Desde o último dia 4 de junho, a gravadora Nippon Columbia disponibilizou enfim, via plataformas digitais, uma coletânea de músicas de todas as 17 séries da franquia Metal Hero — produções tokusatsu que têm Jaspion e Jiraiya como os títulos mais populares no Brasil.

A coleção de 4 partes foi lançada fisicamente no Japão entre 2003 e 2004, reunindo 213 músicas em 12 CDs, sob o título “Super Hero Chronicle Series – Complete Collection of Metal Hero Theme Songs and Insert Songs”. Estão incluídos todos os temas cantados, desde aberturas e encerramentos a canções de inserção dos episódios, incluindo intérpretes como Akira Kushida, Ichirou Mizuki, Takaiyuki Miyauchi, Ai Takano, Hironobu Kageyama e Isao Sasaki.

Spotify, Amazon Music, Apple Music e YouTube Music estão entre as plataformas que receberam as músicas. Para buscar pelos álbuns, é necessário colocar o título em japonês mesmo na busca, mas abaixo você pode acessar o link para as plataformas de cada parte.

imagem: capa da 1ª coletânea de Metal Hero

Divulgação: Nippon Columbia

Parte I (músicas de Gavan, Sharivan, Shaider, Jaspion e Spielvan)

 

imagem: capa da 2ª coletânea de Metal Hero

Divulgação: Nippon Columbia

Parte II (músicas de Jiraiya, Jiban, Winspector e Solbrain)

imagem: capa da 3ª coletânea de Metal Hero

Divulgação: Nippon Columbia

Parte III (músicas de Exceedraft, Janperson, Blue Swat, B-Fighter e B-Fighter Kabuto)

 

imagem: capa da 4ª coletânea de Metal Hero

Divulgação: Nippon Columbia

Parte IV (músicas de B-Fighter Kabuto, Kabutack e Robotack)

 

Êxito no Brasil

A franquia Metal Hero é, sem dúvidas, a mais popular do tokusatsu em nosso país. Das 17 séries, produzidas pela Toei Company entre 1982 e 1998, 10 foram transmitidas por aqui dubladas na TV em sua edição original (outras duas, B-Fighter e B-Fighter Kabuto, vieram de tabela pela adaptação americana Beetleborgs: Heróis por Acaso).

O segmento surgiu por acaso a partir do seriado Gavan (Space Cop, no Brasil), sem pretensões de se estender por uma “linhagem”. Com o grande êxito do programa no Japão, mais duas séries sequenciais foram produzidas, Sharivan (1983) e Shaider (1984), formando uma trilogia de policiais espaciais metálicos.

A partir de 1985, com O Fantástico Jaspion (a primeira da franquia exibida por aqui, pela extinta Manchete a partir de 1988), o horário dos heróis metálicos foi variando formatos na TV japonesa, sendo todos os títulos reunidos numa “franquia” por conveniência anos mais tarde. Na virada para os anos 2000, a linhagem foi substituída pelo renascimento dos Kamen Rider, graças ao sucesso de Kamen Rider Kuuga, sucedido até hoje por novos heróis motoqueiros e mascarados.

No Brasil, os seriados vieram todos fora de ordem cronológica, em meio a um “boom” de heróis japoneses na TV (todos queriam o seu, após o fenômeno de Jaspion). Foram exibidos por aqui, além de Jaspion: Jiraiya, Jiban, Gavan, Shaider, Sharivan, Spielvan, Metalder, Winspector e Solbrain.


Fonte: Oricon


O Rio Grande do Sul segue em situação de calamidade pública, passando por uma das piores tragédias da história do estado, após fortes chuvas e enchentes que permanecem em algumas regiões. O governo estadual reativou o PIX do “SOS Rio Grande do Sul”, criado ano passado, quando o estado foi também assolado por fortes chuvas, para receber doações que serão direcionadas para dar apoio humanitário às vítimas. Para ajudar, doe pela chave CNPJ 92.958.800/0001-38.

Alternativamente, há outras opções de doação, que também trabalham com ajuda premente, como a Vakinha (Movimento SOS Enchentes) e as Cozinhas Solidárias, do MTST (oferece comida para desabrigados e necessitados). Os Correios estão recebendo doações de insumos (roupas, itens básicos, alimentos etc) para envio sem custo às vítimas. Se preferir, doe para outra instituição de sua confiança.


Siga e acompanhe as notícias do JBox também pelo Google News.