Monster Rancher

[div coluna1]Monster Rancher
Monster Farm (Fazenda de Monstros)
Produção: TMS, 1999
Episódios: 73 p/tv
Criação: Baseado no game da Tecmo
Exibição no Japão: TBS (17/04/1999 – 25/03/2000)
Exibição no Brasil: Fox Kids – Rede Globo – Band – Play TV/Rede 21
Disponível em: VHS

Última Atualização: 19/03/2008

Por Larc Yasha e Jiback Noiado

No final dos anos 80 um anime chamado Zillion (quem lembra desse?) ensinou aos japas uma pragmática: sucesso nos games é sucesso nos animes! A partir de então, animes e games passaram a seguir de mãos dadas na indústria japonesa de entretenimento. Na metade dos anos 90 surgiu um dos maiores representantes dessa fórmula: Pokémon. Os “monstros de bolso” se alastraram em um piscar de olhos por todo o planeta. O jogo e o anime geraram uma imensa febre consumista, o que fez surgirem inúmeros jogos e desenhos animados “rivais”, feitos exclusivamente para bater de frente com o “monstro” da Nintendo (e lucrar tanto quanto!).

Em 1997, a empresa de games Tecmo lançou para o Playstation (em ascensão na época) o jogo Monster Farm (que virou Rancher aqui… Rancho seria mais comercial que fazenda? =P). O game atingiu um razoável retorno comercial, fazendo surgir em 1999, uma série de tevê pela Tokyo Movie Shinsha (a mesma produtora de Guerreiras Mágicas de Rayearth), alcançado a grande marca de 73 episódios. A série acabou, mas os games continuaram a serem lançados, inclusive em portáteis da empresa do Pikachu. Por um milagre não compreendido, a série não foi trazida pro ocidente pela Saban International (empresa que lançou uma tonelada de animes no mercado americano nos anos 90 e criou os Power Rangers), mas sim pela ADV Films, que tratou de fazer as suas pequenas edições.

Aparentemente, pegaram uma cartilha com a Saban de “como destroçar um anime”. E foi da ADV, que sempre trabalhou com animes “filé mignon” nos EUA, que a versão de Monster Rancher chegou por aqui.

Santa “criatividade” Batman!
Tal como Pokémon, Monster Rancher traz uma imensa gama de monstrinhos – algo em torno de 400 criaturas! O número parece espantoso, mas se você averiguar bem… Alguns monstros são praticamente iguais, mudando somente a coloração ou algum desenho característico estampado no corpo. Pra se ter ideia de quão criativos eles eram, existe uma criatura que não passa de um paralelepípedo flutuando sem nenhum aditivo! O responsável por passar as criaturinhas para o acetato foi o desenhista Minoru Maeda, diretor de animação de quase todos os filmes de Dragon Ball Z e também designer da série animada de Dr. Slump. Os roteiros foram feitos por Osamu Nakamura e Shinzo Fujita (Shinzo? Ecow… Não bastasse a infelicidade de ter esse nome na carteira de identidade, ele também foi roteirista de Pokémon Advanced :P).

Convenhamos que o objetivo de Monster Rancher não era centrado em fazer bichinhos fofinhos… Eles até chegaram a tentar fazer criaturinhas “pelucíveis” (credo XD), mas você via uma coisa mais bizarra que a outra. A começar pelo “Pikachu” da história – Mocchi. O bicho é uma espécie de ornitorrinco (???), misturado com um bolinho de arroz e ganhou uma voz tão irritante quanto a do Naruto na versão brasileira XD.

Na adaptação da ADV Filmes ainda fomos “brindados” com uma cópia descarada daquele PokéRAP da versão gringa do Pokémon. Todos os episódios possuíam o “Carregue o seu Disco” com uma célebre frase no final “Quantos você já liberou?”. Mais cara de pau impossível…

Era uma vez…
Em nosso mundo vive o garoto Genki, um garoto viciado em videogames, em especial o jogo Monster Rancher. Em sua cidade é organizado um campeonato do tal jogo, onde ao vencedor será entregue o mais novo lançamento do título, “Monster Rancher 200X”. Após diversas disputas, o menino sai vitorioso (achava mesmo que ele iria perder?). Genki não perde tempo e sai em disparada para sua casa para experimentar o novo game que nem havia saído no mercado. Mas algo dá errado e ele é puxado para dentro da tela da televisão. O menino acaba chegando ao mundo de Monster Rancher, involuntariamente realizando um sonho… Caminhando sem rumo, ele esbarra com a garota Holly e seu monstrinho Suezo (um globo ocular linguarudo O_o), que relatam os acontecimentos de seu mundo.

