A empresa World Classics conseguiu fazer o que muitas outras empresas já sonharam e (estranhamente) nunca conseguiram: lançar o clássico Ultraman – completo – em DVD no Brasil.

O herói emborrachado chega ao mercado brasileiro em um box, contendo 5 discos, a partir do dia 6 de outubro. Atualmente, a série já se encontra em pré-venda na loja Saraiva por R$ 99,90 (100 pila, né?)

Os discos apresentam áudio em japonês e português 2.0 (possivelmente da redublagem realizada nos anos 1990) e legendas em português e inglês (!). Como extras, teremos a abertura estadunidense e entrevistas com os dubladores e tradutores da terra do Tio Sam (mas hein?).

Com 39 episódios, a série conquistou uma geração na década de 1970 e foi elevada ao patamar de ícone da cultura nipônica pop mundial. Abaixo, você confere a bela embalagem do material.

dvdultra

Ultra Casos

Ultraman se tornou uma da séries mais azaradas do mercado nacional no que diz respeito a lançamentos. Depois de anos esquecida na memória dos brasileiros (as últimas reprises na TV ocorreram no começo dos anos 1980, através da TVS/SBT), a distribuidora Sato Company resgatou o herói de Nebulosa M-78 e começou a trabalhar o lançamento em VHS através da distribuidora Intermovies a partir de 1995. No total, saíram 12 fitas com 2 episódios cada. Na mesma época, a Rede Manchete chegou a transmitir alguns episódios da série, mas não levou ao ar a reprise da série completa.

Já na era digital, no começo dos anos 2000, o sucesso de Ultraman Tiga na Record fez com que uma mirabolante estratégia de relançamento da série, ao lado de todas as demais produções da família Ultra, fosse planejada, mas a coisa toda ficou apenas no sonho de alguns homens de boa vontade…

Por volta de 2007, uma distribuidora nova e independente chamada Impact Records lançou o filme Ultraman The Next no Brasil e ficou entusiasmada com o retorno do longa.

O interesse da empresa era lançar a série clássica logo em seguida, mas a Tsubraya estava enrolada com os direitos da série em uma disputa com uma produtora tailandesa chamada Chayo que teria direitos sob a série em uma acordo pra lá de mal feito nos anos 70… Aí restou lançarem o filme Ultraman Tiga: A Odisseia Final (que teve capinha assinada por nós :P), mas o lançamento não vendeu tanto quanto o anterior..

Com o sucesso das vendas de Jaspion e Changeman em idos de 2010, a Focus Filmes mostrou-se completamente interessada em lançar o clássico herói em uma coleção bonitosa, mas a tal disputa envolvendo os direitos de distribuição internacional da série frustraram os planos da empresa.

Eis que em 2011 uma empresa novata e desconhecida anunciou com grande pompa o lançamento de Ultraman (ao lado de outros ultras e até do Spectreman) no mercado mas o negócio não passou dos primeiros discos. O motivo? Suspeita-se que a empresa não tinha “legalmente” os direitos de distribuição da série x_x.

A Focus não largou seu “ultrasonho” e começou a por no mercado, a partir de 2012, vários filmes dos guerreiros – incluindo filmes (já) clássicos que reúnem heróis de várias gerações e até 2 Blu-Rays! Mas nada do bom e velho Hayata dar as caras dignamente…

Agora, finalmente, essa misteriosa empresa – que lançou Caverna do Dragão em DVD no Brasil – faz a Estrela de Ultra brilhar novamente. Esperamos que por um bom tempo já que as ultra séries clássicas são muito bem vindas…