Saber Marionette J – Saber Marionette J to X

[div coluna1]Saber Marionette J
Produção: Sotsu Images, 1996
Episódios: 25 p/ tv
Criação: Satoru Akahori
Exibição no Japão: Tv Tokyo (01/10/1996-25/03/1997)
Exibição no Brasil: Locomotion – Animax
Mangá: Comic Dragon

Saber Marionette J to X
Produção: Sotsu Images, 1998
Episódios: 25 p/ tv
Criação: Satoru Akahori
Exibição no Japão: Tv Tokyo (06/10/1998-03/03/1999)
Exibição no Brasil: Locomotion – Animax
Mangá: Comic Dragon

Última Atualização: 18/06/2007

Por Tio Cloud

Quando se fala em “fetiche”, o Japão é um prato cheio. Quem já assistiu a um hentai (ei mininu! Naum tô mandanu c ver naum, tô só fazendo um paralelo ¬¬), sabe que os japas adoram uma colegial com roupas de marinheiro bem ao estilo Sailor Moon (porquê acha que Serena e cia fizeram tanto sucesso entre a japaiada?) e, é claro, robôs construidos para satisfazerem as necessidades “carnais” de seus “amos”. Esse último exemplo principalmente, é muito comum em animes, não só em produções hentai, mas também aparecem de forma amenizada e em pequenas doses em séries dedicadas aos moleques como Hand Maid May, Chobits, Mahoromatic e tantas outras. E como os japoneses também adoram colocar um bobão no meio, bem ao estilo Tenchi Muyo, temos um sucesso pré-fabricado. Afinal, que cara idiota que não “arruma nada” não gostaria de ter sua robozinha à disposição? Melhor ainda: várias!! Imaginou? Então, bem vindo à Saber Marionette!!

Como nasce um sucesso
Você já deve estar careca de saber, se algo fez sucesso, o caminho é copiar (de alguma forma) tal idéia e adequá-la ao seu público. É assim desde os primordios da animação japonesa, e de certa forma é até compreensivel já que o risco de “errar” é sempre menor (medo de ousar ou preguiça de pensar? Deve ter um monte de loira como roteirista no Japão o.O). Saber Marionette não foge à regra e une as já citadas situações que mexem com os fetiches dos japas (andróides semi-nuas cheias de amor pra dar e que adoram dar uma porrada!!) com o já batido (mas sempre engraçado) estilo Tenchi Muyo de ser. E como o programa precisa chamar a atenção nada melhor que por uma cena picante aqui, uma provocante ali…

Saber Marionette J nasceu na revista Comic Dragon (onde foi publicado Slayers e Cavaleiros de Mon Colle), com roteiros de Satoru Akahori (Character Design do kawai Cyber Team in Akihabara e o criador de Bakuretsu Hunters- que saiu aqui piratão no Almanaque Mangá da Mithos) e desenhos de Yumisuke Kotayoshi. No total a série rendeu 5 volumes de tonkobons (aqueles livrins que são “encadernações” das histórias).

Saber em acetato
Como todo mundo sabe, fez sucesso logo vem bater na porta um monte de empresa querendo trabalhar com os personagens, e com isso, uma série de tv foi engatilhada. Mas antes, foi feito um “preview” para testar o potencial das personagens. Estranhamente, foi lançado um ova em três partes chamado Saber Marionette R, mostrando as 3 marionettes principais como crianças (o.O) em uma aventura nada haver com o mangá. A recepção foi amena (adivinha porquê? :P), mas deu fôlego para que a produção de uma série (dessa vez realmente baseado no mangá) fosse inciada.

Assim, no dia 01 de outubro de 1996, ia ao ar pela Tv Tokyo o anime Saber Marionette J. A série durou 25 episódios e agradou em cheio os fãs do mangá, pois mantinha a essência da versão impressa, ou seja, muita ação e humor. Claro que muuita coisa foi amenizada, principalmente quanto à sensualidade das personagens (mesmo que muitas continuem semi-nuas @_@), visto que a série de tv é destinada à toda a família (já o mangá é pro menino ler no banheiro :P).