Um ser maléfico chamado Moo (que nome mais besta… XD) está dominando os monstros, transformando-os em seres perversos que o servem sem questionamento. Para derrubar o monstrengo, deve-se encontrar a lendária Fênix (não é a dos X-Men, tampouco o Ikkiiiiiiii XD), aprisionada há anos em um objeto chamado de Disco do Mistério. Os discos do mistério estão espalhados aos montes no mundo de Monster Rancher e Holly e Suezo saíram em uma missão para livrar esses monstros das garras de Moo e, principalmente, evitar que o mesmo encontre o disco que aprisiona a Fênix. Para encontrar a peça, Holly possui uma pedra mágica que guia para o disco que estiver mais próximo. Sem pensar duas vezes, Genki se alia à causa de trazer de volta a paz ao mundo.

Em sua jornada guiada pela pedra mágica, Genki e seus amiguinhos encontram um disco do mistério que liberta um monstrinho bebê bizarrinho. A liberação desses disquinhos é feita num templo ao estilo de ritual de macumba e existia no jogo! Você tirava o disco no meio da brincadeira, colocava um CD de música qualquer e voila, um mostro novo nascia. Nem te conto as monstruosidades derivadas dos CDs do Calypso… Mas voltando a história, o monstrengo recebe o nome de Mocchi, porque segundo Genki, ele lembrava os bolinhos de arroz de sua mãe (fez sentido pra você? X_x). Adotando o monstrinho, Genki faz dele seu parceiro, decidindo treiná-lo. No decorrer das aventuras, junta-se ao grupo do pato monstrengo (que mais tarde aprenderá a soltar pétalas de cerejeira O_O) o pedregulho grandalhão Golem, o rabugento/orgulhoso/lobo solitário Tigre (sim, um lobo que se chama Tigre) e o ex-ladrão Hare. Juntos eles viajam enfrentando monstros, ganhando amigos, aprendendo técnicas e desvendando os segredos bobos do Moo (que na verdade é o pai de Holly possuído… Ops! Contei o segredu XD. Te fiz um favor viu! Assistir pra descobrir é dose T_T ). Após as reviravoltas, Genki volta pra casa… Mas não por muito tempo.

A segunda fase é uma tentativa frustrada de copiar a Liga Pokémon. Genki e seus amiguinhos monstros horrendos entram em diversos torneios onde a maioria dos prêmios é um disco do mistério. O objetivo agora é achar o disco onde está a alma de Moo e afastá-la dos novos malvados, que “curiosamente” se parecem muito com os vilões principais da fase anterior, só mudando de cor… Nessa fase, Golem se apaixona por uma garotinha humana e revela seus dotes de cozinheiro… O final é bem tosco porque… Não é bem um final x_x. Acaba o desenho e você não tem a resposta do futuro de cada personagem ou se Genki voltou de novo para o seu mundo… Se bem que, conseguindo suportar a tortura até o final, você quer mais é que todo mundo do anime morra XD.

No Brasil
Carregando nas costas o título de mais uma cópia oportunista de Pokémon, o anime não poderia ter sido trazido por outra senão a Fox Kids (a maioria dos pokéclones passou lá, se você não percebeu). Monster Rancher foi exibido ao lado do medonho Flint, Digimon, Patlabor e do coreano Auto Pista (me pergunto até hoje o que era aquilo…). A série persistiu até meados de 2003 esperando o término do contrato, sendo exibido como tapa buracos no início da manhã. O roteiro e a forma como se desenvolveu não era de todo o mal, mas como tudo que tem dedo de americano (salvo raríssimas exceções) acaba “solando” (que nem bolo mesmo: Dá pra comer, mas é ruim pra xuxu!)… Na TV aberta, a exibição ocorreu dentro da Rede Globo no bloco TV Globinho, que na época era parte do horrendo Bambuluá (lembram dos Cavaleiros do Futuro? Uahahahah XD). Inexplicavelmente, o anime fez um relativo sucesso, a ponto da Glóbulo passar até a 2ª fase!

A dublagem feita no estúdio Centauro (desconhecida na época para muitos otakus e hoje casa da maioria dos “Mons”) não foi ruim, mas gafes não faltaram, como não se decidir em chamar o amigo coelho de Genki de Hare ou Lebre. Ah… E a irritante voz da(o?) Shippou fazendo a Holly caiu como uma luva… A mina é chatinha e merecia uma voz igual! A título de curiosidade, a série recebeu duas aberturas distintas para cada canal onde foi exibido. E a versão em português cantada por um cara com dor de barriga acompanhado por um coral de tias esquisitas na Globo, era feia que só perde pra abertura de A Batalha dos Planetas na Band. Mas por algum motivo tal versão é considerada um clássico hoje @_@

