Mirmo Zibang!

[div coluna1]Mirmo Zibang!
Wagamama Fairy Mirumo de Pon! (Fada Egoísta Mirmo de Pon!)
Produção: Shogakukan Productions, 2002
Episódios: 172 p/ tv
Criação: Hiromu Shinozuka

Exibição no Japão: Tv Tokyo (06/04/2002 – 27/09/2005)
Exibição no Brasil: Cartoon Network – Boomerang
Distribuição & Licenciamento: Viz Media e Creative Licensing
Mangá: Ciao

Última Atualização: 02/03/2010

Por Larc Yasha

Animes com personagens fofinhos que claramente são feitos para vender toneladas de cacarecos passaram a ser produzidos em massa no Japão após o sucesso de Pokémon. A maioria deles de olho nos pequenos do sexo masculino, sendo que os “criativos” gênios por trás de algumas séries nem se dão o trabalho de disfarçar que estão fazendo uma cópia na cara dura. Já quando pegamos exemplares de animes nesse estilo feitos para o público feminino, nota-se como existe um trabalho dedicado a maquiar (:P) bastante o conceito original da fórmula que é bem simples: criança com (ou sem) poderes mágicos precisa reunir o maior número de criaturas (ou qualquer outro item, que possui suas propriedades mágicas) ou lutar/interagir ao lado de algum ser que parece ter sido feito sob encomenda de alguma fabricante de brinquedos…

Um dos animes shoujo mais divertidos que bebeu dessa fórmula, acabou chegando ao Brasil sem muita pompa e passou de forma incompleta no Cartoon Network, não atingindo muito sucesso. Mas quem conseguiu assistir, acabou achando bastante simpática a história dos duendezinhos (chamam de fadas nos anime, mas as criaturinhas estão mais pra uns smurfs depois de usar muita droga sintética XD) mais safados da terra do sushi!

Mi-Mi-Mirmo Zibaaaaaang!
Wagamama Fairy Mirumo de Pon! (isso é o nome original da série e traduzindo teríamos algo como Fada Egoísta Mirmo de Pon! ), surgiu nas páginas da revista feminina Ciao (que já publicou mangás como Wedding Peach, Corrector Yui e Utena, só pra citar nomes famosos por aqui :P) em 2001 e permaneceu tendo capítulos publicados até 2006, atingindo a marca de 12 tankobons lançados.

A autora do mangá, Hiromu Shinozuka, fez sua estreia como desenhista em 1999 e Mirmo é até o presente momento seu trabalho de maior sucesso. Só pra vocês terem noção, a série ganhou prêmios de melhor mangá infantil da editora Kodansha em 2003 e da editora Shogakukan em 2004 – de acordo com informações da Wikipédia. Se Shinozuka vai virar uma Naoko Takeuchi da vida (a “mangaká de um trabalho só”) ninguém ainda arrisca dar palpite. Seu trabalho mais recente, Chibi Devil, de março de 2009, mostra como a moça aperfeiçoou bastante o traço, embora a cara da protagonista (Sawada Honoka) lembre bastante a dona do Mirmo XD.

A versão animada de Mirmo foi lançada em abril de 2002 na Tv Tokyo e a animação surpreendeu bastante em audiência, rendendo 172 episódios, exibidos semanalmente até setembro de 2005. A série foi animada no desconhecido (por essas bandas) Studio Hibari que cuidou da versão animada do mangá de beisebol Major, do clone de Yu-Gi-Oh!, Duel Masters (que já esteve por essas bandas, mas nunca estreou); e do despirocado Sumomomo Momomo – sim, isso é o nome de um anime XD. A direção ficou a cargo de Kenichi Kasai, cujo último trabalho é a mesma função na versão animada de Bakuman, badalado mangá da dupla que criou Death Note. A equipe responsável acertou em cheio ao deixar a animação hiper colorida e, embora não seja um Studio Deen da vida (responsável pela animação de encher os olhos de Samurai X/Rurouni Kenshin), fez um trabalho muito competente.

Obviamente que centenas de produtos com os personagens do anime foram lançados e até mesmo um “circo show” fez um tour pelo Japão afora, com atores vestindo fantasias imensas (e bem feitas :P) dos duendes e da Kaede, dona do Mirmo. Um jogo de Playstation One existe perdido entre os muitos títulos que saíram principalmente para Game Boy Advanced.

Um pouco da história
Era uma vez um reino chamado Muglox, onde vivem criaturinhas hiper ativas chamadas de fadas, que não fazem muita coisa na vida a não ser comer doce. O príncipe desse reino se chama Mirmo e como todo molecão, não quer responsabilidade com nada. Mirmo possui uma noiva prometida chamada Hirumo e quando seus pais o obrigam a se casar com ela, ele sai correndo pelo reino até se esconder no tronco de uma árvore. Dentro desta, uma estranha engenhoca faz com que ele vá parar no mundo dos humanos dentro de uma… caneca o_O’.

