Desde o último dia 4 de junho, a gravadora Nippon Columbia disponibilizou enfim, via plataformas digitais, uma coletânea de músicas de todas as 17 séries da franquia Metal Hero — produções tokusatsu que têm Jaspion e Jiraiya como os títulos mais populares no Brasil.
A coleção de 4 partes foi lançada fisicamente no Japão entre 2003 e 2004, reunindo 213 músicas em 12 CDs, sob o título “Super Hero Chronicle Series – Complete Collection of Metal Hero Theme Songs and Insert Songs”. Estão incluídos todos os temas cantados, desde aberturas e encerramentos a canções de inserção dos episódios, incluindo intérpretes como Akira Kushida, Ichirou Mizuki, Takaiyuki Miyauchi, Ai Takano, Hironobu Kageyama e Isao Sasaki.
Spotify, Amazon Music, Apple Music e YouTube Music estão entre as plataformas que receberam as músicas. Para buscar pelos álbuns, é necessário colocar o título em japonês mesmo na busca, mas abaixo você pode acessar o link para as plataformas de cada parte.
Parte I (músicas de Gavan, Sharivan, Shaider, Jaspion e Spielvan)
Parte II (músicas de Jiraiya, Jiban, Winspector e Solbrain)
Parte III (músicas de Exceedraft, Janperson, Blue Swat, B-Fighter e B-Fighter Kabuto)
Parte IV (músicas de B-Fighter Kabuto, Kabutack e Robotack)
Êxito no Brasil
A franquia Metal Hero é, sem dúvidas, a mais popular do tokusatsu em nosso país. Das 17 séries, produzidas pela Toei Company entre 1982 e 1998, 10 foram transmitidas por aqui dubladas na TV em sua edição original (outras duas, B-Fighter e B-Fighter Kabuto, vieram de tabela pela adaptação americana Beetleborgs: Heróis por Acaso).
O segmento surgiu por acaso a partir do seriado Gavan (Space Cop, no Brasil), sem pretensões de se estender por uma “linhagem”. Com o grande êxito do programa no Japão, mais duas séries sequenciais foram produzidas, Sharivan (1983) e Shaider (1984), formando uma trilogia de policiais espaciais metálicos.
A partir de 1985, com O Fantástico Jaspion (a primeira da franquia exibida por aqui, pela extinta Manchete a partir de 1988), o horário dos heróis metálicos foi variando formatos na TV japonesa, sendo todos os títulos reunidos numa “franquia” por conveniência anos mais tarde. Na virada para os anos 2000, a linhagem foi substituída pelo renascimento dos Kamen Rider, graças ao sucesso de Kamen Rider Kuuga, sucedido até hoje por novos heróis motoqueiros e mascarados.
No Brasil, os seriados vieram todos fora de ordem cronológica, em meio a um “boom” de heróis japoneses na TV (todos queriam o seu, após o fenômeno de Jaspion). Foram exibidos por aqui, além de Jaspion: Jiraiya, Jiban, Gavan, Shaider, Sharivan, Spielvan, Metalder, Winspector e Solbrain.
Fonte: Oricon
O Rio Grande do Sul segue em situação de calamidade pública, passando por uma das piores tragédias da história do estado, após fortes chuvas e enchentes que permanecem em algumas regiões. O governo estadual reativou o PIX do “SOS Rio Grande do Sul”, criado ano passado, quando o estado foi também assolado por fortes chuvas, para receber doações que serão direcionadas para dar apoio humanitário às vítimas. Para ajudar, doe pela chave CNPJ 92.958.800/0001-38.
Alternativamente, há outras opções de doação, que também trabalham com ajuda premente, como a Vakinha (Movimento SOS Enchentes) e as Cozinhas Solidárias, do MTST (oferece comida para desabrigados e necessitados). Os Correios estão recebendo doações de insumos (roupas, itens básicos, alimentos etc) para envio sem custo às vítimas. Se preferir, doe para outra instituição de sua confiança.
Siga e acompanhe as notícias do JBox também pelo Google News.
Muito bom.
Não uso esses app, mas legal ter pra quem curte.
Seria ótimo um financiamento coletivo para trazer essa coletânea física para o Brasil. Como fã da franquia, compraria.
Eu já há alguns anos essas músicas que eu baixei na internet via torrent
Desde a semana que eu estava escutando, mas não tinha certeza se era um upload oficial. Depois de escutar canções de Kamen Rider da era heisei, o Spotify redirecionava para essas canções de Metal Hero. Eu deveria ter avisado a equipe do Jbox ^^"
Delícias que já faziam parte das minhas playlists de origem torrencial junto com suas versões brasileiras. Uma pena as versões brasileiras estarem sempre fadadas ao esquecimento. Seriam um bom chamativo para eu assinar, já que por outros meios falta qualidade no som. Mas quem se importa com preservação, né? Muito provavelmente as gravações nem existem mais.
Fala amigo, bom dia! Vi que mencionou Kamen da era Heisei. Tu conhece bastante? Pergunto pq só conhecia o Black e comecei a assistir o Zi-o e estou curtindo muito. Tem alguma indicação da Heisei?
Assista Faizu , Agito e Kuuga.
Muito obrigado. Deus o abençoe
Não tem por onde.
Pra galera que tem Spotify, fiz o favor de "localizar" essas canções pra gente, criando playlist em álbuns, de cada série. Basta pesquisar no Spotify o nome do tokusatsu + "álbum completo".
De brinde, criei playlist separadas de Takayuki Miyauchi e Akira Kushida. Cada um contendo em média 3h30 de duração.
https://uploads.disquscdn.com/images/19910caaf8e1a500e0a403a569798f9e9ba530186928d5284d8d7e62f46210b5.jpg