Em uma iniciativa da Universidade de Meiji, dona de um enorme acervo de mangás, os quadrinhos japoneses em sua língua original estarão disponíveis para consulta e estudo na Universidade de São Paulo e também na Universidade Federal do Amazonas.

O acordo foi fechado entre a instituição japonesa e o Centro de Estudos Japoneses Teiiti Suzuki, localizado na Casa de Cultura Japonesa da USP desde 1976 (mas atuando desde 1968). Foram recebidos 2 mil títulos, onde se destaca o clássico fenômeno Dragon Ball, obra que inaugurou junto com Cavaleiros do Zodíaco a publicação de mangás no Brasil no sentido de leitura oriental no ano 2000. O contato foi possível graças a Masato Ninomiya, doutor pela Universidade de Tóquio que chegou a lecionar na Universidade de Meiji. Ele é professor do Departamento de Direito Internacional da Faculdade de Direito da USP.

No momento os mangás estão sendo catalogados e logo estarão disponíveis para consulta na biblioteca do Centro de Estudos Japoneses na USP. Parte do material será doado para a UFAM, que há pouco tempo abriu a habilitação em japonês para o curso de Letras.

Mais detalhes você confere na matéria do Jornal da USP.