Kamen Rider Black RX

[div coluna1]Kamen Rider Black RX
Produção: Toei Company, 1988
Episódios: 47 p /tv
Criação: Shotaro Yshinomori
Exibição no Japão: Tv Asahi (23/10/1988-24/09/1989)
Exibição no Brasil: Manchete
Distribuição: Tikara Films
Disponível em: VHS

Última Atualização: 10/08/2010

Por Larc Yasha

Produzir a continuação de um grande sucesso é uma das formas mais práticas de manter (e quem sabe aumentar?) o lucro obtido com a produção original. Os Kamen Riders surgiram em 1971 e, desde então, a Toei Company produz seriados com a marca da série. No ano de 1987, lançaram um dos melhores já feitos até hoje: Kamen Rider Black (Black Kamen Rider no Brasil). A saga de Issamu (Kohtaro no original japonês) Minami contra a seita dos Górgons e seu arqui-inimigo (outrora irmão de criação) Shadow Moon, rendeu 51 episódios e dois “movies” (episódios – desnecessários – pra cinema). O sucesso entretanto, não era observado muito no público alvo de qualquer produção tokusatsu – o infantil. Foi então que a Toei Company, com a devida autorização de Shotaro Ishinomori, produziu a vergonha da vida de Black Kamen Rider: Kamen Rider Black RX.

Fritando gafanhotos
Nada contra os fãs do RX, mas quem curtiu Black prefere ignorar essa etapa “happy” da vida de Issamu Minami como super herói mutante. Visando chamar atenção da criançada (que não curte séries com ar sombrio ou melancólico tipo Metalder e o próprio Black) a Toei resolveu desconstruir toda a atmosfera “pesada” das aventuras de Issamu e adicionou elementos capazes de fazer a molecada se identificar (e ir mais com a cara dos produtos).

A produção não deixou a desejar, o visual de RX é um dos melhores já criados para um Kamen Rider até hoje. Pena que a “obrigação” de fazer coisas pensando nos brinquedos que seriam vendidos falou mais alto. Assim, aberrações como aquele carro feioso (Rydron) que dava medo de tão tosco, a nova motoca do herói que tem nome (e pintura) de artefato circense (Acrobata) foram construídas.

A galeria de coisas esquisitas não parou por aí. Na turma do mal, só o design da nave com forma de inseto e o general Jark se salvaram. O mais bizarro de todos era sem dúvida o que atendia pelo nome de Bosgan. O cara tinha nada mais nada menos que a cara na testa @_@. A galeria de monstros é bem variada, mas a maioria causava risadas ao invés de medo nas vítimas. Não dá pra esquecer do ilustre “Robert” Dasmader, que usava o capacete do marciano Marvin (dos Looney Tunnes) com um tigre de plástico no lugar do escovão. Só pra finalizar: que fantasia mais brega aquela dos vergonhosos soldados do império Kaima, hein? Nem os “robôs” com calça boca de sino do Machineman conseguiram ser tão ridículos.

RX trouxe uma inovação na indústria dos tokusatsus que virou obrigação de todo Ultra e Kamen Rider contemporâneo: mudar de forma. Sim… O poder de adquirir outro visual pra bater nos vilões foi empregado pela 1ª vez aqui, e a intenção não podia ser outra senão vender mais bonequinhos do herói (com suas respectivas motos que também mudavam).

No elenco, Tetsuo Kurata reprisa o papel do protagonista. É um tanto raro ver o mesmo ator fazendo uma sequência direta de determinada série como em RX. Da mesma forma que é raro um ator de tokusatsu arrumar trabalho que preste depois de uma série, o salário deve ter aumentado bem e o garotão topou a parada. Aliás, saibam vocês que o próprio Kurata disse em entrevistas na época achar o “humor presente na série um pouco em excesso, preferindo o clima mais sombrio do Black”. Sem comentários, né? Fazendo par romântico (o cara arrumou até namorada!!!) com o rapaz, está a atriz Jun Takanomaki interpretando a xereta repórter Reiko Shiratori. Pra quem não lembra, a moça foi a parceira do Spielvan, Lady Diana, que usava ropitchas beeeeeem safadas que fazem os trajes da Sabrina Sato parecerem roupas de convento!

