hg

Depois de colocar no mercado brasileiro alguns mangás e manwas, a editora NewPOP prepara-se pra fazer seu primeiro investimento em quadrinhos nacionais. Está marcado para outubro o lançamento de Hansel & Gretel (os nomes originais de Joãozinho e Maria no conto dos Irmãos Grimm), série feita pelos brasileiros Douglas MCT (roteiro) e Ulisses Perez (arte).

Como não poderia deixar de ser, H&G possui arte e narrativa baseados nos quadrinhos japoneses e será publicada em 3 edições com aproximadamente 160 páginas cada. Confira o release abaixo para mais informações sobre o formato além de detalhes da história e personagens.

Sinopse
Hansel e Gretel são gêmeos univitelinos e albinos, que começam a trama com 13 anos. Sua ligação é tamanha, que mesmo distantes, podem sentir-se.

Num passado trágico, quando mais crianças, foram supostamente abandonados pelo pai no Bosque de Sidh, uma floresta gigantesca daquela região de mesmo nome. Passaram semanas perdidos, com fome e frio, até avistarem uma bela e visualmente acolhedora casa com tijolos de chocolate, janelas de caramelos, porta de biscoito, telhados de mel… E uma senhora, aparentemente simpática, disposta a cuidar dos dois pequerruchos.

Não demorou muito para as máscaras caírem. A mulher se mostrou uma velha antropófaga, que aprisionou Hansel e o forçou a se alimentar de guloseimas para que engordasse e então pudesse comê-lo futuramente. Para lhe ajudar, tornou Gretel sua empregada. No processo, a garota foi petiscar alguns doces, mas não sabia que aqueles tinham ácido no recheio… E hoje usa próteses dentárias e uma língua artificial.

Seu irmão quase foi devorado pela velha, mas foi salvo por ela a tempo. Ainda sim, no que antes eram partes do lombo do garoto, agora placas metálicas cobriam o que faltava. Seu coração atualmente é feito de uma estrutura mecânica e funciona movido a vapor – outras das invenções da menina.

Com sua algoz morta, os dois vão em busca do pai, para resolver assuntos pendentes. Gretel quer conversar com ele, reconstruir a família e viver em paz. Hansel já tem propósitos extremamente opostos aos da irmã: o rapaz quer encontrar o pai para matá-lo. Afinal o homem os abandonou na floresta e eles passaram por tudo aquilo. Ou será que não?

Depois de uma vaga investigação, os gêmeos conseguem encontrar algumas pistas mais concretas, que os levam para a metrópole daquela região: Echtra, uma cidade industrial, movida a ferro e vapor, por forças militares, religiosas e da Ciência.

Em sua jornada, em busca de mais pistas do pai (que eles já sabem estar lá), deparam-se com outras figuras que também remetem aos contos de fadas. A primeira é Lilita Redcap, uma garotinha de 10 anos, bem kawaii, mas que possui uma força e agilidade incomuns. Ela vem de uma família humilde que mora próxima a um cais. Seu pai é um lenhador e sua mãe uma auxiliar em manutenção de máquinas, ambos aposentados. Também possui seis irmãos mais velhos (e excêntricos), que são Guardas da Força Marinha da cidade. Uma característica em comum entre o clã Redcap, é que todos possuem uma pintinha abaixo do olho direito.

Mas não demora muito para a dupla de albinos ajudar a garotinha, que é acusada de ter matado a própria avó, quando foi levar remédios para ela. Caçada pelos próprios irmãos, Lilita vai morar no Caranguejo Vermelho, o mesmo albergue onde os gêmeos se instalam.

O Circo de Horrores é outro lugar onde eles encontram mais pistas do paradeiro do pai, com ajuda da excêntrica e bela Dorothy Gale, que além de apresentadora do espetáculo, também trabalha como balonista para turistas ricos. A moça de 18 anos, uma simpática ruiva de dotes avantajados, possui três bizarras criaturas como grandes companheiros: o magricela Bedervet, o construto HL-07, e o covarde Ortro. Ao longo da série, Dorothy acaba tendo uma admiração tremenda por Hansel… Mas também por Gretel!