Sucesso conquistado, é hora de faturar em cima e misturar água pra fazer o leite render. Assim sendo, com o fim do anime na tv, imediatamente foi colocado nas lojas mais uma série de vídeo estrelada pelas garotas. Dessa vez nada de viajar na maionese como no primeiro ova. Saber Marionette J Again, um ova em 6 partes, continua a história exatamente onde a série de tv parou. Nem é necessário dizer que fez muito sucesso, abrindo caminho para uma nova série de tv: Saber Marionette J to X, lançada em 1998. Apesar de conter uma animação bem mais caprichada que a primeira série e com um character design mais bem feitinho, Saber J to X não agradou muito ao público e não fez muito alarde como a antecessora, graças a um roteirinho bem fuleiro, mas que não deixa de ser divertido.

Com o resultado abaixo do esperado, a carreira das marionetes na tv foi interrompida. Mas, a saga continuou em contos publicados em revistas destinadas aos jogadores de rpg (algo parecido com o que ocorreu com Slayers), e é claro, em fanzines alternativos (mas com qualidade profissional), geralmente produções hentai que mostram as maionetes como todo mundo gostaria de ver (os tarados pelo menos…), sem contar com as histórias yaoi nas quais o boiolinha Hanata consegue realizar seu desejo (você vai saber qual mais adiante… ).

A história
No futuro, a população do planeta Terra se encontra em um número acima do limite suportado, e como solução, os homens passam a buscar novos mundos, partindo espaço afora em naves espaciais (sentiram o “leve” chupão de Perdidos no Espaço?). A nave Mesopotâmia, em uma dessas missões, encontra um planeta parecido com o nosso. Mas, durante o pouso, acontece um acidente e apenas seis homens conseguem sobreviver. Pra perpetuar a espécie e poderem colonizar tal planeta, esses sobreviventes se clonam (o que você imaginou? Hehehe…), aumentando a população sucessivamente. Mas, em pouco tempo, essa “nova” população encara um sério problema: a falta de mulé! Como os cientistas se clonaram, nasceram apenas homens (naum me perguntem porquê, Satoru Akahori deve ter faltado às aulas de Biologia :p), e era necessário criarem uma solução para “satisfazer as necessidades” do povo. Dessa forma, foram criadas as marionetes, mulheres-robôs programadas para servirem cegamente seus donos.

O jovem Otaru (que é um daqueles típicos bobocas de animes, e bem que poderia se chamar “Otário”) encontra acidentalmente três marionetes: a inocente Lime (a mais legal de todas e é beeem kawaii! Eu amu essa “mulé”!!), a chata Cherry (sempre tem que ter algum personagem mala num anime, né?) e a mais “braba” das três, Bloodberry. Elas têm um diferencial das outras marionetes: elas aparentemente têm sentimentos! A partir de então, a turma tem que impedir que Faust (também chamado de Fausto na dublagem brasileira), o governante de Gentland (que também têm três maionetes semi-nuas-e-boas-de-briga: Lunchs, Tiger e Pantra) conquiste o mundo (eita objetivo original @_@). Mas é claro que no meio de tanta ação e porrada, também sobra espaço pra muito humor (e bota muuuuito nisso!). No caso, as cenas engraçados, na maioria das vezes, são protagonizadas por Hanata, um Shun da vida (mesmo que o Shun nunca tenha assumido!! Mas a mim ele não engana!!) que quer custe o que custar ter um caso de amor (?!) com Otaru. É claro que sempre é pisoteado, esmagado e espancado pelas marionetes toda vez que vem com gracinhas pro lado do garoto. O coitado deve passar um bom tempo no pronto-socorro recebendo transfusões de sangue…

As marionetes no Brasil
Quando a Locomotion iniciou sua melhor fase, mudando de um canal infantil inexpressivo para um destinado à exibição de animação adulta, várias séries as caras na programação do canal. Depois de Evangelion, foi a vez de Saber J desembarcar em território nacional (se bem que o canal era gerado em Miami :P).

