Paulo Henrique Alves Lima, conhecido artisticamente como Paulinho Lima, é ator, diretor de programas e diretor artístico. Como dublador, fez algumas pontas ainda criança em produções realizadas na Álamo durante a “efervescência” de seriados japoneses no fim dos anos 1980.

Nascido em 29 janeiro de 1977, em São Paulo, Paulinho tornou-se conhecido ao participar do programa Show Maravilha, de Mara Maravilha, no SBT. O jovem ator conheceu Mara em uma peça de teatro antes de ir para a televisão, e inicialmente atuou como o maquinista, que levava a apresentadora em um trenzinho, até passar a ser o seu assistente de palco. Em seguida, em 1990, integrou o grupo Os Marotos, uma reunião de rapazes que cantavam e dançavam e também serviam como assistentes de Mara. Permaneceu no conjunto até 1994, quando o Show Maravilha foi encerrado.

Em 1999, casou-se com Mara Maravilha, com quem se relacionou por 9 anos. Fora dos holofotes, tornou-se diretor de programas, com passagem expressiva na Record, onde esteve na produção do Programa da Tarde, e também montou uma produtora de vídeo. Em seguida, passou a comandar a direção artística da Rede Mais Família, emissora adquirida em 2020 por Rinaldi Faria, criador da dupla de palhaços Patati Patatá.

É irmão dos também atores e dubladores Mauro Eduardo Lima e Fábio Lima. Paulo não seguiu a carreira de dublagem, mas um de seus registros lembrados é na versão da S&C São Paulo para o filme Mary Poppins, onde dublou o personagem Michael Banks.


Filmografia em dublagem de produções japonesas

  • 1989 – Comando Estelar Flashman (série de 1985) | Kazu (ep. 24) | Filho da Sra. Kashima 2 (ep. 26) | Menino 1 (ep. 28) | Criança (ep. 32)

Fontes consultadas: TV História, Purepeople [1] [2], UOL, A Memória da Dublagem, Instagram