Outros dois personagens que prometem mudar o conceito de “casal” são Sofia e Robin. Sofia Goldynn é uma moça de belos cachos dourados que trabalha como dançarina num cabaré e é caçadora nas horas vagas, tem 20 anos. Muito mal-humorada e rabugenta, matou três ursos que a atacaram no passado, empalhou e os pendurou sobre a porta da sala. Já Robin de Locksley é um Mercenário de 25 anos, vindo de Tir (cidade vizinha a Echtra), muito sério e frio, porém com um bom coração (e possui uma moto maneira). Extremamente habilidoso, se torna perigoso no manejo de sua besta. Vem até a metrópole com o intuito de caçar um dragão, que descobre em pesquisas ser um mal terrível, que pode acabar com toda a existência e seu surgimento será no centro de Echtra. Mas seria mesmo um… “dragão”?
Para finalizar o quadro de personagens, temos Seth, um felino humanóide, que não fala, mas é um exímio espadachim. Surge do nada e promete proteger os gêmeos com sua vida. Qual seriam suas reais intenções…?

Paralelo a toda a trama dos irmãos, há uma jovem de 16 anos, bela, porém perturbada, de nome Alice Liddell, que sempre teve pesadelos e sonhos estranhos, que de certa forma refletiam sua realidade. Transtornados, seus pais a levaram para os Laboratórios Oz, onde a garota passou por experiências estranhas e saiu de lá com seqüelas… Isso, há 3 anos. Atualmente ainda mora na mansão com a família, mas é anti-social e seu único amigo é Frost, um coelho imaginário, sempre neurótico com as horas. Alice não sabe, mas seus sonhos estão ligados com o destino do mundo…

Em Oz, muito da política de Echtra acontece. É nas entranhas deste lugar que surgem cientistas com experiências bizarras e sacerdotes obcecados por cultos antigos. Os militares são apenas marionetes nas mãos deles.
Estaria o pai de Hansel e Gretel envolvido com Oz?

Wendy Darling é uma jovem senhora de 36 anos, que reside num asilo, depressiva e sem a família. Os filhos a deixaram lá. No passado se relacionou com um Demônio do Vento que acreditava ser um elfo, de nome Pan. Peter Pan. Ela guarda segredos que podem ser a chave para a busca dos irmãos albinos. Pan era uma criatura que veio de uma Terra paralela, criando um mundo ilusório dentro de um orfanato abandonado, de onde surgiram criaturas oníricas, entre elas sereias, índios e piratas! Da relação incomum dela com Pan nasceu Pedro, que logo foi seqüestrado por Gancho, o capitão pirata “criado” pelo seu algoz, com o intuito de se vingar de Peter capturando seu filho. Mas o Demônio do Vento havia morrido meses antes, devido a uma praga.

De qualquer forma, o garoto foi criado de forma rude e dura, herdando a Sombra que seu pai controlava – e da qual passou a controlá-lo. Meio-humano meio-demônio, Pedro é um nefilin de 13 anos, adotou o nome Turpis, matou Gancho e voltou para Echtra, em busca da Flauta de Pan, para propósitos ainda maiores, que poderá fazê-lo colidir com os gêmeos de forma brusca! Capaz de controlar e atravessar as sombras, este rapazinho será o algoz do 1º Arco de desventuras dos jovens irmãos. E tem muito mais!

Os Criadores
Os mangakas responsáveis pela obra são: Douglas MCT (Roteirista de H&G), escritor com um livro lançado em 2008 e mais dois para este ano, já foi diagramador e Designer Gráfico. Além disto, atuou por quase 4 anos como roteirista dos quadrinhos da Turma da Mônica, além de já ter ganho alguns prêmios literários e roteirizado uma animação. Atualmente trabalha como roteirista para games, animações e quadrinhos, profissionalmente.

O outro é o famoso entre os otakus brasileiros, Ulisses Perez (Desenhista de H&G), que já desenvolveu as três edições especiais de Combo Rangers, desenhou para a revista Pokémon Club, fez designer ilustrativo para edições antigas da Anime>Do, além de ter sido o Ilustrador Oficial de personagens e séries como Pokémon, Card Captor Sakura e Dragon Ball para editoras detentoras dos direitos de publicação no Brasil, ex-colunista de uma seção da Smack, entre outros trabalhos plenamente primorosos.

Juntos, a dupla criou uma história que mescla o gênero Steampunk com Fantasia, conhecido como Fantasia Screampunk.

