Em live ontem (01), a editora Pipoca & Nanquim divulgou o lançamento de dois mangás de Goseki Kojima, autor de O Lobo Solitário junto com Kazuo Koike, para este ano: Kogarashi Monjirou (Cold Wind Monjiro), previsto para julho, e A Lenda de Musashi (Miyamoto Musashi), programado para setembro.

imagem: capa do mangá de monjiro.

Divulgação: Goma Books.

Kogarashi Monjirou, que se traduz como Monjiro do Vento Gélido, é uma série de 15 livros de Saho Sasazawa iniciada em 1971, com lançamento pela editora Koubunsha. Ela foi parcialmente adaptada em dorama (1972-1973) e em filme (1993).

Na trama, Monjiro Kogarashi é um apostador relativamente profissional, que viaja pelo Japão durante a era Edo (1603-1867) — um dia, ele é acusado de um crime cometido por um amigo, e exilado na ilha Hachijou. Quando seu amigo quebra o silêncio, protestanto pela inocência de Mojiro, tudo muda.

A adaptação de Kojima foi seriada em 1972 na revista Manga Tengoku, da Geibunsha, compilada em tomo único em 1973. Essa obra foi reimpressa duas vezes: em 2003 pela Leed e em 2009 pela Koike Shyoin.

imagem: capa de volume 1 digital de miyamoto musashi.

Divulgação: Group Zero.

Miyamoto Musashi é um mangá mais difícil de rastrear: informações em sites de vendas/leilões entre pessoas físicas indicam que a primeira versão saiu em 1985, pelo selo Action da Futabasha — provavelmente tendo seriação na Action Magazine antes disso. Já catalogações japonesas indicam o lançamento de uma versão em 1995 pela editora Kasakura, e a Amazon japonesa lista um (re)lançamento pela Futabasha em 2003 e uma versão ebook pelo Group Zero, de 2020.

A história, com roteiro de Mamoru Sasaki, é mais uma das diversas versões da vida de Miyamoto Musashi, emblemática figura samurai do século XVII.


Fonte: Pipoca & Nanquim


Agradecimentos ao perfil do BBM no Twitter pela ajuda a descobrir a origem do mangá.