O (que parece ser o) capítulo final de Saint Seiya Episode G: Assassin, mangá de Megumu Okada inspirado na obra original de Masami Kurumada, foi publicado esta semana no Japão em edição digital no Manga Cross, site de mangás administrado pela editora Akita Shoten.

Apesar disso, a página final dá a entender que um novo arco ambientado no mesmo universo de Episódio G já está em planejamento, sucedendo portanto as séries Cavaleiros do Zodíaco: Episódio G (2002-2013) e Episode G: Assassin (2014-2019). Todavia, ainda não há detalhes, nem uma previsão de quando este terceiro segmento possa começar a ser publicado.

O capítulo 118, que encerra mais um spin-off d’Os Cavaleiros do Zodíaco, está disponível para leitura gratuita na íntegra (somente em japonês) e possui todas as páginas coloridas (confira aqui).

Saint Seiya Episode G: Assassin – Capítulo 118 (Final) | Via: Manga Cross

Saint Seiya Episode G: Assassin se passa após os eventos narrados em Episode G, e coloca o Cavaleiro de Ouro Shura de Capricórnio como protagonista, desta vez enviado para uma missão de assassinar um misterioso ser localizado no Japão. Paralelamente, Aioria de Leão é ordenado pelo Grande Mestre a matar Shura.

O mangá começou a ser publicado nas páginas da revista Champion RED Ichigo em abril de 2014, até ser transferido para o Manga Cross em agosto do mesmo ano, após o cancelamento da revista. Possui 15 volumes encadernados lançados até o momento no Japão.

No Brasil, apenas a primeira série (Cavaleiros do Zodíaco Episódio G) foi lançada pela Editora Conrad, que publicou todos os 20 volumes principais, faltando somente o volume zero que contava uma história solo de Aioros de Sagitário, originalmente lançado junto ao volume 14.

[Via Anime News Network]


Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) estrearam nas páginas da revista japonesa Weekly Shonen Jump em dezembro de 1985. De autoria de Masami Kurumada (Bt’X, Ring ni Kakeru), a trama rendeu uma versão animada em 1986 pela Toei Animation (Dragon Ball, Sailor Moon), patrocinada diretamente pela Bandai, que marcou época com os bonecos derivados que vestiam armaduras de metal.

A história narra a saga de um grupo de jovens que protegem a Terra guiados por Saori Kido, a reencarnação da deusa Atena. Treinados desde crianças, órfãos de todos os cantos são recrutados para vestirem armaduras mitológicas, baseadas nas constelações.

Exibido no Brasil a partir de setembro de 1994 na extinta Rede Manchete, foi um fenômeno comercial que abriu porta para as animações japonesas no país. A série clássica foi reprisada anos depois pelo Cartoon NetworkBandPlay TV, e teve passagem recente em alta definição pela Rede Brasil de Televisão. A Crunchyroll também disponibiliza a série por streaming, com dublagem. Foi lançada por completo em DVD pela PlayArte, que atualmente produz a versão em Blu-ray.

O mangá original foi publicado por aqui pela primeira vez no fim de 2000, pela Conrad Editora. Ganhou nova edição pela mesma empresa e depois pela Editora JBC, que publica atualmente uma edição de luxo, Cavaleiros do Zodíaco: Kanzenban.

Saint Seiya gerou vários derivados entre animações e quadrinhos, sendo continuações ou spin-offs. Entre os mangás, os títulos Episódio G (Conrad), Lost Canvas, Next Dimension e Saintia Shô (JBC) foram publicados no Brasil. Entre os animes, Os Cavaleiros do Zodíaco Hades (2002), Saint Seiya: The Lost Canvas (2009), Os Cavaleiros do Zodíaco: Ômega (2012), Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma de Ouro (2015, apenas legendado) e Saintia Shô (2018) também foram exibidos. Em julho de 2019, foi lançada a 1ª parte do remake produzido pela Netflix junto ao estúdio Toei Animation, intitulado de Saint Seiya: Os Cavaleiros do Zodíaco.