ffiv

Há algum tempo uma pequena equipe da Square-Enix tenta provar pra matriz japonesa que existem muitos fãs de Final Fantasy no Brasil, e eles estão próximos de conseguir isso.

Na Brasil Game Show desse ano, a empresa revelou que localizou Final Fantasy IV (um dos meus favoritos da série)para  o português pela primeira vez.

A versão em questão é a lançada para iOS (e recentemente para Android), que é uma adaptação do remake que o Nintendo DS recebeu em 2008.

Com isso em mente, a empresa traz uma promoção ao menos na Apple Store, aonde o jogo está saindo por 8 dólares até o dia 12 de Novembro.

Igor Inocima, da Square-Enix, contou na BGS que como a pirataria reinava no Brasil nas eras PS1 e PS2 (quando Final Fantasy explodiu em popularidade) e pouca gente costumava comprar jogos originais, não haviam números para provar que a série foi (ou ainda é) popular por aqui.

Agora ele e sua equipe conseguiram convencer os japas a traduzirem o game (além de ajudarem na localização) e relançarem com um preço mais acessível, mudança que aliás vale para o mundo todo porque não é possível trocar o preço da App Store de uma região.

A tradução para o português (assim como Russo e Tailandês) saiu na última atualização do jogo no fim do mês agora.

Agora, fãs de Final Fantasy que frequentam o JBox façam as contas: se FF IV vender bem aqui, sai o V, e se vender o V, sai o VI. E assim fica mais fácil e estimula a localizarem Final Fantasy XV ou o Kingdom Hearts III para o português no futuro. Não acham?

Atualização: A Square-Enix divulgou o preço ao menos das versões de iOS: 8 dólares, promoção válida até o dia 12 de novembro.