Segundo o Wall Street Journal, Shigeichi Negishi, um dos inventores do karaokê, morreu no dia 26 de janeiro — ele tinha 100 anos e faleceu por causas naturais. De acordo com o jornal, ele foi o primeiro a automatizar e comercializar aparelhos para cantar, mas nunca patenteou a criação.

Ele criou a Sparko Box, que saiu no mercado em 1967, reconhecida como a primeira máquina de karaokê pela Associação Industrial de Karaokê do Japão — ainda segundo o WSJ, os inventores do karaokê são 5 japoneses que criaram aparelhos para cantar, um independente do outro (ou seja, os cinco desconheciam os trabalhos uns dos outros), entre 1967 e 1971.

Fundador de uma empresa de montagem de elentrônicos, ele teve a ideia, em 1967, de ligar um microfone, um autofalante, e um leitor de fita cassete para tocar um instrumental, pois gostava de ficar cantando. Vendo o potencial comercial do aparelho, eventualmente ele colocou cerca de 8 mil Sparko Boxes em estabelecimentos japoneses, mas deixou o ramo em 1975.

Apesar disso, é o músico Daisuke Inoue mais conhecido por inventar o karaokê — ele colocou no mercado, em 1971, a 8 Juke.


Fonte: Japan Times