O Filho do Sol
Após destruir o Grande Rei Gorgom e explodir a base secreta do mal, Issamu ficou sozinho no mundo. Kyoko e Satie (quase namorada e amiga, respectivamente) resolveram ficar nos EUA e provavelmente Issamu vendeu a Lord Sector pra pagar contas atrasadas (não tem outra explicação pro desaparecimento da moto). Resultado da ópera: Issamu vira um vagabundo de rua (que triste destino prum herói, né?).

No fundo do poço, Issamu conhece o patriarca da família Sahara que o resgata e lhe devolve a alegria de viver (alegria até demais). Agora, Issamu vive com essa família e trabalha como piloto de helicóptero da companhia do tiozin. Tudo parecia estar entrando nos eixos, quando surge o Império Crisis.

Oriundos do planeta Kaima, a intenção dos vilões é transformar a Terra em seu novo reino, graças aos nossos recursos naturais fartos. E como você sabe, todo império do mal que se preze vai aonde primeiro? Se não for Alameda dos Anjos & cercanias, só pode ser Tóquio! Logo de cara, os vilões enviam bate-bolas com foice (vai dizer que não parecem) para sequestrar Issamu. No interior da nave (grande por fora e só com uma saletinha por dentro… Nem tem TV de Plasma gigante :P), o General Jark até que propõe à Issamu uma “parceria”, mas é claro que o cara recusa. Resultado: Executado e lançado no espaço sideral.

Um milagre acontece então: a radiação emitida pelo sol banha o King Stone de Issamu e ele ressuscita. Nasce então o Kamen Rider Black RX – com direito à painelzin solar e tudo na barriga! E de brinde uma espadinha laser @_@. A pobre e destruída Battle Hopper recebe a mesma radiação e ressuscita como Acrobatter. Agora, Issamu tem poderes para enfrentar os novos vilões e um “charme” extra pra vender brinquedos…

O Filho das Bugigangas
O que torna RX mais chatinho é a relação de Issamu com a famíla Sahara. Além do patriarca, tem a típica mãe dona de casa (e meia maluca) e os filhos Shigeru (com o típico uniforme de pentelho dos anos 80 – shortinho curto e meião) e Hitomi (que por pouco não saiu com Down). Fora isso, o cara ainda descola um carango muuuuuuuuuito feioso e ainda profana a caverna do monstro baleia (aquela na qual ele ressucitou em Black) levando o trambolho pra lá (é carro ou submarino ?) para dar vida. Não seria tão mais fácil passar num postinho de gasolina?

No decorrer da série, Issamu sofre duas metamorfoses. A primeira o transforma no enlatado Robô Rider que tem um visual bem bacana e usa uma pistolinha bem cafona (arminha é igual a brinquedo novo, sacaram?) e a segunda faz dele uma geleca azul chamada Bio Rider (com uma espadeca nova). Nessa brincadeira, a Acrobatter também “morfa” virando a Roboizer (pro Robô Rider) e a Iron Snake (pro Bio).

A fim de vender o encalhe dos bonecos do Shadow Moon, resolveram até ressuscitar o cara! Não durou muito e ele logo resolveu voltar pro além…
Se voltar com o Shadow Moon parece uma ideia apelativa pra vender bonequinhos, que tal trazer os 10 Kamen Riders anteriores ao Black de volta? A “homenagem” prestada acaba vinculando RX à família de heróis e fazendo nossas mentes sofrer com uma pergunta: POR QUE ELES NÃO VOLTARAM QUANDO ISSAMU MORREU EM BLACK KAMEN RIDER? Quem tiver a resposta pra isso ganha um prêmio…

Apagando a luz
De uma forma fantástica, a Manchete resolveu não exibir o último episódio de RX embora o mesmo tenha sido dublado. Como nunca mais devem exibir a série mesmo, eu vou contar o (besta) finalzin. Quem não curtir spoilers, pode pular :P.

