O app LINE Manga anunciou no último sábado (01) que o mangá Star Wars: Leia Oujo no Shiren (Star Wars: Provações da Princesa Leia, em tradução livre) voltará do hiato no próximo sábado, dia 08. O mangá começou a ser publicado em maio de 2019 e conta com apenas 1 volume encadernado até o momento, sofrendo algumas curtas pausas, mas entrou em hiato por tempo indefinido há mais de um ano, em janeiro de 2020.

A obra adapta o livro Star Wars: Leia – Princesa de Alderaan, de Claudia Gray, publicado em 2017. No Brasil, o livro foi lançado pelo selo Universo Geek da editora Universo dos Livros, mas o mangá permanece inédito.

Segundo o app, a obra entrou em hiato pois Haruichi, mangaká da obra, precisava cuidar de sua saúde. Além de Leia, Haruichi roteirizou e desenhou o capítulo I, Droid, do mangá The Legends of Luke Skywalker – The Manga (As Lendas de Luke Skywalker – O Mangá, em tradução livre).

Porém, enquanto um volta, outro dá um tempo. Star Wars Rebels (Star Wars Hanransha-tachi, no original), de Akira Aoki entrará em hiato por “pouco tempo” devido a questões pessoais. O mangá é publicado desde 2009 e conta até o momento com 2 volumes encadernados e adapta a animação homônima, transmitida entre 2014 e 2018. No Brasil, a série foi exibida pelo Disney XD e atualmente integra o catálogo do Disney+.

Mangás de Star Wars não são novidades e no Brasil já tivemos alguns lançados no passado, todos sendo adaptações da série de filmes criada por George Lucas. Em 2002, a editora JBC trouxe as adaptações dos filmes:

  • Uma Nova Esperança, de Hisao Tamaki (2 volumes no Japão);
  • O Império Contra-Ataca, de Toshiki Kudo (2 volumes no Japão);
  • O Retorno de Jedi, de Shin-ichi Hiromoto (2 volumes no Japão);
  • A Ameaça Fantasma, de Kia Asamiya (1 volume no Japão).

A editora dividiu cada volume japonês em 2 edições, o famoso formato meio-tanko. Em 2016, a editora Abril relançou os mangás Uma Nova Esperança e O Império Contra-Ataca, dessa vez seguindo o número original de volumes e com onomatopeias espelhadas.


Fonte: ANN