Inicialmente, a série Saber J e os ovas Saber R e Saber J Again foram exibidas com o único nome de Garotas Marionetes, até Saber J to X dar o ar da graça por aqui. Um ponto positivo para a Loco, é o fato de ter exibido todas as quatro séries dubladas pela Mastersound, pois na época a programadora ainda acreditava no potencial do Brasil e não usava dublagem feita em Miami nem legendas eletrônica bizarras.

Com a chegada do Animax, as duas séries continuaram na programação do canal, mas deram um adeus ao público brasileiro na metade de 2006, depois de incansáveis 7 anos no ar. Com isso, Saber J e J to X se tornaram uma das séries que mais tempo ficaram no ar na tv brasileira.

Checklist Episódios
Episódios referentes à fase J:
01. Lime num planeta só de homens
02. A Marionette encrenqueira
03. Preocupação em Japones
04. Cherry: Pânico, Romance e Guerra
05. O desafio de Faust
06. Ataques aéreos de amor
07. Ficar rico rápido, faz você ficar feliz
08. A fortuna do amor – A batalha real
09. Gartlant, não há o que temer quando estamos juntos
10. Infiltração ! O reino negro
11. A grande vitória do circuito Otome Kairo
12. Meu primeiro beijo tem gosto de plasma
13. A estréia do Otaru – Agora é a hora de você brilhar
14. A copa das marionettes
15. A ressurreição da mulher – O mistério de Lorelei
16. O que são coisas vivas ?
17. Graça, tristeza e feminilidade
18. A transformação do castelo ! Levante-se Japones!
19. Tiger: morrer por amor
20. Sentimentos não morrem, embora o coração esteja
21. Churrasco com chuva e sol
22. Pensamentos para voar no céu
23. Faust, puro de coração
24. A Partida das Garotas
25. Eu Estarei Sempre Ao Seu Lado

Episódios referentes à fase J to X:
Phase 01: Here & There, Civilization & Enlightenment!
Phase 02: Let’s Realize the Wish by the Danijiri Battle!
Phase 03: Father Came! Father Came! Father Came!
Phase 04: The Departure of Saber Dolls
Phase 05: Shirataki is an Eternal Shrine
Phase 06: Two of Otaru!? The Tight Rope of Love
Phase 07: A Lonely Fairy
Phase 08: Child Nurturing Struggle Record of Cherry
Phase 09: Everyone, Woods and Iron Balls!
Phase 10: The Rice Ball is a Taste of Peace!?
Phase 11: How to Make Responsibility of Manly Otaru
Phase 12: Heaven’s Cross in Fate
Phase 13: Black Ambition, Revival of Giant with Argent Wing!
Phase 14: The Pair Travel is Each Station Stop!?
Phase 15: Capital of Eternity -Xi’an
Phase 16: Wingless Birds
Phase 17: Yesterday and Today of Each One
Phase 18: Under the Sky with Threat of Plasma
Phase 19: The Sorrow of 1/3
Phase 20: It Doesn’t Stop Raining in Xi’an
Phase 21: The Final Play of the Red Lotus, the Awakening of the Scarlet
Phase 22: Shout
Phase 23: Dream of Machine Device
Phase 24: The Girls Who Run on the Rainbow
Phase 25: The Light…

[/div][div coluna2]

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=9_ykGga1mlM 255 214]

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=Qn1uPfbUrv4 255 214]

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=DkMljWj4ej8 255 214]

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=ohgJnIeSml4 255 214]

[image]

[image]

[image]

[image]

[image]

[image]

[image]

[image]

[image]

[image]

[/div]