Em nosso mundo, somos apresentados a uma estudante ginasial chamada Kaede Minomi. Apaixonada pelo garoto Setsu, Kaede não é muito boa em expressar seus sentimentos, e fica frustrada quando uma nova aluna, chamada Azumi, gama no garoto e gruda nele que nem carrapicho. Voltando pra casa, Kaede vê uma estranha loja – que surge do nada – e entra nela para ver o que vendem. Ela dá de cara com um vendedor balofo e se sente atraída por canecas mágicas que supostamente concedem desejos. A garota não dá muita bola num primeiro momento, mas quando a loja volta a aparecer repentinamente, ela acaba levando uma dessas canecas onde lê a seguinte instrução: se fizer um pedido, ao colocar chocolate quente na caneca, um muglox do amor lhe dará um desejo.

Em casa, Kaede testa o poder da caneca e pra sua surpresa, vê um pequeno duendezinho sair de dentro dela. Ele se apresenta como Mirmo e a garota fica atônita ao falar com a criaturinha e constatar que só ela pode vê-lo. Um tanto presunçoso, Mirmo diz que voltará para seu mundo, mas Kaede resolve convencer o fada a ajudá-la na conquista do coração de Setsu. Fazendo um tour pelas cercanias, a garota consegue deixar Mirmo ainda mais motivado a querer sumir logo dali com as bolas fora que dá (como por exemplor, dar tabletes de caldo de pimenta pensando que eram barrinhas de chocolate XD), mas ele acaba concorcodando em ajudá-la ao lembrar que a volta pro seu reino vai implicar em encarar compromissos e deveres que ele não está nem um pouco afim de cumprir…

No decorrer da série, várias outras fadas vão pipocando na história, o que torna a vida de Mirmo uma verdadeira tragicomédia. A começar pela noiva prometida dele, Rirumo, que acaba virando a fada de Setsu. Sempre na cola de Mirmo, ela tenta a todo custo conquistar o coração do capetinha, mas não é lá muito boa em tarefas como cozinhar, por exemplo – seus pratos sempre saem com as piores aparências possíveis XD. Tem também Yashichi, rival de longa data de Mirmo e que acaba sendo a fada de Azumi, que o faz de gato e sapato. Ele sempre conta com a ajuda dos pequeninos Hanzo e Sasuke, que mais atrapalham que ajudam nos planos para impedir que Setsu e Kaede se aproximem um do outro – se bem que os planos de Yashichi já são naturalmente atrapalhados.

Tem também o irmão menor de Mirmo, Murumo, que vem ao mundo humano com saudade do seu irmão e acaba virando mascote de Kaoru, amigo de classe riquinho da Kaede e que é apaixonado por ela. Mesmo sendo fofitchos, e impossíveis de serem levados a sério por conta do visual, há mugloxes do mal e na 1ª temporada os maiores vilões são representados pela gangue Warumo. Eles aparecem em nosso mundo pra dar uma bronca em Yashichi por não conseguir derrotar Mirmo e resolvem demonstrar como são terríveis fazendo pessoas serem atropeladas por carrinhos de brinquedo possuídos (o_o), sujando a roupa nova dos outros (é sério @_@) e roubando o papel higiênico de banheiros (x_x).

Um detalhezinho que faz as meninas (e alguns “meninos” :P) explodirem de tesão é na hora em que os muglox usam sua magia. Cada um deles possui um instrumento musical e fazem uma dancinha pra soltar suas macumbinhas pelos ventos. Provavelmente a venda de maracas nunca deve ter sido tão alta no Japão quanto durante o período no qual o anime esteve no ar :P.

A série acompanha o crescimento dos personagens e até Kaede tomar coragem pra se declarar à Setsu (ou ele reparar nas intenções da garota), muita coisa rola. Pena que não vamos jamais conferir a história na íntegra, pois o desinteresse no Cartoon na série matou essas possibilidades. Com sorte, uma caneca mágica com chocolate quente pode fazer uma fada aparecer na sua frente e você poderá desejar que alguma editora traga o mangá pra cá… Só assim mesmo. =(

Mirmo no Brasil
No começo dos anos 2000, a ShoPro Entertainment representava nos EUA os interesses comerciais diretos de sua matriz japonesa – fundada em 1967, e responsável pela representação das propriedades da poderosa Shogakukan que tem o “dedo” em mais da metade dos animes que você conhece. De olho no mercado americano (incluindo aí o latino), a empresa abriu o escritório nos EUA e disponibilizou animes como Inu Yasha, Hamtaro, Sonic X, Megaman NT Warrior, Corrector Yui e Mirmo! Em 2009, a empresa e a VIZ passaram a ser uma só, até porque já representavam em conjunto algumas séries como Zatch Bell, por exemplo.

