Disponível desde o fim de abril de 2022, o jogo para dispositivos móveis Echoes of Mana terá os serviçso encerrados em 15 de maio, ficando pouco mais de um ano no ar — as vendas de cristais se encerraram no dia 13 de fevereiro (hoje).

A nota oficial diz o seguinte, em tradução livre:

“Agradecemos por jogar Echoes of Mana.

Lamentamos informar que tomamos a difícil decisão de descontinuar os serviços do aplicativo em 15 de maio, às 6h00 (UTC) [3h00 no horário de Brasília].

Do time de produção do jogo, pedimos desculpas pelo anúncio abrupto e estamos profundamente agradecidos pelo apoio que recebemos dos jogadores.

Desde o lançamento de Echoes of Mana em 27 de abril de 2022, buscamos entregar uma experiência diária incrível e prazerosa de jogo, de forma que cada dia pudesse superar o anterior. Contudo, concluímos que seria difícil manter a experiência e, portanto, decidimos encerrar o serviço.”

O game foi comemorativo dos 30 anos da série, incluindo personagens e locais dos primeiros jogos, com um gameplay típico de MMO para celulares. O jogador pode escolher entre um protagonista masculino (Quilto/Kiruto) e feminino (Quilta/Kirute).

A franquia Mana começou em 1991 com o lançamento de Final Fantasy Adventure (Seiken Densetsu: Final Fantasy Gaiden) em 1991 para o Game Boy. De lá para cá, foram vários jogos, sendo o mais recente Rise of Mana (2014), também lançado primeiramente para celulares, mas apenas no Japão.

Talvez seja hora da Square Enix parar de investir em jogos mobile, ou ao menos repensar o modelo de produção?


Fonte: Gematsu