Depois de encontrar o esquadrão Gokaiger nos cinemas,  o policial do espaço Gaban (ou Gyaban, Gavan, Gabin… Nem o Aioros sofreu tanto…) está prestes à retornar às telonas japonesas em um longa-metragem todo seu.

A Toei, produtora visionária que está sem investindo em novidades, anunciou a estreia de Space Sherriff Gavan: The Movie (simples assim mesmo) para o dia 20 de outubro.

Como o estúdio é mais previsível que final de capítulo de Pokémon, espera-se que os sucessores de Gaban, Sharivan e Shaider, também dêem o ar da graça para o delírio do público.

A maior evidência desse provável encontro é que a safada da Bandai está lançando uma linha de action figures do três policiais do espaço, e como todo mundo sabe, a empresa não bota nada no mercado que não seja alavancado por alguma produção pra tv ou cinema.

Certo mesmo é que o filme terá dois Gabans, o “original”, vivido novamente por  Kenji Ohba, e seu provável sucessor interpretado por Yuma Ishigaki – que fazer parte do elenco de Azumi, lançado em DVD pela Europa Filmes.

Se o herói realmente “passar o bastão” (ou no caso, a espada laser =P) tem-se aí um gancho para se expandir a franquia com “as aventuras do novo Gaban”. A direção será de Osamu Kaneda, calejado em produções do gênero.

No Brasil Gaban chegou no início dos anos 1990, trazido pela Rede Globo para combater o fenômeno Jaspion da Manchete.

O grande destaque sem dúvidas foi a dublagem, uma das mais bizarras de todos os tempos, onde a tradução pareceu ter sido feita nas coxas pela VTI Rio, e os dubladores ainda inventavam falas  e frases de “efeito” no meio do texto para parecer mais legal.