vegeta

Na tarde de hoje muitos foram surpreendidos com o anúncio do lançamento de 12 DVDs do anime Dragon Ball Z (aparentemente os filmes, já que foi essa a quantidade de VHS lançados em bancas via Editora Abril) pela empresa USA Filmes (quem?). De acordo com o Blog do Jotacê, que divulgou o título entre os lançamentos para o mês de maio, cada disco custará R$ 19,90 e tem previsão para chegar ao mercado dia 06 de maio.

Só que o buraco é mais embaixo. Estranhando a informação (e desconfiando da obscura empresa) entramos em contato com a Angelotti Licensing, detentora dos direitos da marca Dragon Ball Z no Brasil. O que todo mundo desconfiava foi confirmado: trata-se de um material pirata, sem autorização do agente licenciador e muito menos da Toei Animation, que será informada do acontecimento para que possa tomar as medidas legais.

Novamente, nos deparamos com mais pirataria, mais ilegalidade. São empresas que lançam DVDs sem autorização (algumas usando “selos fachadas”), canais de tv colocando no ar séries e desenhos sem terem os direitos dos mesmos, eventos de porte internacional lucrando horrores com DVDs “genéricos” de animes licenciados e um monte de outras situações inaceitáveis (ao menos em países sérios). Quando será que o tais “empresários” vão enxergar que só prejudicam o mercado? E o mais importante: quando é que as autoridades tomarão alguma providência?