Enquanto o mercado de animes no Brasil não deslancha, a situação é diferente no que se refere aos mangás. A cada dia mais editoras entram no filão e a mais nova integrante desse time é a gaúcha L&PM. A tradicional editora já é uma velha conhecida do público que curte obras mais cults e tem em seu catálogo de livros de bolso séries como Snoopy, Turma da Mônica, Dilbert, Garfield e Hagar, entre outras.

Sua primeira investida no mercado de quadrinhos orientais se dará no segundo semestre com o lançamento de Boken Shonen e Solanin, dois seinens.

Boken Shonen (ou Bouken Shounen), de um único volume, saiu na antologia Big Comic Original entre 1998 e 2006. Trata-se de uma coletânea de 7 histórias criadas por Mitsuru Adachi e talvez seja essa a maior importância do título por aqui: ser o primeiro material de um dos mangakás mais conhecidos do Japão a ser publicado no Brasil. Pra quem não ligou o nome, Adachi é o autor do clássico Touch, um dos mangás esportivos de maior sucesso em todos os tempos. Recentemente trabalhou no bem sucedido Cross Game que teve uma versão em anime e foi encerrado a pouco tempo. Neste volume espere histórias um pouco mais sérias, envolvendo o psicológico, o misticismo e a cultura japonesa num título bastante maduro.

Já Solanin foi criado por Inio Asano e publicado entre 2005 e 2006 na antologia Young Sunday. A história de dois amigos que vão morar juntos após o termino da universidade rendeu 2 volumes encadernados e ganhou recentemente um filme live-action. Chegou a ser indicado para dois prêmios, um japonês e um americano. Asano é conhecido pelos seus trabalhos mais pesados, onde discute os sentimentos e vida das pessoas, em especial reflete sobre a existência. Apesar de ser um pouco psicológico, o mangaká da mais força ao drama e à tragédia. É um autor “cult” que entrou no mercado em 2001, mas desde então tem produzido obras muito maduras e de ótimo gosto.

Segundo a L&PM ambos os títulos sairão com a leitura oriental.