Mirmo foi adquirido pelo Cartoon Network junto de Inu Yasha, mas a estreia da série por aqui se deu apenas em 2005. O anime ocupou temporariamente o saudoso horário da “faixa shoujo” que o canal mantinha em suas tardes. Não demorou muito e foi limada para o começo das manhãs e patinou por alguns outros horários (incluindo aí, domingo às 6:30h!) até que ganhou uma nova chance no Boomerang em 2007. Fora do ar desde 2008, a série sem dúvidas foi um dos animes mais “castigados” na fase de transição do Cartoon para o que ele é agora.

A versão distribuída na América Latina teve as masters originais japonesas, o que garantiu a ausência de cortes no anime e em alterações sem necessidade, como as da versão do Cartoon americano. A dublagem foi realizada na Cinevídeo (de Hamtaro, Cyborg 009, o remake de Astro Boy e mais um monte de animes) no Rio de Janeiro, que conseguiu fazer um trabalho excelente, como em todos os animes que passaram por lá. Mirmo teve a inesquecível voz de Marisa Leal, que fez o Baby da Família Dinossauros e dublou a oficial Rena em Ultraman Tiga e a Laura, dona do Hamtaro. O rival de Mirmo, Yashichi teve a voz de Fernanda Fernandes, a Aeka de Tenchi Muyo e a Vampira em X-Men Evolution.

A abertura e o encerramento da série foram cantados pela dubladora Christiane Monteiro que cantou a clássica (e grudenta) musiquinha de encerramento de Tenchi Muyo (…me abrace, me beije, o tempo não paaaara…XD). A abertura até ficou bonitinha, mas é de dar convulsões em qualquer diabético (hihihi) por causa da letra. O encerramento, por ser lento, não caiu muito bem com a voz da moça mas nem o original japa é legal.

A Creative Licensing representava a marca no Brasil, e deve ter ficada frustrada, pois não tivemos conhecimento de qualquer produto da série lançado no mercado. Através de sua assessoria, o Cartoon anunciou em 2006 que tinha adquirido episódios inéditos da série (referentes à 2ª temporada), mas se isso realmente procede ou foi uma informação equivocada não temos como precisar. O fato é que se tais episódios foram comprados, os mesmos nunca chegaram a ser dublados.

Enquanto no Brasil Mirmo foi só mais um anime entre tantos exibidos numa fase saudosa do Cartoon Network, na Espanha a série teve todas as 4 temporadas apresentadas e é relativamente famosa por lá.

Uma pena que Mirmo não tenha ganhado uma oportunidade na tv aberta. É um anime rico de características irrestívetíveis para conquistar a atenção de qualquer um que curta o gênero shoujo, mas também ganha a simpatia de quem quer se distrair um pouco com um anime divertido, acima de tudo.

Checklist de Episódios
01. A Chegada de Mirmo
02. Rirumu está apaixonada por mim?
03. Ninja Yashichi entra em ação
04. A dieta mágica da Kaede
05. A grande aventura da mini-mini Kaede
06. Amor roubado?
07. Consertaremos o amor!
08. Mirmo contra Murumo
09. Kaoru, o jovem filho de uma família rica
10. Batalha de amor a quatro
11. Retorne imediatamente!Papai está vindo.
12. Rima,Mogu,e…
13. Um dia de muito cansaço
14. O fracasso de Mirmo
15. A gangue Warumo.Que ruim!
16. Kaede visita a casa do MIRMO!
17. O presente da Tribo Gaia
18. É o verão!É o mar!Sou Kaoru
19. Magia,Fogos de Artifícios e o avô;
20. Mirmo atacado!
21. Pego na mansão mal assombrada?
22. O primeiro amor de Yashichi
23. Rima a vidente!
24. Murumo com cárie
25. O Bando Warumo contra-ataca!
26. Tenho que salvar a aldeia Mirmo!
27. Vamos para a academia Muglox!
28. Atleta em dose dupla
29. A data importante de Rirumu
30. O Mirmo junta-se aos Warumo.
31. Olá sou o Kinta!
32. A rival de Murumo, Popi chegou!
33. Adeus, Azumi!
34. A caçada ao demônio Momotauro
35. Estrela de cinema…Setsu?
36. Capturem Mirmo!
37. Mirmo contra o Mirmo mecãnico
38. Deixa com a gente…éhhh!
39. Eu não sei o que é!
40. Férias de Inverno!
42. A tangerina Kotashi
43. Kinta outra vez!
44. Façam o melhor,fadas!
45. Otome e o chocolate do pânico
46. As três crianças da notícia
47. É mesmo?
48. O caderno de desenho muglox
49. A batalha emocional de Kaoru!
50. Derrubando Mirmo no passado!
51. O mundo muglox congelado no tempo
52. Mexa-se, aldeia Mirmo!

[/div][div coluna2]

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=HW4j9y1RTzw 255 214]

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=jynLwEiN-Sk 255 214]


[/div]