O tempo dos Crisinianos na Terra está acabando e a vinda do supremo imperador os faz se apressar em concluir as obras do tal “Império”. Em desespero, eles também resolvem desafiar RX pro pau. Aí vão morrendo um a um, até que só restam 3: General Jark, Maribaron (a mesma atriz que fez a macumbeira Kilza no Jaspion!) e Dasmader e seu capacete de pinico.

O nascimento do monstro Granzairas faz com que os 10 Kamen Riders anteriores à RX (e que estavam em treinamento na pedreira da Toei @_@) regressem para dar uma força ao herói (que já contava com a ajuda da namoradeca e dois ex-fugitivos de Crisis: um mala chamado Joe e uma garota sem sal chamada Kyoko Matoba que fazia brotar canos estourados jorrando água x_x).

RX derrota o poderoso inimigo, mas é dado como morto. Maribaron põe os cafonas Riders pra lutar um pouco, ressuscitando monstros derrotados por RX, mas as criaturas são facilmente derrotadas (provavelmente desistiram de lutar ao ver o lenço no pescoço da gafanhotada e não entender pra que servia tal artefato ^^). RX ressuscita (Alguém achou mesmo que ele iria morrer no antepenúltimo episódio ?) e corta a cara da vilã – que usa um curativo que ia fazer aquele tal Ronaldo Ésper comer uma caixa de agulhas….

O Imperador Crisis chega à Terra e transforma o General Jark em Jark Midler. O monstruoso general mata o casal Sahara (viva \o/), mas deixa os filhos pentelhos vivos (ahhh…). Issamu parte para a vingança e mata sem muito esforço o vilãozão. É chegada a hora da batalha final (e de xingar a Manchete por não exibir).

A mando do Imperador Crisis, Maribaron leva Issamu até o local secreto onde o cabeça de batata espetado estava (O cara parece uma daquelas coisas bizarras de despacho de esquina @_@) e Issamu acaba caindo no pau com Maribaron. Pra espanto de Issamu, o Imperador Crisis aniquila sua serva bem na hora em que ela ia tacar a pena da Patrine (ela tinha uma!). Issamu fica fulo da vida, mas isso não passava de uma trama de Dasmader. Os riders surgem no esconderijo do Imperador e tudo explode, fazendo com que o vilão bocó acredite que alcançou seu objetivo de mandar a nuvem de gafanhotos pro céu (Essa foi horrorooosa XD).

É então que Kamen Rider Black RX aparece dentro da nave Crisis pra espanto de Dasmader (e azar do inútil robozin papagaio que ficava pendurado por um fio… Ah não! Ele ficava flutuando, ok?! Hehehe). Issamu luta contra o cara e acaba descobrindo que a nave estava regressando para Kaima. Lógico que RX não quer fazer nenhuma viagenzinha espacial e parte pra cima do capacetudo. E para surpresa geral da nação, Dasmader revela ser o próprio Imperador Crisis!

RX luta com todas as suas forças contra o cabeção feioso (e que misteriosamente tinha pés calçados com meias pretas… Coitado do dublê!) e é óbvio que o derrota. Daí ele já aparece do nada na pedreira da Toei e diversas explosões recicladas de outros tokus (aparece até uma do mundo da alucinação do Sharivan!) passam a sensação de que não só o Imperador explodiu, mas também tudo referente a Kaima. RX se despede então dos Kamen Riders que regressam para seus sarcófagos. Assim, o narrador dá adeus ao grande herói – que poderia ser maior ainda sem essa continuação…

O Encontro Absurdo
Tal como animes, os tokusatsus também ganham especiais para cinema. Só que a Toei parecia ser bem preguiçosa nos anos 80 e tais especiais tinham a duração de um episódio da tevê ou menos ainda! Os filmes não possuem ligação direta com os fatos das séries, e serviam principalmente para serem apresentados em eventos como uma espécie de “vejam o que estamos lançando esse ano”. Bem corridos e pondo os heróis pra usar todo arsenal (assim chamava atenção das empresas de brinquedo :P), os filmecos lamentavelmente nunca chegaram oficialmente ao Brasil, mas em tempos onde já se tem camelô vendendo filme que nem estreou no cinema, conseguir tais caça-níqueis nem é tão difícil.

