: Fernanda Baronne (Aeka), Sheila Dorfman (Ryoko), Pietro Mário (Katsuhito), Érika Menezes (Mihoshi), Flávia Saddy (Washu), Flávia Fontenelle (Sasami), Luiz Sérgio Vieira (Tenchi), Nestor Chiesse (robô Yukinojo), Marcelo Sandryni (capitão Nobeyama), Ricardo Vooght (Azaka), Malta Júnior (Kamidake), Christiane Monteiro (Ryo-Ohki)
Trívia:

  • Este episódio é parte de um especial de mais de 40 minutos que foi lançado de forma independente no Japão. Na versão brasileira, o especial foi dividido em duas partes e é por isso que ele está dividido neste guia.
  • Apesar de ser lançado originalmente como um especial, ele é considerado como parte da 1ª fase dos OVAs de Tenchi Muyo!

Acesse aqui o guia da 2ª fase.

Todos os resumos dos episódios deste guia foram produzidos pela equipe do site JBox. A reprodução é permitida, desde que a autoria seja creditada.