bakumatsu

Período Edo. Uma época que assim como as outras está sujeita a desastres, sejam de ordem natural ou não. Manjiro leva a vida ajudando a população em problemas cotidianos, sendo uma espécie de faz tudo por alguns trocados.

Seu maior problema: gastar o pouco que ganha com jogos, o que o faz chegar no final do dia sem um trocado em casa. Isso irrita sua irmã, que mora sob o mesmo teto e atua como sua secretária quando ele está ausente.

Mesmo parecendo um vagabundo, Manjiro tem um segundo emprego que poucos sabem: ele faz parte de um grupo que busca libertar o povo das opressões e conspirações dos mais poderosos.

Não só isso. O rapaz recupera tudo que é tomado e devolve para a população, uma espécie de Robin-Hood. Esse seu lado secreto é conhecido pelo povo como “Roman, o recuperador”.

O primeiro episódio do anime conta uma história fechada que começa pelo desfecho do capítulo, o que instiga quem assiste a dar continuidade e entender os acontecimentos e seus motivos.

Nele a população da vila/aldeia de Manjiro de uma hora para a outra passa a ser alvo de uma onda de crimes contra a população e deixa de ser um lugar seguro, até que o líder local oferece uma equipe para garantir a segurança dos habitantes.

O que ninguém sabe até então é que o sujeito que propõe a solução está bastante envolvido com a série de crimes que atordoa os moradores. Por conta disso, o nosso recuperador terá que entrar em ação.

baku

Bakumatsu Gijiden Roman possui personagens desenhados por Monkey Punch, mesmo ilustrador e escritor de Lupin III. Convenhamos, o protagonista nada mais é que o antigo Arsène Lupin III com cabelo grande e cavanhaque em termos visuais.

O anime garante boas risadas e promete não ser algo muito denso, ou seja, sem mistérios que terão seu desfecho ao longo da série ou até objetivos de longo prazo.

Bakumatsu Gijiden Roman já mostra no primeiro episódio a que veio: divertir através das aventuras do Manjiro que a população conhece e do Roman que busca uma sociedade justa.

Mesmo sendo infantil, a série não perde seu mérito. A previsão é de que ela termine com 12 episódios. A animação ficou a cargo do estúdio TMS (Detetive Conan, Bakugan e até Lupin III).

O anime está disponível em português brasileiro pelo Crunchyroll, e o primeiro episódio pode ser visto gratuitamente pelo serviço.