Kamen Rider Black RX rendeu um especial cujo título é Kamen Rider Black RX: Stay in the Wolrd (Sekai ni Kakeru em japa) de 15 minutinhos e que os japas assistiram com aqueles óculos 3D toscos que faziam sucesso nos anos 80 e voltaram com tudo recentemente com a febre Avatar. O filme já começa sem pé nem cabeça com os monstros bate-bola do Império Crisis destruindo um galpão abandonado. Issamu chega de moto e já começa investigando a área (do nada! 6° sentido?). Rola aquele mano a mano e Issamu se transforma em RX. Se embrenhando numa florestinha local, RX começa a ouvir o tema de encerramento da série do Black (hehehe) enquanto alguém fica jogando penas de galinha e ligando a máquina de fazer gelo seco O.O. Surgem então os 3 sacerdotes de Górgon (versão lençol branco assustadora :P) e do nada RX volta a ser Black. Os sacerdotes começam a atacar Black Kamen Rider e ele é salvo por… RX @_@!

Depois de um saltinho básico que os faz parar na Pedreira da Toei (já notaram que todo salto que um herói japonês dá faz ele parar na Pedreira?!), monstros derrotados do Império Kaima aparecem e então Black e RX são salvos por Robô Rider (êita!).

Aparentemente tudo faz parte de uma trama do Império Crisis, tanto que os vilões do mundo Kaima aparecem pra tentar acabar com RX e Black que são salvos por Bio Rider. As 4 formas mutantes de Issamu Minami se unem e derrotam os monstros. Depois RX volta a ser um só e termina a película pegando a Acrobata e andando na estrada… Fica no ar a pergunta: será que a trama de Crisis foi dar chá de Cogumelo pro Issamu?

RX no Brasil
Para surpresa de todo mundo, a Tikara Films resolveu lançar em 1995 as continuações de Black Kamen Rider e Winspector (Solbrain). As séries foram exibidas na Tv Manchete e tiveram uma boa repercussão, embora Os Cavaleiros do Zodíaco estivessem mais em evidência.

A Álamo escalou Élcio Sodré (o Shiryu dos Cavaleiros) para dublar mais uma vez Issamu Minami, mas cometeu um terrível erro ao escalar Franscisco Brêtas (o Hyoga de Cisne) para fazer o Dasmader, ignorando o fato do mesmo ter feito o Shadow Moon em Black. Resultado: Shadow Moon falando com uma voz diferente, estragando o melhor momento da série! Esqueceram de traduzir o encerramento, mas o trabalho na tradução e interpretação da abertura ficou muuuito bacana. Nem lembra a bizarrice do Black (mooooto que voa e flutua da lua nua ao arranha céééééu…).

Tirando essas mancadas, a série teve boa direção na dublagem. O mesmo não se pode dizer da exibição na Manchete. A série começou sendo exibida na Sessão Super Heróis intercalando com Solbrain (passava só terças e quintas). Depois, foi ao ar de segunda a sexta e usada como tapa buraco aos sábados e domingos. A ordem de exibição de alguns episódios foi trocada, uma vez que o 1° episódio no qual Shadow Moon dá as caras (no finalzinho do episódio 21) passa depois do cara ter morrido (episódio 27)!

Muitos brinquedos bacanas foram lançados pela Glasslite – que lançou brinquedos de (quase) todos os tokus exibidos no Brasil! Até do Tiga!!! – e quase 10 volumes de VHS foram lançados pela Inter Movies (cada um com dois ou três episódios… Não chega até o episódio 30 somando todos). Aí então você decide caçar essas fitas nas locadoras, né? Com certeza você não encontrará NENHUMA, pois todas foram recolhidas por causa da…

Saban e o Masked Rider
Em 1995 foi lançada a mais profana criação de Haim Saban nos EUA: o Masked Rider. Utilizando como base de criação o Kamen Rider Black RX (e o longa metragem de Kamen Rider ZO pro episódio piloto), a série é um lixo absoluto e foi produzida com autorização da Toei Company, como uma forma de tentar lançar no ocidente os Kamen Riders (tanto que o nome Masked Rider é o título internacional de trabalho das séries). Só pra tentar popularizar a desgraça, o herói participou de um episódio triplo da 3ª temporada dos Power Rangers…

