"Ai Diabo, mas tu é burro, hein?" — Koenma

Sharivan
Uchuu Keiji Shariban (Policial do Espaço Shariban)
Produção: Toei Company, 1983
Episódios: 51 p/ tv
Criação: Saburo Hatte
Exibição no Japão: Tv Asahi (04/03/1983-??/02/1984)
Exibição no Brasil: Band – Record – TV2 Guaíba
Distribuição: Oro Filmes
Mangá: Tv Magazine
Disponível em: VHS

Última Atualização: 05/10/2007

Por Larc Yasha

Uchuu Keiji Gavan (ou Gaban) fazia um sucesso estrondoso no começo dos anos 80 na terra do Ultraman. A Toei Company se entusiamou tanto com o sucesso do policial metálico do espaço sideral que enquanto a série ia ao ar, lá pelos idos de 1982, encomendou para a equipe criativa da casa – que se “autonomeia” Saburo Hatte – uma série nos mesmos (pra não dizer, idênticos ) moldes para suceder Gaban após seu fim.

A série ficou pronta no prazo, e pra promover a imagem do personagem logo ao público, trataram de inserir o herói no último episódio de Gaban. Perfeita e engenhosa forma de tornar o novo personagem de armadura vermelha mais “legal” e heróico. Estreando no ano de 1983, a série conseguiu atingir um sucesso de igual significância que a série anterior. O segredo do êxito? Já ouviu falar que em time que está ganhando não se mexe? Pois é… Em situações que renderam sucesso, não se atreva a mudar muita coisa! De qualquer forma, a narrativa “tensa” e algumas (poucas) invoações no que deu certo anteriormente conferiram pontos positivos que não funcionariam bem com seu sucessor – O Policial do Espaço Shaider.

Sharivan contra MAD
Sai a organização criminosa Maku (inimiga de Gaban) e entra em cena a sociedade secreta MAD (ô nomezins criativos né?). Como Gaban recebeu uma promoção de capitão, após ter completado sua missão na Terra, a Federação da Polícia do Espaço destacou o jovem alienígena Den Iga para lidar contra os planos dos invasores espaciais. Junto com ele, foi entregue uma gigantesca nave espacial chamada Gran Bus (Grande Ônibus O.o) que carrega superveículos projetados exclusivamente para o novo guardião da Terra.

Para auxiliar Sharivan, uma super e inútil parceira: Lili. Em um ou outro episódio ela pega umas armas de rolo de papel alumínio para simular alguma ação. Recebendo orientação de Gaban através da televisãozinha a bordo do Gran Bus, Sharivan se torna um implacável oponente contra a ambição de Malsaik – chefão bizarro do MAD.

Ação e suspense são ingredientes que não faltam na série. O clima tenta não deixar que o espectador fique entediado, e dessa forma a história é conduzida até o (previsível) final. O humor não tinha muita chance e só o cenário e a música fúnebre dos inimigos deixavam qualquer criancinha com medo do Sr. Malsaik devorá-las. Os episódios em que Gaban aparece em carne e osso (não só na tvzinha) são bastante legais, e o final é sem sombra de dúvidas antológico – com os dois policiais do espaço se unindo contra Malsaik.

A melhoria de efeitos (visuais e especiais) não poupa a série de algumas coisinhas cafonas e extravagantes: o que era aquele penteado do General Gailer, hein? Com uma quantidade enigmática (mas muito alta!) de laquê (o que mais pode ser? :P) a existência de tal corte de cabelo é a prova que os produtores de X-Men tiveram preguiça em fazer o cabelo do Wolverine no filme dos mutantes da Marvel XD.

E o que dizer do maligno Sr. Malsaik? Figurinha bizarra, o cara é uma espécie de demônio cérebro eletrônico paralítico (ele só vive sentado num trono!) que segura dois garfos (???) e realmente mete medo… Ainda na galeria de vilões assustadores, destaca-se o sinistro Leider – uma espécie de entidade com um cabelo (ou turbante… sei-lá!) que faz a Margie Simpson sentir que tem cabelo curtinho x_x!