De produtos, tivemos os chiclés Ploc da Adamms (aqueles pedaços de couro com açúcar XD), um álbum de figurinhas pela Panini e os bonecos caríssimos escondidos no fim das prateleiras… Além, claro, dos jogos de marcas obscuras e qualidade zero… Alguns episódios ainda saíram em VHS (algo em torno de 4 volumes) pela Globo Filmes e hoje são muito difíceis de se encontrar. Mas talvez nem valha muita a pena sair por aí procurando! Em 2007, a série voltou ao ar pela Band no seu programa infantil que sempre renasce das cinzas – o Band Kids. Exibindo semanalmente a série a partir da 2ª temporada, o anime chamou atenção da gurizada, mas como é muito ruim e não tem mais ar de novidade, dificilmente a Band conquistaria ibope com ele. A Play TV/Rede 21 passou a exibir a série a partir de março de 2008, colocando ela no lugar dos Cavaleiros do Zodíaco em sua programação. Cá entre nós: não tinha nada melhor pra substituir Seiya & cia não?

Primeira cópia Pokémon a chegar por aqui, Monster Rancher é e será lembrado, como mais um anime ruim da grade da extinta Fox Kids (com perdão aos fãs…). Como já dito antes, os games da marca continuam no mercado e ainda devem ter uma vida longa pela frente. Ninguém sabe qual o segredo, mas…

Checklist episódios
01 – O início.
02 – Sou Mocchi!
03 – Guardião dos discos.
04 – Verme eterno.
05 – Tigre dos Ventos.
06 – O truque da lebre.
07 – Os sete corajosos.
08 – Depois a chuva.
09 – O pássaro de ferro.
10 – O segredo das ruínas.
11 – A derrota de Pixie.
12 – A história de Monol.
13 – A revelação de Moo.
14 – O resgate de Holly.
15 – Uma nova partida.
16 – Grande batalha no mar.
17 – Aventura subterrânea.
18 – Nosso eterno amigo Henger.
19 – A arma secreta de Suezo.
20 – Meu nome é Pixie!
21 – O ataque de Mocchi.
22 – Corra, Tigre, corra!
23 – Não desista, Ducken!
24 – O lago de Undine.
25 – Soldados das ruínas.
26 – Melcarba.
27 – A batalha com o destino de Tiger.
28 – O guardião da floresta.
29 – Adeus, meu amigo!
30 – Baby Bossy.
31 – Parque de diversões de ruínas.
32 – Um milhão em ouro pelo sorriso de Holly.
33 – Batalha no campo.
34 – A cidade desaparecida.
35 – O último dos quatro grandes maus.
36 – A aventura de Eve.
37 – O aniversário da Holly.
38 – O desafio do malvado General Durahan.
39 – Adeus, Baku.
40 – O segredo da pedra mágica de Holly.
41 – Tigre enfrenta seu igual.
42 – Os guerreiros do espaço.
43 – Renocraft, o assassino das areias.
44 – A luta pela pedra mágica.
45 – O fim de Durahan.
46 – O segredo gelado de Jill.
47 – Lágrimas.
48 – Céu azul.
Segunda fase
49 – Volta para o Monster Rancher.
50 – Em busca da copa.
51 – A batalha da Copa do Principiante.
52 – Salvo por uma lebre.
53 – Os poderosos irmãos Wondar.
54 – Tigre e o desafio da Copa Mandy.
55 – O reencontro das lebres.
56 – O desaparecimento do disco do mistério.
57 – O herói do Furred Suezo no M-1 Grand-pri.
58 – Vale tudo no amor e no táxi.
59 – O conselho de Allan.
60 – A Copa do Vencedor – o dedo caprichoso do destino.
61 – Pink Jam e o resgate.
62 – Encontro com os piratas fantasmas.
63 – A Copa do Mundo dos Monstros – o retorno de Naga.
64 – Legend of the great White Most*.
65 – Shogun, o poderoso.
66 – Irmãos, em os quatro grandes.
67 – Golem, chefe de cozinha.
68 – Battling granity*.
69 – Mum Mew arrisca tudo!
70 – A Copa da Lenda – Mocchi versus Poritoka.
71 – A Copa da Lenda – Mocchi versus Most.
72 – Reunião.
73 – A batalha final.

[/div][div coluna2]

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=4G6unm59P4I 255 214]

[youtube:http://http://www.youtube.com/watch?v=Mn41NSfUsBQ 255 214]

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=885_bVGmuUc 255 214]

[Image]

[Image]

[Image]

[Image]

[Image]

[Image]

[Image]

[Image]

[Image]

[Image]

[Image]

[Image]

[Image]

[/div]