Há algumas semanas, relatamos que o museu de Go Nagai em Wajima, na província de Ishikawa, foi assolado por um incêndio após terremotos na região — veículos japoneses agora noticiam que, segundo a administração, manuscritos originais e ilustrações do autor não foram destruídos pelo incêndio.

O acervo contava 109 ilustrações e manuscritos, e 25 estátuas ou estatuetas ligadas a obras do autor. A condição de cada um está sob investigação — não ser destruído pelo fogo (em japonês, a frase é “confirmaram que ainda existem, sem terem sido totalmente queimados/destruídos pelo fogo”) não significa que não houve nenhum dano aos materiais.

imagem: foto de operação de resgate de materiais em museu do go nagai, com time retirando estátua de mazinger z do local.

Reprodução: Sankei.

O museu foi aberto em 2009 e, além dos originais, era marcado pela presença de uma estátua de Mazinger Z em escala 1/9. Nagai é autor de séries como Mazinger Z, Devilman, Cutie Honey, Grendizer e mais — ele informou que doará 10 milhões de ienes (332 mil reais) para a cidade, que é sua terra-natal.


Fonte: Sankei