Personagens
Hansel: Arrogante e orgulhoso, tem 13 anos e dois braços-extras acoplados abaixo dos membros originais, que usa para brigar – algo que adora fazer sempre que pode. Forte e ágil, Hansel é revoltado por tudo o que passou e quer encontrar o pai para matá-lo. Ama muito sua irmã e começa nutrir sentimentos por Alice, ao conhecê-la. Seu coração é movido a vapor, mas mesmo assim é um bom garoto, ainda que adore arranjar confusão. Um conselho: jamais o chame de “caipira”, ele fica possesso!

Gretel: Irmã gêmea de Hansel, é serena, tranqüila e ponderada, as vezes até sarcástica. Autodidata, aprendeu a construir e consertar qualquer coisa mecânica em seu tempo de cativeiro na Casa de Doces. Usa bonecos de corda como explosivos. Sua língua é um chicote e seus dentes são de aço, e mesmo assim só usa suas habilidades em casos extremos. Quer reencontrar o pai para reconstruir a família, o que é um propósito que difere do irmão, e isso pode, inevitavelmente, colocá-la em conflito com Hansel.

Lilita Redcap: Menininha de 10 anos, pequena e muito esperta, é super-forte e não tem controle sobre isso, mas se diverte. É de família humilde e possui 6 irmãos excêntricos, Militares que passam a caçá-la quando descobrem que ela matou a própria avó… Ainda que acidentalmente. Amaldiçoada, Lilita é a sétima filha de um sétimo filho, uma licantropa, que se transforma quando fica nervosa. Muito ingênua e inocente, passa a morar com os gêmeos. Tem uma joaninha de estimação chamada Jojo.

Alice Liddell: Uma bela moça de 16 anos, que devido seus sonhos constantes e estranhos, foi internada nos Laboratórios Oz três anos antes da série iniciar, passando por uma terapia que envolvia alucinógenos e espelhos. De volta a sua mansão, tornou-se anti-social e com sintomas de agorafobia. Seu único amigo é Frost, um coelho imaginário.

Seth: Felino humanóide, não fala, mas se comunica através de recadinhos ou linguagem corporal. Extremamente habilidoso no uso de sua gigantesca espada, passa a proteger os gêmeos mesmo que eles não queiram. Seus motivos são desconhecidos. Além disso, usa enormes botas, que aumentam sua agilidade.

Robin de Locksley: Homem forte, belo e honrado, tem 25 anos e atua como Mercenário para Tir, cidade vizinha a Echtra. Muito habilidoso no uso de sua besta, vai para a metrópole com o intuito de destruir um “dragão”, de uma profecia. Apaixona-se por Sofia e passa a ter uma relação conturbada e cômica com ela. Inicialmente, tentará caçar a cabeça dos gêmeos, postas a prêmio na região.

Sofia Goldynn: De cachos dourados e uma beleza oculta por suas más vestes, Sofia tem 20 anos e é muito rabugenta. Dançarina do Cabaré Prismal de Echtra, adora caçar nas horas vagas e começa a namorar Robin quando este chega em sua cidade. Fumante inveterada, também sofre com o alcoolismo. Possui 3 cabeças de ursos empalhados sobre a porta.

Dorothy Gale: Tem 18 anos e é apresentadora do Circo de Horrores. Também trabalha como balonista para Oz, transportando turistas da burguesia. Extremamente simpática e feliz, possui dotes físicos avantajados que levam qualquer homem a loucura. Tem um poodle micro-toy chamado Totó e 3 bizarros companheiros. Ajudará os gêmeos com pistas.

Turpis: Filho de Wendy Darling com Peter Pan, criado por Gancho e dominado pela Sombra herdada do pai morto, Turpis é um nefilin controlador das sombras, que escapa de um mundo onírico para a nossa realidade, em busca de vingança e de um objeto encantado, com propósitos cruéis que o farão entrar num perigoso conflito com os irmãos albinos!

Gênero: Mangá Shonen Nacional
Roteiros: Douglas MCT
Desenhos: Ulisses Perez
Editora: NewPOP
Páginas: 164
Formato: 12,7 x 18,9 cm – papel prisa-brite (miolo P&B), capa cartonada em cores
Volumes: 3
Lançamento: Outubro/2009 – durante o Fest Comix
Blog: http://hanselgretelmanga.blogspot.com

[Via release]