Um mistério que surge é: como os gringos assistiam o alterado enquanto nós assistíamos ao original? Acontece que Toshihiko Egashira (dono da Tikara) assinou um contrato com a Toei para trabalhar com a série durante um período, sendo que ela passaria para total poder da Saban e o personagem seria relançado na tv paga como Masked Rider. Vamos falar sobre o Masked Rider posteriormente, mas só de lembrar do ornitorrinco de estimação do “Issamu” americano, já dá vontade de cortar os pulsos!

Kamen Rider Black RX, ao lado de Solbrain, foram as últimas produções tokusatsu a serem lançadas na tv brasileira em sua época de ouro. Depois só tivemos Ultraman Tiga e Ryukendo. Muito se especulou da chegada de Kamen Rider Kuuga (da geração mais recente de séries Riders para tevê), mas nenhuma emissora topou exibir a produção. Existiu a possibilidade (remotíssima) de algum canal se interessar pelo pacotão de gafanhotos modernos da Cloverway (que estava com os direitos há um bom tempo) e lançar as produções mais contemporâneas da franquia. Em 2008 a Adness adquiriu os direitos de Kamen Rider Ryuuki para, assim como a Saban, fazer uma versão gringa com Kamen Rider Dragon Knight (que em nada lembra a atrocidade que foi o Masked Rider). Mas isso fica pra outra matéria…

No final das contas, e pra nossa sorte, Black Kamen Rider permanece “intacto”, para algum futuro lançamento em DVD (oficial). Sonhar não custa nada, né? Ah, vale lembrar que uma empresa obscura lançou alguns episódios de RX em DVD ripados dos antigos VHS, com capas que pareciam serem montadas no Paint, o que nos faz contestar da procedência e legalidade dos mesmos… Mas abafa. =P

Checklist Episódios
01 – RX, o filho do Sol
02 – O Renascimento de RX
03 – RX contra o Cavaleiro do Vento
04 – Raidron, o carro da luz
05 – Uma armadilha na gruta
06 – A bagunça do monstro extraterrestre
07 – S.O.S. laços de amizade
08 – O segredo de papai e mamãe
09 – A magia de Mari-Baron
10 – O ataque dos clones
11 – A revolta do ferro velho
12 – Pesadelo assassino
13 – A garota de Kaima
14 – O desaparecimento de Hitomi
15 – O nascimento de Robo-Rider
16 – A princesa do vale dos milagres
17 – Bio-Rider
18 – Um vôo para a morte
19 – O terrível sol artificial
20 – O monstro que come banana
21 – Entre o Amor e a amizade
22 – Shadow Moon
23 – RX virou porco
24 – Meu pai é o Drácula
25 – As noivas de escorpião
26 – Bosgan contra-ataca
27 – O grande contra-ataque
28 – Os representantes de sua majestade, o imperador
29 – Um planeta sem água
30 – Um deserto em Tóquio
31 – A mulher que esteve em Kaima
32 – O céu do amor e da esperança
33 – Duelo na ponte
34 – Operação nave-mãe Shikoku
35 – Issamu Minami procurado pela polícia
36 – Quem é o meu herói?
37 – O ataque dos monstros ninja
38 – O império subterrâneo
39 – O grande prêmio dos Mini 4WD
40 – Armadilha no condomínio dos fantasmas
41 – Terror da medusa dos cem olhos
42 – A expulsão dos quatro comandantes
43 – A derrota de RX
44 – Kamen Riders! Todos juntos na luta
45 – O falso fim de RX
46 – O ataque dos Kamen Riders
47 – A luz do amanhã

[/div][div coluna2]

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=PVyQxnarS2E 255 214]

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=hJ2Nbp3zq8E 255 214]

[image]

[image]

[image]

[image]

[image]

rx1

[image]

[image]

[image]

[image]

[image]

[image]

maskes21

[image]
[image]

[image]

[image]

rx2

rx3

rx4

[image]

[/div]