“Coincidências” do espaço
Como comentado, a produção deu uma melhorada na qualidade visual da série. A armadura de Sharivan é mais “encorpada” que o traje de Gyaban, apesar de ambos terem praticamente os mesmos poderes. As semelhanças não param por aí. Além de uma parceira sempre disposta à…. an… Fazer nada O_o, Sharivan também precisa enfrentar monstros numa dimensão paralela criada pela MAD – o Mundo da Alucinação.

Na pedreira da Toei (ops!) No MUNDO DA ALUCINAÇÃO (hehehe) os monstros ficam mais fortinhos e obrigam Sharivan a usar seus equipamentos de brinquedo pra nóiz ver e procurar nas lojas :P. Os inimigos também usam uma série de bombardeiros (que só lembravam de por em ação apenas quando ele ir pra pedre…ops… pra outra dimensão), e nessa hora, Sharivan converte o Gran Bus num tipo de nave modo robô que dispara uma rajada laser poderosa! Não é um robôzão que nem o Daileon! É meio gozado, mas muito funcional…

Como toda série da linha Policial do Espaço, o final reserva os melhores momentos. Den descobre que é um descendente dum tal planeta Iga. Alguns sobreviventes começam a pipocar na série e um tal de cristal Iga aparece despertando a cobiça dos vilões. Sharivan agora quer restaurar sua estrela, mas antes tem quer dar cabo da ameaça de MAD. O sinistro Leider trama contra Malsaik, mas é descoberto. Mas antes disso, o bruxo consegue colocar o General de tropas, Gailer, contra o cientista do mal – Dr. Porter. Assistindo a todas as ações do herói, está uma estranha figura careca. O carequinha revela ser nada mais nada menos que uma “cria” de Malsaik e posteriormente vira um monstro com cabeça de ovo O.o…

Sharivan finalmente “repara” que é hora de descobrir onde fica o esconderijo do inimigo e (já junto com Gyaban, que salvou o herói do Malsaik versão monstro) invadem o castelo do mal confrotando os Malsaiks diretamente ao som daquela musiquinha clássica da espada laser. Missão cumprida, a proteção da Terra passa pras mãos de outro policial do espaço e Sharivan parte pra restaurar sua estrela…

Sharivan no Brasil (literalmente também ^^)
Lançada em 1990 na Bandeirantes – na epóca que só dava Manchete e seus tokusatsus – a série chamou atenção pelo fato “do Boomerman do Jaspion, vestir uma armadura vermelha e ter uma espécie de Daielon e Alan Moto Space feinhas”. Era justamente essa a intenção da distribuidora Oro Filmes – a mulecada achar que a série era também “um Jaspion”. O sucesso relativo fez com que surgissem bonequinhos (bastante mal feitos pela fabrincante Apolo), história em quadrinhos (nada haver com a adaptação lançada no Japão), revista de atividades e outras coisinhas baratas…

A série ganhou uma projeção maior quando reprisada anos mais tarde pela Record (irônicamente ao lado daquele que era errônemente acusado de ter plagiado – Jaspion ). Apesar da alcunha de “Jaspion vermelho” continuar pra uns desentendidos no assunto, Sharivan ajudou a fixar na cabeça dos brasileiros o rosto do ator Hiroshi Watari.

O ator de mero coadjuvante em um episódio de Gaban, ganhou duas séries próprias (Sharivan e Spielvan) e ainda apareceu em Jaspion como Boomerman. No Brasil, o cara foi visto inicialmente como um “sub-herói” em Jaspion (quem não queria ter um bumerangue pra mandar um cross-cutter no meio da cara do amiguinho?), depois fez um sucesso tímido em Sharivan (durante a época em que passou na Bandeirantes ), apareceu na Globo (que exibiu Gaban), na Band (coadjuvante em Metalder) virou “Jaspion 2” em Spielvan (Manchete) e depois foi reprisado até dizer chega na Record (Sharivan outra vez e também Jaspion!). Em 2003, o ator foi um dos convidados ilustres do evento Anime Friends e recebeu todo merecido carinho do público.

A dublagem da série foi realizado na Álamo e a voz do herói ficou a cargo de Élcio Sodré – que anos mais tarde faria o Shiryu de Dragão. Já o grande vilão Malsaik ficou a cargo de Luís Antônio Lobue (Aioria de Leão e Picollo). Uma gafe inesquecível é o subtítulo da série: enquanto na abertura Sharivan era anunciado como “Guardião do Espaço”, na dublagem ele se auto-denominava detetive espacial! E isso porque era um “mero” policial do espaço… A série teve uma exibição regional fora de ordem (mas completinha) na TV Guaíba, do Rio Grande do Sul.

