Atualização (20/07 – 08h30): Recebemos um comunicado da Tsuburaya no qual a empresa alega que os direitos foram adquiridos através da UMC/Tiga de Hong Kong, a qual não tem nenhuma relação de negócios com o estúdio. Tal empresa teria adquirido as séries da tailandesa Chayo, que em 2008 perdeu a briga na justiça contra a Tsuburaya. Sendo assim, o estúdio/distribuidor japonês alega ser o único detentor das séries e não reconhece como legal qualquer licenciamento feito pela UMC/Tiga ou outra empresa, os quais não teriam direitos para comercializar tais materias.

Atualização (20/07 – 17h00): Segue a réplica da Masterpiece HD em relação ao comunicado da Tsuburaya: “Estou enviando o resultado do processo julgado pela  suprema Corte do Japão, onde não cabem mais recursos por  parte da Tsuburaya. Nós já sabíamos que isso iria acontecer… A UMC já licenciou para mais 17 países, inclusive nos Estados Unidos já está sendo distribuído desde abril deste ano e temos exemplares comprados na Amazon. Inclusive hoje já estamos negociando em parceria com a TIGA o licenciamento para Espanha e Portugal para TV e Home Vídeo.

Também foram nossos parceiros americanos que acompanharam todo o desenrolar deste processo. A Tsuburaya com quem também temos bom relacionamento trata este assunto de forma evasiva. Afirma não poder negociar os direitos, mas não assumem a derrota nos tribunais. Eu também confesso que torcia pela Tsuburaya, mas nem no Japão eles ganharam.

Outro detahe também é que a Chayio foi quem licenciou este material desde o início, no final dos anos 60. A Tsuburaya jamais cuidou disso. Apenas produzia. Já a UMC é bem mais prática e nos enviou centenas de documentos que comprovam ser dela, sem sombra de dúvidas, a titularidade de boa parte destas séries.”

*

Na última semana recebemos a informação de que a recém criada Masterpiece HD irá lançar no mercado brasileiro 4 grandes clássicos dos tokusatsus em DVD e (pasmem!) Blu-ray: Ultraman, UltraSeven, O Regresso de Ultraman e Spectreman.

A notícia foi recebida com certa desconfiança, já que é de conhecimento de todos que versões “genéricas” dessas séries são vendidas em lojas e até em bancas de revistas como produtos oficiais. Outro ponto é que empresas grandes no mercado nacional de home-video já tentaram adquirir tais produções, mas esbarraram com diversas dificuldades, entre elas disputas de direitos autorais.

Conversamos com Sergio Arns da Masterpiece para tentar saber mais informações sobre tais lançamentos. Confiram abaixo o release da empresa e em seguida nossa entrevista com Arns:

“Chega ao mercado brasileiro de Home Vídeo um dos lançamentos mais esperados de todos os tempos: Ultraman, a série clássica de 1966, produzida pela Tsuburaya Productions do Japão.

A série que por anos foi o pivô de uma discussão jurídica entre seus criadores e distribuidores finalmente está sendo disponibilizada em DVD e Blu-Ray em todo o mundo. No Brasil e Argentina, o lançamento da série ficará a cargo da Masterpiece, selo paulista recém criado e distribuído com exclusividade para o território brasileiro pela Acesso Distribuidora do Rio de Janeiro.

Totalmente remasterizada, a série estará a venda em todas as grandes lojas do país, inclusive nas Lojas Americanas pelo preço sugerido de R$ 19,90 por DVD.

Inicialmente serão disponibilizados 3 DVDs contendo 4 episódios em cada. Em agosto serão lançados mais 3 DVDs e em Setembro chegam as lojas mais 4 DVDs completando a coleção contendo 39 episódios. Em cada DVD virão encartados 5 “cards” colecionáveis contendo todos os monstros da série. Mensalmente também será disponibilizado um Box contendo os 3 DVDs do mês mais 5 “cards” colecionáveis por DVD.

Para outubro também a Masterpiece planeja o lançamento da série toda em Caixa Especial contendo todos os 39 episódios em 10 DVDs, 50 “cards” colecionáveis, além de uma camiseta oficial da série. Também em outubro chega às lojas do Brasil a coleção completa em Blu-Ray, numa edição luxuosa, contendo 50 “cards” colecionáveis, camiseta oficial da série e uma réplica da cabeça do personagem em tamanho real.

Na Argentina a programação de lançamento deve ser parecida com a programação brasileira.

A Masterpiece adquiriu também os direitos de distribuição de outras séries da família Ultra produzidas pela Tsuburaya. Dentre elas, as cultuadas séries “O Retorno de Ultraman” e “Ultraseven”, além da raríssima Spectreman, grande sucesso nas TVs brasileiras, porém que não faz parte da franquia criada pela Tsuburaya.

