aflame

Aflame Inferno é o primeiríssimo lançamento da mais nova editora de mangás e manhwas do Brasil, a Savana. No site oficial da mesma há a seguinte chamada: “A Editora Savana entrou no mercado brasileiro para revolucionar a edição de mangás e manhwas, com um padrão de qualidade muito acima da média e um preço abaixo de muitos títulos do mercado nacional.”

Vamos por partes. Existem três tipos básicos de qualidade: a dos títulos no quesito história e arte, a no quesito material e acabamento e, por fim, a qualidade da tradução e edição. Então, vamos analisar ponto por ponto.

Aflame Inferno é um manhwa lançado em 2006 pela editora Haksan e seus autores são Im Dal Yong e Kim Kwang Hyun. É de fato um dos manhwas mais famosos de ação e ecchi (erótico). Embora tenha sido licenciado nos Estados Unidos pela TokyoPop, mal foi lançado o volume 1 e nunca mais se soube dele (não é só aqui que as coisas somem misteriosamente, hein?). Na Europa foi mais bem recebido, em especial na França.

Na verdade, vale a pena comentar que é provável que a editora escolheu os seus títulos a partir do mercado Francês. A maioria dos títulos da Savana não foram lançados nos Estados Unidos, mas são todos licenciados pelas editoras francesas. No fundo isso é uma coisa boa, já que os gostos dos franceses e americanos são muito diferentes. E aqui sempre chega materiais ligados aos EUA (como os títulos da VIZ e TokyoPop). Uma mudança de ares fará bem ao mercado, não? Pode-se dizer, então, que nesse quesito ela inova em algo.

Quanto à qualidade da arte, é um traço bem comum, mas bem desenhado. A história gira em torno de um rapaz muito inteligente e extremamente egocêntrico que acabou no lugar errado na hora errada. Para salvar sua vida, e ao mesmo tempo mudá-la totalmente, acaba fazendo um contrato com um demônio. Esse demônio irá virar a vida dele de cabeça para baixo, já que terão que lutar e dividir o mesmo corpo.

O manhwa possui muitas cenas de lutas e sutiãs, calcinhas e pernas de fora. Como disse a editora: “Muita ação, aventura e sutiãs tamanho GG. Realmente tudo o que a gente queria!!!”. De quebra, possui cenas de braços fortes e abdomens definidos a mostra para as garotas (e alguns garotos =P).

O preço de R$ 10,90 a princípio é de revoltar, já que os títulos foram anunciados com a história de “(…) preço abaixo de muitos títulos (…)”, até porque ele é um formato mais “livro de bolso”, com 13c x 18 cm e 192 páginas. Mas, assim que você o abre, nota que são duas capas, uma colorida e com orelhas, feita de um papel brilhante e mole que protege a segunda, e outra, toda negra com os contornos brancos do desenho da primeira. Ambas são bem bonitas.

Mas as surpresas não acabam aí. De cara a primeira página é colorida, com o nome “Aflame Inferno” em vermelho. Virando a página você se depara com uma imagem dupla também totalmente em cores. Até ai você ainda consegue acreditar que seja possível, mas é só virar e verá o índice em dupla página também colorido. E não acaba aí: as primeiras páginas da história também são coloridas, totalizando são 7 páginas em cores. Só isso já faz dela a editora com acabamento de melhor qualidade! Mas tem mais! As páginas são todas brancas iguais as da Conrad, ou seja, é papel de verdade!

O manwa foi impressa pela IBEP (a atual dona da Conrad) que é uma ótima gráfica. Nenhum borrão ou erros de impressão. Com absoluta certeza pode-se afirmar que a Savana tem o melhor acabamento e material do mercado. E custa 2 reais a menos que a já citada Conrad. Um preço justo, com toda a certeza.

Agora você está todo feliz folheando as páginas brancas como leite, olhando as coloridas, achando que finalmente um milagre aconteceu. Já começa a montar um fã-clube para a editora. Até que você começa a ler…

O editor é bom. Ele reconstrói legal, precisa aprender a hifenizar alguns balões em vez de diminuir a fonte para algo minúsculo, mas é aceitável. Ele só comete um erro que não dá para engolir. Sabe aquelas falas que ficam fora do balão, normalmente ao lado da cabeça do personagem? Pois bem, ele não edita nenhuma delas, simplesmente coloca por cima. Às vezes nem isso, fica tão longe que você não sabe se aquilo é mesmo a tradução das letrinhas coreanas. Para o editor, essas falas secundárias e as onomatopeias são a mesma coisa, o que acho que todos nós concordamos que não são. Muitos autores não usam isso, mas alguns praticamente idolatram as falas secundárias no canto dos balões, e Aflame Inferno é um caso desses.

Fora esse detalhe de dar nos nervos, o editor também é ruim em diagramação dos textos. Nas páginas extras do fim, por exemplo, as caixas de texto ficam sobre as setas que indicam que comentário é de que imagem. Além disso as fontes escolhidas são não usuais. A usada para as falas comuns é até aceitável e tem gente que realmente a utiliza. A fonte de onomatopeia também não é ruim. Mas a dos balões de pensamento, cruzes! Eles pegaram uma fonte gorda e tacaram versalete. Versalete, para quem não sabe, é quando você coloca o texto em maiúsculo, mas as letras que antes eram minúsculas ficam num maiúsculo com a mesma altura do caractere minúsculo. É a primeira vez que eu vejo alguém usar Versalete para editar um quadrinho. Normalmente esse tipo de ferramenta é usado apenas em assinaturas ou como forma de destaque para nomes próprios. É muito estranho visualmente e difícil de ler.

Mas, sinto informar, esses não são nem de longe os piores problemas. Mais de 10% das onomatopeias não são traduzidas. Além de várias falas secundárias serem totalmente ignoradas! Então, se quiser ler o manhwa inteiro, vai ter que conseguir ler em coreano! Maravilha, hein?

Calma, vai piorar. Existem mais de 30 erros gramaticais na obra (cansei de contar logo no início), extrapolando eu diria que chega a 100 erros. Entre os mais praticados estão erros de digitação, de pontuação, acentuação e de pronome. Você encontra coisas como: “O que ë isso?”, “No se preocupe.”, “Fuja humano.”, “Tá professora.” e o suprassumo “Mais que porcaria você esta fazendo?”. Nenhum deles aceitáveis, são erros ridículos. É a pior tradução e revisão do mercado de quadrinhos. É um absurdo como uma editora contrata gente que não revisa o que escreve.

É revoltante como a pressa consegue fazer desandar um material que tinha tudo para realmente ser muito bom. Enviei um e-mail reclamando da péssima gramática e desleixos cometidos, e é claro, fui ignorada, sem direito até mesmo às velhas respostas-padrão. Caso alguém tenha interesse de reclamar e ver se eles tomam alguma providência, o e-mail é só acessar o site oficial da editora.

Não vou nem sugerir a compra do título de tão revoltada que estou. Enfim, são 5 volumes ainda em produção na Coreia e a previsão é que termine no 7º. É aconselhado para maiores de 18 anos e não possui uma periodicidade. Vale a pena avisar que Unordinary Life já está sendo “pré-vendido” no site da editora.

Título: Aflame Inferno
Editora: Savana
Autores: Im Dal Yong e Kim Kwang Hyun
Formato: 13,0 x 18 cm, Volume 1
Preço: R$ 10,90