O sucesso mediano no Brasil nem se compara ao sucesso estrondoso da série na França – onde foi batizada de X-Or 2. O nomezinho se deve ao fato da distribuidora francesa aproveitar o sucesso enorme de Gaban (X-Or por lá). Algo como o Spielvan ter sido chamado de Jaspion 2 aqui…

Quem nunca viu, pode procurar (com boa muito vontade) algumas fitas (3 pra ser mais exato) lançadas pela distribuidora Alpha View que estranhamente usou cenas dos últimos episódios atrás da capa o_O.

Checklist Episódios
01 – Alucinação
02 – A nova cidade
03 – A promessa
04 – O plano Maycon
05 – A melodia de Yoko
06 – A floresta ameaçada pela destruição
07 – Quem sou eu?
08 – A poluição do rio
09 – A casa fantasma
10 – O castelo da alucinação
11 – Os seres da estrela do mal
12 – Operação Meus Amigos
13 – A verdadeira força é o amor
14 – Enigmática herança
15 – A ilha da fortaleza
16 – A perigosa melodia
17 – A estranha viagem pelo túnel
18 – O ataque do míssil meteorito
19 – A misteriosa ilha
20 – A descoberta do Cristal Iga
21 – O ataque ao Grand Bus
22 – Ameaça de morte à tenista
23 – A cópia do ser humano
24 – Os insetos nocivos
25 – Na marca dos Poderosos
26 – A volta da paz no parque
27 – O fugitivo
28 – A violência contra os gênios
29 – O contrabando de armas secretas
30 – A transformação das mães
31 – Onde andam Miyuki e o Cristal Iga?
32 – Operação Laranja
33 – A viagem relâmpago
34 – Convite ao mundo espiritual
35 – O Amor é a Luz da Vida
36 – Os dois guerreiros espaciais
37 – A estranha flor venenosa
38 – A traição no castelo da alucinação
39 – A Boneca Amaldiçoada
40 – A grande vidência, a explosão do universo
41 – A fortaleza subterrânea
42 – A partida da guerreira espacial
43 – As lágrimas de amor de mãe e filha
44 – Cinderela dos sonhos
45 – Convite aos mini-astros
46 – A promessa do pai no dia do aniversário do filho
47 – A Espada Demoníaca
48 – Mimi
49 – Gamagon
50 – Mao Psycho é imortal
51 – Raio Solar, Super Energia.

You need to a flashplayer enabled browser to view this YouTube video

[image]

[image]

[image]

[image]

[image]

[image]

[image]

[image]

[image]

[image]

[image]

[image]


Enviar para um amigo
Imprimir

2 Comentários

  1. #1
    Francis Jr.:

    O melhor uchuu keiji,pelo roteiro,pelo Watari,pela trilha sonora,pelos inimigos….muito bom!

  2. #2
    Aramis Lupin III:

    Eu lembro desta série antigamente, mas foi feito depois do Gavan e a chegada do Shaider!

Trackbacks:

Deixar um Comentário

(não será publicado) (obrigatório)
Caretinha:
smilewinkwassattonguelaughingsadangrycrying

 

 

Como coloco meu próprio avatar? ▼





social
publicidade
colunas
resenhas
artigos
checklists
jboxtv
social
  • O mito. Uma lenda real. Esse é o Jaspion de proporções exóticas que a Focus deu como brinde na lata de DVDs do herói. Reza a lenda que o prótipo era lindo, mas na hora de receber...
mediacenter
JBOX
Vídeo: Curta em Stop-Motion de Usagi Yojimbo
Adicionado:
14 de agosto de 2014
JBOX
Vídeo: Making of da Dublagem de A Lenda…
Adicionado:
12 de agosto de 2014
JBOX
Games: Anunciado novo Jogo de Digimon
Adicionado:
31 de julho de 2014
 
enquete

Qual desses animes você compraria se fosse lançado em DVD?

Loading ... Loading ...
maiscomentados
twitter