Como agente oficial dos produtos Ultra na América Latina, a Masterpiece cuidará também do licenciamento dos demais produtos relacionados aos clássicos personagens e está buscando parcerias para produzir aqui vários outros itens colecionáveis para os fãs das séries.”

Ultraman e UltraSeven já foram lançados em DVD por empresas “obscuras” e é possivel encotrar tais materias até mesmo encartados em revistas disponibilizadas em bancas de jornal. Além disso, sempre existiu a história de que os direitos da família Ultra clássica estavam paralisados no mundo devido à briga entre a Chayo e Tsuburaya. Em um cenário desses (unindo ao fato da Masterpiece ser uma empresa até então desconhecida), a pergunta que todo fã fará ao ver o material é: trata-se de um produto original, licenciado?

Sim. A disputa judicial teve fim em outubro do ano passado com ganho de causa a favor da UMC que pagou a ambas as partes em litígio os valores pedidos como indenização, ficando com os licenciamentos internacionais, inclusive marcas e personagens, com exceção do Japão e Tailândia onde ficaram os direitos de distribuição com Tsuburaya e Tsuburaya Chayio respectivamente.

Quanto a distribuição ilegal deste material no Brasil já está sendo cuidada pelo nosso departamento Jurídico.

Quando surgiu a idéia de lançar esse material em home video no Brasil e como foram as negociações?

Já estávamos na “fila de espera” há alguns anos, conversando tanto com Tsuburaya quanto Tsuburaya Chayio. Inclusive uma das séries inéditas por aqui (Ultraman 80) estamos fechando com a Tsuburaya do Japão. A idéia é lançar na TV primeiro e ano que vem disponibilizar em Home Vídeo.

A empresa prentede lançar Ultraman, UltraSeven, O Regresso de Ultraman e Spectreman. Serão usadas as dublagens originais (sendo que Ultraman teve uma redublagem nos anos 90 pela Sato)? Como a Masterpiece está negociando essas versões brasileiras para inserir nos discos?

Estamos analisando estes materiais que nos chegam em mãos para ver se são aproveitáveis. Obviamente que temos enorme interesse em disponibilizar as versões dubladas clássicas, mas nem sempre isso é possível ou viável.

Todas as séries clássicas sairão também em Blu-ray ou a princípio apenas Ultraman?

Todas sairão em Blu-Ray.

Quanto às legendas, serão traduzidas do japonês ou utilizarão as dubtitles?

Estão sendo traduzidas baseadas nos scripts em inglês, sendo que não temos os direitos de utilizar as legendas ou áudio dublados em inglês. Apenas original japonês, dublados e legendados em espanhol poderemos disponibilizar.

Disponibilizar Ultraman em tantas versões em DVD (avulso, em box mensal, box coleção completa, etc…) não poderia diluir as vendas do material, em vista que séries desse tipo geralmente são adquiridos por fãs que sempre querem a verão mais “luxuosa”?

Eu também penso assim, mas houve uma exigência de um grande cliente que pediu estas versões fracionadas diretamente ao nosso representante de vendas, Acesso Distribuidora.

Os discos virão com extras? Se sim, poderia adiantar quais estão previstos?

Sim, porém os extras serão diferentes em cada versão. Temos muito trabalho ainda referente aos extras, até porque gostaríamos de lançar versões mais “abrasileiradas”. Vamos tratar isso com o apoio dos fãs das séries. Pensamos em promover algum evento para conhecer a galera e convidar todos a colaborar conosco.

O Blu-ray é uma midia cujo maior diferencial é a qualidade da imagem. Em uma série antiga como Ultraman, quais os cuidados são feitos para se alcançar a melhor qualidade possivel?

Na verdade estamos bastante satisfeitos com a qualidade do material que recebemos. Acho que os fãs ficarão bastante satisfeitos.

Além dos tokusatsus clássicos a empresa pretende trabalhar com séries mais recentes (como Cybercop, Winspector…) ou mesmo com animes?

Estamos negociando alguns animes, mas a empresa não trabalhará apenas focada neste segmento. No entanto é óbvio que temos um carinho muito especial por estes personagens todos. E, com o bom relacionamento que iniciamos com os japoneses é possível que consigamos trazer muitas coisa boa. Mas, no momento, já estamos bastante atarefados com nossa programação de lançamentos.

A partir de quando os fãs poderão procurar por Ultraman nas lojas?

Com certeza na primeira quinzena de agosto, os 3 primeiros DVDs já estarão disponíveis em todas as boas lojas do país.